Programação
- Geral
- Bem-vindos(as)!
Este curso é oferecido pelo Campus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e tem como objetivo principal discutir alguns conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Assim, convidamos vocês para iniciarem a caminhada e contem sempre conosco, se precisarem. Em caso de dúvida, entre em contato conosco pelo Fórum de Dúvidas disponibilizado no início da página deste ambiente virtual. Neste mesmo espaço não deixe de consultar também o Mural de Avisos, no qual colocamos todos os avisos relacionados ao andamento do curso.
Carga Horária Total:
40 horasPeríodo:
27/08 a 31/10Orientações
Neste espaço, você encontra o Plano de Ensino e o Roteiro de Estudos. Utilize-os para seguir com autonomia pelos conteúdos e atividades propostas.
Cronograma:
Comunicação
- Estudo 1: Ambientação
Neste tópico, exploraremos algumas possibilidades do Tangram como recurso didático.
Carga Horária:
4h presencial + 10h EaDPeríodo:
27/08 a 23/09Material utilizado no encontro presencial
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
“Por que é importante abordar tópicos referentes à forma e espaço nos anos iniciais?"
1) Crie um tópico para sua resposta ao questionamento utilizando citações dos textos disponibilizadas na seção "Material Complementar".
2) Comente na resposta de um(a) colega.
Prazo: 17/09 para a etapa 1 e 23/09 para a etapa 2.
Confeccione uma sequência didática (conforme modelo disponibilizado) que envolva algum dos assuntos abordados na unidade 1, aplique-a com a sua turma e faça o relato da experiência. Crie um tópico para anexar os arquivos relativos a sua sequência didática.
Prazos: 1) Enviar a sequência didática: Até 11/09;
2) Aplicar a sequência didática: Até 20/09;
3) Enviar um arquivo com o relato da experiência (Comente os pontos positivos e negativos, anexe fotos, .... A ideia é que os(as) colegas possam ter uma noção da sua experiência)
Material Complementar
- Ensino de matemática - BNCC - Interdisciplinaridade
Capítulo do Livro: TRAVERSINI, C. S.; LOCKMANN, K.; SPERRHAKE, R. (Orgs.). Pesquisar com a escola: currículo e inclusão em foco. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021.
- Visualização geométrica
Capítulo da Dissertação: PINOLA, D. L. Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual. Méricles Thadeu Moretti. 2012. 158 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
- Aprendizagem de matemática
Esclarecimento de dúvidas
Poste aqui a sua dúvida. Assim que possível vamos esclarecê-la!
Lembre que a interação é chave do sucesso na EaD!
- Tópico 3
Neste tópico, exploraremos algumas possibilidades dos instrumentos de medição e objetos do cotidiano como recurso didático.
Carga Horária:
4h presencial + 9h EaDPeríodo:
24/09 a 18/11Material utilizado no encontro presencial
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
“Quais pressupostos teóricos estão envolvidos nas atividades apresentadas envolvendo unidades de medida no final do encontro presencial de 24/09?
"1) Crie um tópico para sua resposta ao questionamento utilizando citações do capítulo 4 do texto disponibilizado na seção "Material Complementar".
2) Comente na resposta de um(a) colega.
Prazo: 15/10 para a etapa 1 e 21/10 para a etapa 2.
Material Complementar
- Unidades de medida no EF-Anos iniciais
- Tópico 4
Neste tópico, exploraremos algumas possibilidades dos instrumentos de desenho geométrico.
Carga Horária:
09 horasPeríodo:
19/11 a 27/11Material utilizado no encontro presencial
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Tarefa - Prazo 26/11
Gravar um depoimento de cerca de 5 min (via áudio de Whatsapp) contando sobre as experiências com desenho geométrico que você já teve em sala de aula, relacionando com as leituras dos dois textos do material complementar.
Não esqueça de se identificar no início do depoimento.
Para enviar a tarefa entre no grupo https://chat.whatsapp.com/KZAqoGigUwS1hnxWobQHmQ e espere a minha confirmação do recebemento para depois sair do grupo.
Material Complementar
- Desenho geométrico no EF-Anos iniciais