FIC_Libras_1_2021.1
Objetivos:
Entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases
básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Apresentar- se e
responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por
exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui. Interagir
de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de
maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.
Habilidades:
• Compreender os sinais da Libras;
• Saber informar e solicitar ashoras;
• Entender e dar informações sobre pessoas;
• Descrever um destino turístico;
• Manifestar preferências;
• Identificar comércios e produtos;
• Descrever produtos, perguntar e dar informações sobre preços e for-
mas de pagamento;
• Solicitar e dar informações sobre um prato;
• Refletir sobre os estereótipos e a imagem parcial das culturas.
Conhecimentos:
Línguas de Sinais no mundo; alfabeto manual; configurações das mãos;
Sistema pronominal; números, horas, meses do ano, estação do ano;pro-
fissão, caráter, nacionalidade, estado civil, interesses; família e graus de
parentesco; verbos com e sem concordância; pronomes possessivos; ad-
jetivos; marcação de gênero; marcações não manuais emocionais e gra-
maticais; intensidade; interesses e preferências relativas a destinos turís-
ticos; existência e localização. Lugares e serviços em uma cidade turística;
listas de compras; preços, formas de pagamento. Cores e características
de produtos. Verbos relacionados à rotina. Compra de alimentos básicos;
pesos e medidas; contexto do restaurante: menu, objetos característicos,
profissionais e pedidos. Pratos típicos e ingredientes; bebidas. Ordem SVO
e OSV. Perguntas QU e SN. Negação. Aspectos culturais e históricos
do povo surdo.
Atitudes:
• Postura ética e crítica em relação aos temas e conteúdos abordados;
• Assiduidade na realização das atividades no AVA;
• Participação nas discussões síncronas e assíncronas; empenho nas
atividades propostas;
Iniciativa, disponibilidade, flexibilidade, criatividade e organização;
• Compartilhamento de responsabilidades e respeito às diferenças;
• Respeito à comunidade acadêmica e zelo pelo patrimônio escolar.