Exemplo de "Fórum geral" para atividade de pesquisa e socialização

Pesquisa e aplicação de Tecnologias na sua prática profissional

Para realizar esta atividade, você deve escolher uma tecnologia que possa ser utilizada na sua prática de trabalho ou atuação docente e realizar uma atividade prática utilizando a tecnologia escolhida.

Propõe-se que cada estudante escolha uma tecnologia que ainda não é utilizada em sua prática de trabalho ou atuação docente e procure aplicá-la em situação real. A implementação, o desenvolvimento e os possíveis resultados desta ação devem ser registrados (por meio de foto, vídeo ou outro recurso).

A seguir, você deve publicar um comentário que contenha os detalhes da sua escolha e uma análise crítica que apresente as potencialidades e fragilidades da tecnologia utilizada. Você também deve anexar os registros feitos (fotos/vídeos).


Para realizar o seu comentário, siga os passos sugeridos abaixo:

  • PASSO 01: Clique em “Acrescentar um novo tópico de discussão”.
  • PASSO 02: Em seguida, no item “Assunto”, você deve inserir o nome da tecnologia escolhida.
  • PASSO 03: No item “Mensagem”, você deve inserir um texto descrevendo como foi realizar essa atividade. Sua postagem deve conter a descrição da sua função no campus, uma justificativa teórico-prática do porquê da escolha da tecnologia em questão, em qual ação da sua prática profissional a tecnologia foi aplicada, como ela contribuiu e para quem e, por fim, quais são as potencialidades observadas na aplicação desta tecnologia e quais são os aspectos frágeis em relação ao que foi estudado na unidade curricular e em relação a importância do uso de tecnologias na educação. Observe um exemplo de comentário abaixo:

ASSUNTO: PREZI

    • Função no campus: Professor do Cerfead/IFSC
    • Justificativa da escolha: O Prezi é um software na modalidade computação em nuvem feito em HTML5 utilizado para a criação de apresentações, tem a vantagem de ter uma versão gratuita, online e offline. Também possibilita reutilizar apresentações públicas compartilhadas por outros usuários. Para apresentar o trabalho pronto, é possível acessá-lo pela internet ou baixá-lo em uma pasta compactada que não depende de acesso à internet para funcionar. É atrativa tanto em termos estéticos quanto funcionais, pois permite o zoom em textos, imagens e figuras, facilitando a visualização de informações caso o apresentador queira dar foco. Possibilita incluir vídeos, textos e arquivos de diversos tipos. [Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Prezi]
    • Ação: Apresentação para o curso de Introdução a Educação a Distância
    • Contribuiu para: dinamizar a exposição dos conteúdos, tornando-os mais atrativos e com acessibilidade remota.
    • Para quem: Voltada aos cursistas do curso de Planejamento e Produção em EaD.
    • Potencialidades: trata-se de uma tecnologia de fácil acesso e registro. A qualidade estética também é fácil de ser obtida, uma vez que os templates disponíveis são muito atrativos, as possibilidades de zoom e movimento deixam qualquer tipo de assunto mais dinâmico e atrativo.
    • Fragilidades: não é uma tecnologia de uso muito intuitiva, para fazer a primeira apresentação, leva-se muito tempo.
  • PASSO 04: No item “Anexo”, você deve inserir os registros feitos na aplicação desta tecnologia em sua prática de trabalho ou atuação docente (fotos /vídeos).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Essa atividade tem nota máxima total possível de 10 pontos a serem atribuídos conforme a realização dos critérios a seguir:

  • Justificou com fundamentação coerente qual foi a tecnologia escolhida (2,0 pontos)
  • Indicou qual foi a aplicação da tecnologia escolhida (2,0 ponto);
  • Avaliou a contribuição da aplicação (como e para quem contribuiu), indicando as potencialidades e fragilidades da tecnologia utilizada (3,0 pontos);
  • A ação foi registrada e socializada (por meio de foto, vídeo, print de tela, etc.) - (2,0 pontos);
  • A atividade foi entregue dentro do prazo estabelecido (1,0 ponto);


(Ainda não há nenhum tópico de discussão neste fórum)