Curso FIC_Libras 2
Objetivo
Entender frases e expressões relacionadas a áreas familiares ao usuário, como informações pessoais e familiares básicas, compras, geografia local, emprego. Comunicar-se de maneira simples em situações familiares que requerem troca de informações curtas e precisas. Descrever de maneira superficial aspectos sobre seus conhecimentos, ambiente onde vive e necessidades imediatas.
Habilidades
- Informar sobre habilidades;
- Dar e pedir informações sobre experiências;
- Pedir e dar informação: horas e datas;
- Expressar gostos e preferências e dar a localização e indicação de como chegar;
- Rotas (distâncias, meios, origem e destino);
- Conversar em Libras por web conferência;
- Reservar passagens e hotel.
- Referir-se a acontecimentos passados, relacionando ou não ao presente.
- Pedir em um restaurante.
- Falar sobre hábitos e descrever rotina.
- Descrever tipos de casas/alojamentos e argumentar vantagens e desvantagens.
- Descrever condições de vida no passado.
- Relatar acontecimentos da vida de uma pessoa.
- Reconhecer características culturais e históricas do povo surdo.
Conhecimentos:
Sinais de profissão, perfis profissionais e características associadas; passado e futuro; advérbios de tempo; frequência (uma vez, nunca, sempre,etc...); meios de transporte; conversação por vídeo; informações sobre horário e datas; formulários frequentes em um hotel; dar opinião, estabelecer prioridades: comparar, superioridade, igualdade. Locativo e verbos espaciais; Verbos manuais; acontecimentos históricos, políticos e sociais. Casa/apartamento: características, partes e mobiliário. Biografia de famosos. Aspectos culturais e históricos do povo surdo.
Atitudes:
• Postura ética e crítica em relação aos temas e conteúdos abordados;
• Assiduidade na realização das atividades no AVA;
• Participação nas discussões síncronas e assíncronas; empenho nas atividades propostas;
• Iniciativa, disponibilidade, flexibilidade, criatividade e organização;
• Compartilhamento de responsabilidades e respeito às diferenças;
• Respeito à comunidade acadêmica e zelo pelo patrimônio escolar.