O QUE É LIXO?
Quando pesquisamos no dicionário, encontramos a seguinte definição:
O lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso.
Ele é um fenômeno puramente humano, uma vez que na natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e reconstrução do mesmo.
CONHECENDO O QUE É LIXO
O lixo pode ser encontrado nos estados sólido, líquido e gasoso e pode ser classificado como:
- Orgânico: restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros;
- Inorgânico e esses podem ser recicláveis ou não: plástico, metais, vidros, etc;
- Lixo tóxico: pilhas, baterias, tinta, etc;
- Lixo altamente tóxico: hospitalar ou industrial.
ORIGEM DOS RESÍDUOS
Lixo Domiciliar Urbano: É constituído pelo lixo das casas, bares, lanchonetes, restaurantes, repartições públicas, lojas, supermercados, feiras e do comércio. Compõem-se principalmente de: sobras de alimentos, embalagens, papéis, papelões, plásticos, vidros, trapos e etc. Esse lixo normalmente é encaminhado para aterros sanitários.
Lixo Industrial: É o lixo produzido pelas indústrias que possui características peculiares dependendo das matérias-primas utilizadas. Pode ser perigoso, até mesmo tóxico, e, por isso, a menos que passe por processos de tratamento específicos, não pode ter sua disposição final no mesmo local do lixo domiciliar.
Lixo Hospitalar: É o lixo produzido pelos hospitais e clínicas médicas e odontológicas. pelas múltiplas possibilidades que apresenta de transmitir doenças de hospitais, deve ser transportado em veículos especiais. Assim como o lixo industrial, a menos que passe por processos de tratamento específico, deve ser disposto em local apropriado ou ir para os incineradores.
Lixo Agrícola: É o esterco e o fertilizante.
Lixo Tecnológico: São as TVs, rádios, aparelhos eletrônicos em geral, pilhas e baterias.
PARA LER E PENSAR
Todas as cidades enfrentam diversos tipos de problemas e um dos problemas que mais se destaca é a questão do lixo, principalmente o sólido.
Diariamente as cidades emitem uma enorme quantidade de lixo e grande parte desses resíduos não são processados, ou seja, o excedente vai sendo armazenado em proporções alarmantes.
O problema vem crescendo cada vez mais, devido ao grande número de pessoas no mundo e o grande estímulo ao consumo presente nas sociedades.