Materiais da oficina Moodle - 1ª Webconferência
Materiais da oficina Moodle - 1ª Webconferência
Em virtude da Pandemia da COVID-19, o IFSC organizou um espaço chamado "Orientações sobre o uso do Moodle" que nada mais é do que um conjunto vídeo-aulas para orientar e auxiliar os professores da instituição na produção das suas salas de aula virtuais. Os materiais foram divididos em oito tópicos e incluem diferentes etapas na produção de uma sala de aula virtual. Nesta oficina não serão abordados todos estes assuntos e alguns deles serão tratados de maneira diferente. Todavia, compartilhamos o link a seguir pois possui um material de excelente qualidade.
Orientações sobre o uso do Moodle
A matriz instrucional, segundo Bleicher (2018), é produzida pelos docentes responsáveis pelo curso ou pela unidade curricular e prescreve métodos, estratégias, atividades, ferramentas e recursos de ensino. "A matriz instrucional não é um documento estanque. Ela serve de base para interlocução entre os envolvidos no planejamento, tanto na fase de definição e projeto, como na fase de desenvolvimento e implementação. Por isso, ela pode (e costuma ser) alterada constantemente ao longo da concepção de um curso."
Introdução sobre Matriz Instrucional (playlist)
O Perfil é um recurso muito útil em cursos de educação a distância, pois através dele os participantes podem se conhecer. Nele constam informações disponibilizadas pelos próprios cursistas, permitindo que cada um use suas palavras para se apresentar.
É neste recurso que você irá trocar ou inserir a sua foto. Não é melhor quando sabemos melhor com quem estamos estudando ou conversando?
Quando se recebe uma mensagem pelo Moodle, por exemplo, é pelo Perfil que se sabe a quem ela está ligada, podemos ver o rosto daquela pessoa, com identidade própria, pensamentos próprios e experiências múltiplas.
A opção pelo método de inscrição mais adequado dependerá do tipo de oferta.
Os métodos de inscrição são:
- Autoinscrição
- Inscrição mediante aprovação
- Acesso como visitante
- Inscrição manual
- Inscrição em massa por lista
- Curso meta link
Os usuários que acessam o AVEA, normalmente, possuem um ou mais papeis. Alguns exemplos são "Visitante", "Aluno", "Professor", "Administrador". O papel do usuário determina o que ele poderá fazer no sistema. O "Visitante", por exemplo, é um papel que não está atribuído a nenhum usuário, ou seja, quando a pessoa navega pelo Moodle sem se identificar com seu login e senha, ele estará no papel de "Visitante". Com esse papel, só é possível visualizar os cursos que estão abertos para Visitantes, porém não é permitido nenhuma interação. O papel "Aluno" por sua vez, permite que o usuário faça interações nas salas em que está matriculado. Num AVEA, o maioria dos usuários tem o papel de "Aluno" e provavelmente é o seu caso aqui nesta sala, correto?
REFERÊNCIAS
BLEICHER, Sabrina. Ensino híbrido. Livro didático da Unidade Curricular Planejamento de Cursos para o Ensino Híbrido, da Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, IFSC, 2018.