Materiais da oficina Moodle - 2ª Webconferência

Materiais da oficina Moodle - 2ª Webconferência

Em virtude da Pandemia da COVID-19, o IFSC organizou um espaço chamado "Orientações sobre o uso do Moodle" que nada mais é do que um conjunto vídeo-aulas para orientar e auxiliar os professores da instituição na produção das suas salas de aula virtuais. Os materiais foram divididos em oito tópicos e incluem diferentes etapas na produção de uma sala de aula virtual. Nesta oficina não serão abordados todos estes assuntos e alguns deles serão tratados de maneira diferente. Todavia, compartilhamos o link a seguir pois possui um material de excelente qualidade.

  Orientações sobre o uso do Moodle

Editar configurações e habilitar modo de edição da sala

No ambiente Moodle disponibilizado pelo IFSC você, como aluno da Especialização de Mídias Integradas na Educação, não tem perfil habilitado para criar cursos (disciplinas) na plataforma moodle.ifsc.edu.br. Somente os docentes do IFSC possuem o perfil de criadores de sala.

Quando for o caso, nessa etapa de criação de salas (cursos) você deverá entrar em contanto com o responsável pela administração do Moodle na sua instituição.

Mas não se preocupe, criamos um ambiente para que você praticar com perfil de professor (editor).

Para realizar as práticas propostas aqui acesse a sala com o seu nome que aparece no meu "Meus Cursos". Se não encontrar a sala ou não estiver com acesso para realizar os procedimentos apresentados a seguir, entre em contato conosco no Fórum de Dúvidas.

  Tutorial: Editar configurações e habilitar modo de edição da sala

Formato, Aparência, Modelos/Templates;

Para a Organização do Ambiente de uma Disciplina (curso) no Moodle é preciso apresentar determinados elementos de identificação do espaço virtual e conhecer as possibilidades de configuração do AVEA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Moodle.

Dependendo do seu planejamento, do público a ser atendido e de outros fatores, o formato pode ser escolhido. Aqui no Moodle IFSC temos um modelo padrão que se você desejar, poderá usar como referência para a sua sala de aula.

O link a seguir mostra alguns exemplos de formatos e tutoriais para uso do modelo do IFSC.

É importante que você explore o AVEA Moodle do IFSC e todas as suas funcionalidades para organização do ambiente de uma disciplina (curso), bem como as formas de disponibilização dos módulos, unidades de ensino, materiais didáticos, atividades e recursos.

  Tutorial: Formato, aparência e modelo IFSC

Atividades e recursos

Se a sua sala está em branco, está na hora de começar a preenchê-la, correto?

No AVEA - Moodle isso é feito adicionando Atividades ou Recursos. Para isso, lembre-se de "Habilitar a edição" da sala.

  Tutorial: Adicionar atividades ou recursos

  Tutorial sobre Atividades e Recursos

Recurso: Rótulos

Este recurso permite que personalizemos a nossa sala no Moodle. Você irá perceber que as atividades e recursos permitem a inclusão de uma descrição que pode ser exibida como prévia para o estudante, porém, muitas vezes elas são insuficientes para deixar o ambiente autoexplicativo. Assim, o recurso de rótulo nos permite adicionar outras mídias que serão vistas diretamente pelo estudante ao visualizar os tópicos.

  Tutorial: Rótulos

Recurso: Fórum

Talvez o fórum seja o recurso mais comum e mais usado nas salas de aula virtuais. Mas faz sentido! É nele em que o estudante e o professor podem se expressar livremente ou a partir de conceitos pré-estabelecidos. Veremos que esse recurso pode ser usado de diversas formas.

  Livro: Como inserir e configurar seus Fóruns no Moodle

Recurso: Tarefa

A criação de tarefas no Moodle é uma competência essencial, visto que a avaliação de muitos conteúdos exige o envio de arquivos ou simplesmente a instrução para o cumprimento de determinadas etapas de um projeto maior, por exemplo.

Esta seção contém materiais de apoio para que você possa ter domínio na criação, parametrização e aplicação da ferramenta "Tarefas".

Através deste recurso, o professor pode comunicar tarefas, recolher o trabalho e fornecer notas e comentários.

Os estudantes podem apresentar qualquer conteúdo digital (arquivos) como por exemplo:

  • documentos de texto;
  • planilhas;
  • imagens;
  • áudio;
  • ou videoclipes.

Uma alternativa é o estudo digitar o conteúdo diretamente no edito de texto disponível na ferramenta "Tarefa".

Os estudantes podem submeter trabalhos de forma individual ou em grupo dependendo de como a atividade "Tarefa" foi programada.

Ao avaliar os trabalhos (arquivos enviados), os professores podem deixar comentários de feedback e fazer upload de arquivos, como marcar apresentações dos estudantes, documentos com comentários ou feedback de áudio falado. Atribuições podem ser classificadas de acordo com uma escala numérica ou customizada ou um método de classificação avançada, como uma rubrica. Notas finais são registradas no livro de notas.

  Link: Guia Ajuda Rápida do Moodle IFSC: Atividade Tarefa

Recurso: URL (links)

Este recurso é bem simples. É usado para direcionar o estudante para um link externo ao AVEA.

Última atualização: quinta, 1 Set 2022, 11:45