Fórum de dúvidas relativas ao Estudo 1

Dúvidas sobre a avaliação

 
Imagem de Eduardo Martins Urbano
Dúvidas sobre a avaliação
por Eduardo Martins Urbano - quarta, 8 Mar 2023, 17:57
 

Professor, fiquei em dúvida sobre a alternativa correta da questão nº 7 do questionário. Pois realizando os cálculos, cheguei no valor de 6 como resposta, porém não entendi como o número da interseção pode ser um intervalo.

O raciocínio que foi aplicado foi o seguinte: Dado que x é o valor da interseção então, 16-x seriam os de matemática, e 20-x seriam os de história.

Então a soma de x+16-x+20-x = 30, e ai resolvendo, chegaria em 6. 
Tem alguma outra forma de resolver isso numericamente? e chegar nos valores de intervalo? ou o intervalo é apenas uma abstração da resposta que foi escrita?

Obrigado.

Imagem de Bazilicio Manoel de Andrade Filho
Re: Dúvidas sobre a avaliação
por Bazilicio Manoel de Andrade Filho - quarta, 8 Mar 2023, 19:01
 

Olá Eduardo, 

O cálculo que você fez nos permite encontrar a quantidade mínima de alunos que gostam das duas disciplinas. 
Mas podemos ter o cenário em que os 16 alunos que gostam de matemática, gostam de história (simultaneamente).

O intervalo tem 16 como máximo pois a sentença anterior afirma que 16 gostam de matemática. Assim, poderia ocorrer, por exemplo, de somente 13, 14 ou 15 desses alunos (que gostam de matemática) também gostarem de história. 

 

Imagem de Eduardo Martins Urbano
Re: Dúvidas sobre a avaliação
por Eduardo Martins Urbano - quarta, 8 Mar 2023, 20:24
 

Então num diagrama de venn, essa resposta seria como se  M(Matemática), fosse um subconjunto de H(História)? Mas ai se eu fizer desta forma, eu não vou estar considerando o número de alunos dobrado? Pq "de cabeça" fica fácil de entender, mas o problema é explicar isso para um aluno, usando papel e caneta por exemplo.
O prof consegue dar uma clareada na aula de amanhã? se não for atrapalhar mt?

Imagem de Bazilicio Manoel de Andrade Filho
Re: Dúvidas sobre a avaliação
por Bazilicio Manoel de Andrade Filho - quinta, 9 Mar 2023, 08:46
 

Olá Eduardo, 

Vou inserir alguns tópicos sobre esse tema em nosso encontro hoje. Vamos ver que essa sua dúvida tem relação com a linguagem materna.

Até mais...

Imagem de Stephanie Schuaste de Pinho
Re: Dúvidas sobre a avaliação
por Stephanie Schuaste de Pinho - quinta, 9 Mar 2023, 10:30
 

Fiquei com a mesma dúvida, fiz o Venn e cheguei em 6 os que gostam de Matemática E História. 

14 gostam só de História, 10 só de Matemática , 6 dos dois.

Resultando 30 alunos.