Plano de Ensino
Curso: |
||
Unidade Curricular: |
Programação para Dispositivos Móveis |
|
Carga horária total: |
60h |
|
Período: |
23/05/2022 a 29/08/2022 |
|
Professor: |
Bruno Crestani Calegaro |
1. Ementa:
Introdução a programação para Dispositivos Móveis, Ambiente de Desenvolvimento Android; Fundamentos do Desenvolvimento de Aplicações Android; Interfaces de Usuário, Intent e Serviços; Armazenamento e Recuperação de Dados; Redes e Serviços WEB; Elementos gráficos de Animação.
2. Objetivos:
Desenvolver aplicações para dispositivos móveis, seguindo as especificações para tal tecnologia; Utilizar linguagem de programação compatível com aplicações móveis.
3. Conteúdo Programático e Carga Horária:
Tópico 1: Introdução ao Desenvolvimento Mobile 1 Android Studio 1.1 Desenho de interfaces gráficas de usuário 1.2 Estrutura de um projeto Android 1.3 Máquina Virtual do Android (AVM) 2 Componentes básicos 2.1 Botões, EditText, TextView, SeekBar, ImageView, Linear Layout, Grid Layout 2.2 Edição de propriedades visuais 3 Programação de eventos 4 Internacionalização de Aplicativos |
10 horas |
Tópico 2: Desenvolvimento Mobile 1 Ciclo de Vida 2. Fragmentos e Intents 3. Sensores 4. SharedPreferences |
20 horas |
Tópico 3: Desenvolvimento Mobile com acesso REST e Banco de dados 1. Acesso a API Restfull 2. Acesso ao banco de dados SQLite |
30 horas |
4. Metodologia
A organização curricular da disciplina fundamenta-se na concepção por competências, a qual implica em ações pedagógicas que possibilitam ao aluno a construção de seu conhecimento. Nessa construção de novos saberes, a instituição constitui-se em um espaço onde professores e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica favorece a aprendizagem a partir da diversidade, não a partir das características e dificuldades do aluno. O fazer pedagógico se dá pela construção de diferentes tipos de aplicativos em laboratório de informática, unindo teoria e prática. Para cada aplicativo será explicado os recursos Android envolvidos, sua finalidade, a construção da interface gráfica de usuário e a lógica de programação. Aulas serão ministradas na modalidade Atividade Não Presencial (ANP) e contarão com o auxílio de vídeos explicativos elaborados pelo professor, iteração online via plataforma Moodle, seja por mensagens privadas ou participação no fórum da turma.
5. Avaliação
A avaliação será composta por três instrumentos, cujas notas se somarão para compor a nota final, conforme item 6 a seguir. Haverá segunda chamada das avaliações propostas e uma avaliação final de recuperação.
6. Instrumentos e Critérios de Avaliação
Atividade 1 - Projetos |
Cada aluno deve elaborar um projeto de aplicativo de acordo com o roteiro apresentado durante as aulas. Nesse quesito é considerado como nota o acompanhamento dos projetos desenvolvidos e a pontualidade na entrega das tarefas. |
30 % da nota total |
Atividade 2 - Conhecimentos Gerais e Específicos do Desenvolvimento Mobile |
Questionário online sobre desenvolvimento Mobile. |
20 % da nota total |
Cada aluno deve elaborar um aplicativo de acordo com o solicitado. Neste quesito será avaliado o desenvolvimento do projeto e as funcionalidades do aplicativo entregue. |
50 % da nota total |
7. Referências Bibliográficas
Paul Deitel, Harvey Deitel, Abbey Deitel, Michael Morgano. ANDROID para programadores: uma abordagem baseada em aplicativos. Revisão de Daniel Antonio Callegari; Tradução de João Eduardo Nobrega Tortello. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MEIKE G. Blake, DORNIN Laird, MASURI Nakamura Mednieks, Zigurd . Programando Android - Programação Java Para a Nova Geração de Dispositivos Móveis. 2a Ed.Novatec: São Paulo, 2012.
Jakob Nielsen, Raluca Budio. Usabilidade Móvel. 1 Ed. Elsevier/ Campus. Rio de Janeiro, 2013. MILANI, André. Programando para iPhone e iPad: aprenda a construir aplicativos para o iOS. São Paulo: Novatec, 2012.
PEREIRA, Lúcio Camilo Oliva; SILVA, Michel Lourenço da .Android para desenvolvedores. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.