Plano de Ensino
CURSO: O FAZER EXTENSIONISTA
Carga horária total: 160h
Período de realização: 01/06 a 26/07/2021
Ministrantes: Cristina Missão Kuba, Karla Knierim, José Orlando Botelho, Letícia Cunico, Liziane Renate Lessak, Magali Pessini, Márcio Mendes, Paula Clarissa de Souza, Rafael Nilson Rodrigues e Thais Cavalheiro Aureliano.
Colaborador: Douglas Paulesky Juliani.
1 Ementa:
Aspectos teóricos da Extensão. Percepção e busca de demandas do arranjo produtivo local. Panorama da Extensão desenvolvida no IFSC. Extensão como ferramenta de transformação. A Extensão como forma de atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos Temas Contemporâneos Transversais. Protagonismo discente. Proposta e desenvolvimento de atividades de extensão, conforme áreas temáticas.
2 Competências a serem desenvolvidas:
- Conhecer os conceitos e o marco legal da Extensão;
- Identificar as demandas e as oportunidades socioeconômicas locais;
- Perceber o impacto da Extensão na formação do estudante e do(a) servidor(a) e na transformação social;
- Aproximar IFSC e comunidade externa;
- Conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e relacioná-los com as demandas locais;
- Abordar os Temas Contemporâneos Transversais como possibilidades para a realização de atividades de extensão;
- Relacionar as demandas locais com as competências técnicas e interesses pessoais do(a) estudante, identificando possibilidades de articulação de ações com o curso que está matriculado(a) e vocação/itinerário formativo do câmpus;
- Construir soluções para as demandas locais percebidas.
3 Metodologia
O curso será realizado em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem - Moodle IFSC. Nesse ambiente serão disponibilizadas atividades formativas que objetivam a aproximação dos participantes com os conteúdos sobre a Extensão e a realidade da comunidade externa, por meio de leituras, vídeos e fóruns de discussão. Além disso, serão desenvolvidas atividades à distância organizadas como desafios de aprendizagem, a fim de instigar a colaboratividade das equipes. Também serão realizados encontros síncronos, por meio de plataforma virtual, para a troca de conhecimentos e a interação entre os participantes. Ao final, cada equipe realizará uma atividade de extensão e entregará um Relato de Experiência.
4 Avaliação
A avaliação nesta formação é processual e contínua, envolvendo atividades a serem desenvolvidas no Ambiente Virtual de Ensino e de Aprendizagem e ações com a comunidade externa de forma não presencial. Durante o curso, serão realizados quatro desafios, em equipe. Eles serão analisados pela equipe ministrante, por meio de critérios pré-estabelecidos e divulgados no ambiente virtual. Eventuais dificuldades na realização das atividades poderão ser sanadas antes de avançar para a próxima etapa. Cada equipe deverá realizar os quatro desafios propostos, sendo o último um Relato de Experiência. A aprovação se dará com a entrega de no mínimo 75% dos desafios propostos, ou seja, no mínimo três desafios, sendo que o Relato de Experiência é obrigatório.
5 Instrumentos de Avaliação
Desafios |
Avaliação |
DESAFIO 1 - Análise de uma prática extensionista com base nos conceitos apresentados no Módulo 1. |
Entrega e cumprimento do objetivo do desafio. |
DESAFIO 2 - Estudo da demanda local. |
Entrega e cumprimento do objetivo do desafio. |
DESAFIO 3 - Proposta e desenvolvimento de atividade de extensão, por meio da análise da demanda local. |
Entrega e cumprimento do objetivo do desafio. |
DESAFIO 4 - Relato de Experiência. |
Entrega e cumprimento do objetivo do desafio. |
*Todos os desafios serão realizados em equipe.
6. Referências Básicas
As referências serão disponibilizadas em cada módulo, no Ambiente Virtual de Ensino e de Aprendizagem - Moodle IFSC.