Desde a Educação Infantil há oportunidades de construir conhecimentos relacionados a geometria. Isso é possível, a partir da percepção de si, das formas e do espaço que os objetos e pessoas ocupam. Ao longo de todo o Ensino Fundamental, este conhecimento é aprofundado. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as expectativas de aprendizagem deste conteúdo são: “identificação de pontos de referência para a localização e o deslocamento de objetos; construção de representações de espaços conhecidos; estimativa de distâncias, usando como suporte mapas (em papel, tablets ou smartphones), croquis e outras representações”. Dessa forma, quanto mais se aprende, mais é possível ampliar a percepção espacial e analisar os elementos visuais do mundo. Fazer uso das situações do cotidiano como forma de construir significado daquilo que se aprende é fundamental.
Tarefa 1 - Reflexão com base nas leituras
Tarefa 1 - Reflexão com base nas leituras
Luana!
Complementando a sinalização do professor Gustavo.
Outro aspecto que pouco se analisa com profundidade, nos contextos de formação inicial e continuada de professores que atuam no ensino fundamental, diz respeito as habilidades e competências implicadas na aprendizagem do conteúdo de geometria, que são centrais, por exemplo, para o desenvolvimento dos processos de alfabetização.
Obrigada pela participação!