Na questão 3, eu não consigo ver sentido no gabarito que foi dado, visto que "retirar um negativo", é a mesma coisa que adicionar. Na reta numérica, se eu estou no -5 e adiciono 3 (andando para a direita, adicionando), eu chego no -2 (ou 2 a esquerda em relação ao 0 da reta numérica.
Eu estava resolvendo a questão 10, porém eu fiz aqui na mão, e no excel (para conferir), e ambos deram uma resposta que não se encontra nas alternativas.
A minha resposta deu 17, mas o mesmo não encontrei ali.
Fórum de dúvidas relativas ao Estudo 3
Dúvida sobre o gabarito questão 3 e 10.
Eduardo, na questão 3 achei meio confuso também porém lendo no material didático na página 6 do pdf (52), ali mostra que na reta numérica, na subtração de a - b = c , c é o quanto que falta partindo de b para chegar em a. Entendeu?
Daí no caso lá da questão era - 5 - (-3). Então a justificativa é que partindo do -3 para chegar no -5 são necessários 2 unidades à esquerda (-2).
Sobre a questão 10, acho que fosses no automático de diminuir os prejuízos para obter o lucro real, né?! Mas se ler atentamente a questão ele fala: Lucro é quando a diferença da receita e despesa é maior que zero. Apenas isso. Então tem que somar apenas os meses em que isso acontece, para dar o gabarito! :)
Espero ter ajudado!
Vou dar uma olhada nisso, talvez tenha me equivocado na 10, mas sobre a 3 ainda não me entrou a ideia :/
Essa parte do pdf explica essa questão da subtração da reta numérica! Vê se ajudou!
Talvez por ser algo negativo e eu to "tirando" algo negativo, tenha ficado confuso, pq é contraintuitivo você fazer de trás para frente a subtração, imagino explicando isso para um aluno do 6º ano.
Olá,
Muito bom ver a interação entre vocês, acadêmicos, nesse espaço.
Sobre as questões 3 e 10, a Stephanie respondeu corretamente.
Na 10, considera-se apenas os lucos.
Na 3, a ideia é partir do (-3).
Pensando no processo de ensino e de aprendizagem, realmente é sempre preciso pensar na melhor estratégia adotada com nossos alunos.
Bons estudos....