Fórum de dúvidas relativas ao Estudo 3

Dúvida sobre o gabarito questão 3 e 10.

 
Imagem de Eduardo Martins Urbano
Dúvida sobre o gabarito questão 3 e 10.
por Eduardo Martins Urbano - sexta, 17 Mar 2023, 10:26
 

Na questão 3, eu não consigo ver sentido no gabarito que foi dado, visto que "retirar um negativo", é a mesma coisa que adicionar. Na reta numérica, se eu estou no -5 e adiciono 3 (andando para a direita, adicionando), eu chego no -2 (ou 2 a esquerda em relação ao 0 da reta numérica.

Eu estava resolvendo a questão 10, porém eu fiz aqui na mão, e no excel (para conferir), e ambos deram uma resposta que não se encontra nas alternativas. 
A minha resposta deu 17, mas o mesmo não encontrei ali.

Imagem de Stephanie Schuaste de Pinho
Re: Dúvida sobre o gabarito questão 3 e 10.
por Stephanie Schuaste de Pinho - sexta, 17 Mar 2023, 15:21
 

Eduardo, na questão 3 achei meio confuso também porém lendo no material didático na página 6 do pdf (52), ali mostra que na reta numérica, na subtração de a - b = c , c é o quanto que falta partindo de b para chegar em a. Entendeu?

Daí no caso lá da questão era - 5 - (-3). Então a justificativa é que partindo do -3 para chegar no -5 são necessários 2 unidades à esquerda (-2).

 

Sobre a questão 10, acho que fosses no automático de diminuir os prejuízos para obter o lucro real, né?! Mas se ler atentamente a questão ele fala: Lucro é quando a diferença da receita e despesa é maior que zero. Apenas isso. Então tem que somar apenas os meses em que isso acontece, para dar o gabarito! :)

Espero ter ajudado!

Imagem de Eduardo Martins Urbano
Re: Dúvida sobre o gabarito questão 3 e 10.
por Eduardo Martins Urbano - sexta, 17 Mar 2023, 15:28
 

Vou dar uma olhada nisso, talvez tenha me equivocado na 10, mas sobre a 3 ainda não me entrou a ideia :/

Imagem de Stephanie Schuaste de Pinho
Re: Dúvida sobre o gabarito questão 3 e 10.
por Stephanie Schuaste de Pinho - sexta, 17 Mar 2023, 15:34
 

 

Essa parte do pdf explica essa questão da subtração da reta numérica! Vê se ajudou!

Imagem de Eduardo Martins Urbano
Re: Dúvida sobre o gabarito questão 3 e 10.
por Eduardo Martins Urbano - sexta, 17 Mar 2023, 19:13
 

Talvez por ser algo negativo e eu to "tirando" algo negativo, tenha ficado confuso, pq é contraintuitivo você fazer de trás para frente a subtração, imagino explicando isso para um aluno do 6º ano. 

Imagem de Bazilicio Manoel de Andrade Filho
Re: Dúvida sobre o gabarito questão 3 e 10.
por Bazilicio Manoel de Andrade Filho - sexta, 17 Mar 2023, 22:26
 

Olá, 

Muito bom ver a interação entre vocês, acadêmicos, nesse espaço.

Sobre as questões 3 e 10, a Stephanie respondeu corretamente. 

Na 10, considera-se apenas os lucos.

Na 3, a ideia é partir do (-3).

Pensando no processo de ensino e de aprendizagem, realmente é sempre preciso pensar na melhor estratégia adotada com nossos alunos.

Bons estudos....