Topic | Name | Description |
---|---|---|
Orientações Iniciais | Como acessar a Webconferência | |
Plano de Trabalho | ||
Roteiro de Estudo | ||
Articuladores por Campus | ||
Alguns Termos e Definições no SIGAA | Alguns Termos e Definições no SIGAA | COMPONENTE CURRICULAR No SIGAA, toda disciplina/matéria é chamada de Componente Curricular, e pode ser de diferentes tipos:
No que se refere às suas principais particularidades, destaca-se: 1) a aprovação do bloco está condicionada à aprovação em todas as subunidades que a compõem; 2) a não aprovação no bloco implica na repetição de todas as subunidades no período letivo seguinte.
ESTRUTURA CURRICULARRefere-se à composição ordenada dos componentes curriculares em semestres, que definem a formação pretendida pelo projeto pedagógico do curso. Equivale a “Grade Curricular”. Diz-se ordenada, pois a estrutura curricular orienta o semestre ideal para cursar-se um componente curricular, assim como a relação de dependências entre os componentes. Em função de necessidade de mercado ou legislação, a estrutura curricular pode ser alterada, através de revisões. Com isso, um curso pode ter várias estruturas curriculares, podendo estarem ativas (caso tenha alunos ativos) ou inativas (se todos os alunos ingressantes nesta estrutura curricular estiverem inativos também). Alguns cursos podem possuir mais de uma estrutura curricular ativa ao mesmo tempo. A identificação de cada uma é o ano e o período de implantação da estrutura. Assim, os alunos ingressantes são sempre alocados na estrutura de maior numeração, ou mais recente.
MATRIZ CURRICULAREstá diretamente ligado às Habilitações/Áreas de Concentração, Turno e Campus, identificando unicamente o curso. Uma matriz curricular pode ter várias estruturas curriculares associadas, ativas e/ou inativas.
TURMASSão instâncias de componentes curriculares, ofertadas em um determinado semestre letivo, com número de vagas e horário pré definido. Em um mesmo semestre podem ocorrer várias turmas de um único componente curricular, e um aluno só pode matricular-se em uma dessas turmas. Quando um aluno solicita matrícula e é consolidada essa matrícula, ele vincula-se a uma turma e não a um componente curricular (a relação é sempre ALUNO-TURMA). Quando finda o semestre letivo e a turma é consolidada, é construído o vínculo ALUNO-COMPONENTE_CURRICULAR, que passa a constar no histórico do aluno. Uma turma pode ter um ou mais docentes, e a carga horária pode ser distribuída ou não entre os docentes.
SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULANo calendário acadêmico existe um espaço reservado para que os alunos possam realizar matrículas. Apesar do nome, neste momento o que o aluno executa é a solicitação de matrícula. Solicitação de matrícula não significa matrícula efetiva!!! Uma solicitação é um pedido formal do aluno para a instituição de que ele possui intenções de cursar uma determinada turma de uma determinada disciplina. Esta solicitação, após o devido processamento, pode efetivar-se, tornando-se uma matrícula, ou pode ser negada, indeferida. Os motivos do indeferimento são diversos, sendo os mais comuns: superlotação de turmas, turmas com reservas de vagas para um curso diferente do seu e choque de horário.
CHOQUE DE HORÁRIOOcorre quando uma tentativa de matrícula ou matrícula efetiva leva a uma situação onde ocorra sobreposição de horários, ocorre o chamado choque de horário. O SIGAA trabalha em prol de que não ocorram choques, avisando os usuários e em alguns casos impedindo ações dos usuários. As principais causas de choque de horário são matrículas compulsórias e mudanças de horário de uma turma após o período de matrícula.
RESERVA DE VAGAQuando um coordenador solicita uma turma ele pode determinar o número de vagas que necessita para que todos os alunos de seu curso possam solicitar matrículas. Esta reserva é uma garantia de que se os seus alunos solicitarem matrícula no período apropriado, todas as solicitações serão acatadas (até o número máximo de vagas solicitadas). Se os alunos não solicitarem as matrículas no espaço de tempo adequado, a reserva expira e alunos de outros cursos podem ser matriculados. A reserva de vaga também é importante para que a turma seja efetivamente vinculada ao curso, e ao seu coordenador de curso (que poderá acessar os dados das turmas através do Portal do Coordenador). Mesmo com a reserva vigente, alunos de outros cursos poderão solicitar matrículas nas turmas, mas os mesmos são avisados de que pode haver o indeferimento em virtude da reserva. Em outras palavras:
ALUNOS ATIVOSSão discentes que estão aptos a matricularem-se em turma, ou que já cumpriram todos os componentes curriculares, mas ainda não passaram pelo processo de colação de grau. Alunos que trancaram semestres continuam sendo alunos ativos, pois estão aptos a solicitar matrícula no período adequado. Alunos que abandonaram o curso, transferiram-se para outras instituições, formaram-se ou evadiram-se por qualquer outro motivo, serão considerados inativos. Via de regra, somente alunos ativos constam em relatórios do SIGAA.
CÓDIGOS DE HORÁRIOS NO SIGAANo SIGAA existem duas formas de informar os horários, a depender da funcionalidade em execução. Uma delas é a exibição uma tabela onde é possível marcar caixas de verificação (check boxes) indicando dias da semana e horários, conforme a figura abaixo:
A outra forma é o uso de uma codificação composta de 3 partes distintas:
Vejamos alguns exemplos:
CANCELAMENTO DE MATRÍCULAÉ a desvinculação do aluno regular do curso, com a perda de vínculo com o curso
TRANCAMENTO DE MATRÍCULAÉ a interrupção das atividades acadêmicas do estudante durante um período letivo regular, garantindo a manutenção do vínculo ao curso.
CANCELAMENTO DE MATRÍCULA EM COMPONENTE CURRICULARSignifica a desvinculação voluntária do aluno da turma referente ao componente curricular em que se encontra matriculado.
ATIVIDADE ACADÊMICASão aquelas que, em articulação com os demais componentes curriculares, integram a formação do estudante, conforme previsto no projeto pedagógico do curso. Diferem das Unidades Curriculares (Disciplinas) por não serem utilizadas aulas como instrumento principal de ensino-aprendizagem. Podem ser:
MATRÍCULA E CONSOLIDAÇÃO DE ATIVIDADE ACADÊMICAA matrícula em atividade autônoma ou em atividade de orientação individual é de competência da coordenação do curso e feita de forma individual para cada estudante.
A consolidação da atividade autônoma ou atividade de orientação individual é feita pela coordenação do curso.
|
I - Primeiros Passos no Portal do Coordenador | Conhecendo o Portal | Vamos conhecer um pouco o Portal. |
Ambientação Portal do Coordenador | Você deve acessar o Portal do Coordenador (ambiente de homologação), navegar pelos Menus para reconhecer o ambiente e identificar as informações que são apresentadas. São sete áreas que podem ser visitadas. |
|
II - Dados da Coordenação para o Portal Público | Fluxo do Processo de Alteração de Dados da Coordenação para o Portal Público no SIGAA | |
III - Página Web do Curso no Portal Público do SIGAA | Fluxo de Como Editar a Página Web com Informações do Curso | |
Portaria Normativa n.40 | Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de Art. 32; § 1º e § 2º |
|
Orientações para Cumprimento da Divulgação dos Cursos do IFSC Diretoria de Ensino - PROEN | Orientações para Cumprimento da Divulgação dos Cursos do IFSC Diretoria de Ensino - PROEN |
|
Portaria Nº 23, de 21 de dezembro de 2017 | A portaria 40 foi revogada e se transformou em 4 portarias (11, 21, 22 e 23). O trecho sobre divulgação e portal é da nova portaria 23 (PORTARIA Nº 23, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017), Art. 99. A instituição deverá afixar, em local visível, junto à secretaria acadêmica, as condições de oferta do curso, informando especificamente... |
|
IV - Notificar Discentes e Docentes | Fluxo de Como Notificar Discentes e Docentes do Curso | |
V - Cadastramento de Notícias no Portal Público do SIGAA | Fluxo de Como Cadastrar Notícias do Curso no Portal Público do SIGAA | |
VI - Cadastramento de Notícias no Portal dos Discentes | Fluxo de Como Cadastrar Notícias no Portal dos Discentes | É apenas um ator principal neste processo:
|
VII - Criação de Turmas | Fluxo do Processo de Criação de Turmas no SIGAA | * Parte deste material foi elaborado originalmente pela UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em 2013, e adaptado em algumas partes para a nossa realidade do IFSC.
** Parte deste material foi elaborado originalmente pela UFG - Universidade Federal de Goiás, em 2014, e adaptado em algumas partes para a nossa realidade do IFSC |
VIII - Criação de Turmas de Pendência | Fluxo do Processo de Criação de Turmas de Ensino Individual (Pendências) no SIGAA | |
A Pendência no Regulamento Didático-Pedagógico - RDP (Parcial) | (versão aprovada no CEPE em 06 de novembro de 2014) |
|
IX - Trabalho de Conclusão de Curso no SIGAA | Fluxo do Processo de Gerenciamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso | |
O TCC no Regulamento Didático-Pedagógico - RDP (Parcial) | ||
X - Trancamento de Matrícula | Fluxo do Processo de Trancamento de Matrícula no SIGAA | |
Trancamento de matrícula no Regulamento Didático-Pedagógico - RDP (Parcial) | (versão aprovada no CEPE em 06 de novembro de 2014) Vejamos o que a RDP nos fala: Em cursos FIC ou Qualificação Profissional NÃO HÁ TRANCAMENTO, nem de matrícula, nem de componente curricular! Apenas CANCELAMENTO DE MATRÍCULA (perda de vínculo do aluno com o curso).
|
|
XI - Cancelamento de Matrícula | Fluxo do Processo de Cancelamento de Matrícula no SIGAA | |
Regulamento Didático-Pedagógico - RDP (Parcial) | (versão aprovada no CEPE em 06 de novembro de 2014) Vejamos o que a RDP nos fala: |
|
XII - Cancelamento de Matrícula em Unidade Curricular | Fluxo do Processo de Cancelamento de Matrícula em Unidade Curricular no SIGAA | |
Cancelamento de matrícula em Unidade Curricular no Regulamento Didático-Pedagógico - RDP (Parcial) | (versão aprovada no CEPE em 06 de novembro de 2014) Vejamos o que a RDP nos fala:
|
|
XIII - Emissão de Documentos Diversos e Atualização de Dados dos Alunos | Emissão de Documentos Diversos | |
Atualização de Dados dos Alunos | ||
Manual do Portal do Coordenador de Curso | ||
Manual do Portal do Coordenador de Curso | ||
Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC - RDP (versão completa) | ||
Regimentos do IFSC | Este site disponibiliza informações sobre o andamento das atividades e demais dados pertinentes aos Regimentos dos diversos Campi. |