Resultado dos Fóruns abertos na reunião anterior


1) Fluxograma sobre pedido de cursos na modalidade a partir do campus: fazer encaminhamentos, solicitações, consultar os setores adequados, vislumbrar prazos etc.(Luiziane - Nead Gaspar)

2) Orientações de como receber os cursos (Luiziane - Nead Gaspar)

3) Docentes em relação à EaD e material didático
Muitos não tem conhecimento claro sobre como ofertar cursos a distância, não sabem como definir carga horária e nem como elaborar material didático para essa modalidade. Possuem uma visão reduzida da EaD e medo de aprender a trabalhar com ambiente virtual, com tecnologias educacionais e de lidar com algo diferente daquilo que já estão acostumados (Caroline - Nead Joinville).
Outro fator a ser superado é a questão da carga horária para os docentes. Esse em geral é o primeiro debate que emerge quando da proposição de cursos EAD. Creio que uma maior segurança para os servidores neste sentido, pode destravar um pouco mais a política de criação e oferta de cursos. (Rodrigo - Nead Araranguá)
Não há clareza sobre as horas que podem ser alocadas pelo docente para atividades em EaD (Caroline - Nead Joinville)
Realmente, um professor que já tem quase 14 horas em sala de aula presencial e mais outras atribuições vai pensar duas vezes antes de ofertar um curso em outra modalidade. (Luiziane - Nead Gaspar)
Embora tenhamos um corpo docente que atua no campo da produção multimídia, nossa equipe não é suficiente para dar conta de toda produção. Tentamos obter recursos via edital da FINEP, mas infelizmente não fomos contemplados. Imagino que os colegas que pretendem ofertar outros cursos estejam com as mesmas dificuldades. (Daniela - Nead Palhoça)

4) Discussão sobre a figura do Tutor
"novamente penso que esse professor também terá suas atribuições distorcidas em vez de aprimoradas, ainda mais sem suporte. Assim acredito que devemos lutar pela figura de um tutor, bem empoderado por sinal, assim como um professor que valorize ainda mais a modalidade". (Luiziane - Nead Gaspar)
"sou uma grande defensora do professor-tutor, ou seja, do professor que elabora os materiais do curso e que ao mesmo tempo acompanha o estudante ao longo do curso, respondendo dúvidas, corrigindo atividades e realizando feedback" (Caroline - Nead Joinville).
"A desmistificação do papel do tutor também é algo importante, pois os docentes dos campus, podem cumprir este papel, garantindo uma maior qualidade aos cursos, ao mesmo tempo que evita uma precarização ainda maior com a contratação, ou subcontratação de bolsistas/estagiários" (Rodrigo - Nead Araranguá)

A questão do tutor penso que possa ocorrer em parceria com Universidades na modalidade de estágio e mesmo com a rede de ensino municipal e estadual, como complementação de horas para professores. Além disso a carga horária não me parece ser inviável se a figura do tutor puder ser atendida por profissionais como Taes, com formação em licenciatura.(Sandra, Nead Jaraguá)


5) Atribuições do Coordenador de Nead e dos demais servidores do Campus: "grande parte das atividades desenvolvidas no nead estão previstas no guia, porém há vários aspectos operacionais que precisam de um maior envolvimento de todos os servidores do campus e, muitas vezes, percebo que a EaD é vista como responsabilidade apenas do coordenador do Nead" exemplo as matrículas de alunos, que dependem da articulação com o registro acadêmico, protocolo de alunos, que são realizados na secretaria, entre outros.  Falta nas funções de coordenador do nead inserir o acompanhamento das atividades e frequencia dos tutores, que é uma tarefa que o coordenador realiza. (Caroline Guedes - Nead Joinville).

6) Objetivos do Neadeles estão descritos na proposta de institucionalização da EaD no IFSC e eu penso que são condizentes com a proposta dos neads  (Caroline Guedes - Nead Joinville). 

 

Última atualização: terça, 28 Jun 2016, 14:13