Programação
-
- Orientações Iniciais
Orientações Iniciais
Comunicação
Docente
Prof.ª Dr.ª Cláudia Paz
Apresentação da Unidade Curricular
Seja bem-vindo(a) à Unidade Curricular de Laboratório de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática.
Eu sou a professora Cláudia Paz.
Nesta unidade curricular refletiremos acerca dos recursos educacionais digitais aplicados ao ensino da Matemática, tais como jogos, simuladores, aplicativos, objetos de aprendizagem, todos eles fundamentados nas perspectivas didática, pedagógica e lúdica.
Estarei à disposição, de forma on-line, todas as terças-feiras, das 18 horas às 21 horas, no ambiente virtual. Esta noite será, portanto, nossa referência para dialogarmos on-line. Para além desse dia, responderei as dúvidas, sempre que possível, em um prazo de 24 horas, após a postagem no ambiente virtual.
Para iniciar, leia o Plano de Ensino e o Roteiro de Estudos disponíveis a seguir.
Bons estudos!
Roteiro Geral de Estudos
Estudos Atividades Carga Horária Período Orientações Iniciais - Leia o Plano de Ensino da unidade curricular e o Roteiro de Estudos.
Unidade 1: REDS no ensino da Matemática
- Estudo do material didático - 17h
- Vídeo indicado - 3h
- Aula 1, dia 31/05 – 4h
- Atividade Avaliativa: (2,5 pontos) – 4h
28h 30/05 - 12/06 Unidade 2: Aplicação de REDS no ensino da Matemática
- Estudo do material didático – 16h
- Vídeo indicado – 4h
- Aula 2, dia 07/06 – 4h
- Atividade Avaliativa 2: (2,5 pontos) – 4h
28h 13/06 - 26/06 Atividade Avaliativa Final - 1ª chamada 4h 27/06 - 30/06 Atividade Avaliativa Final – 2ª chamada -- 01/07 Atividade Avaliativa de Recuperação -- 04/07 - 06/07
- Unidade 1 - REDS no Ensino da Matemática
Unidade 1 - REDS no Ensino da Matemática
Nesta unidade, vamos explorar os recursos educacionais digitais no ensino da Matemática, tais como jogos, simuladores, objetos de aprendizagem, aplicativos.
Carga Horária:
28 horasPeríodo:
30/05 - 12/06Material Didático
Nesta unidade de ensino, como material de leitura obrigatória, indico o Livro intitulado "REDS no ensino da Matemática", postado logo abaixo.
Aula 1
No dia 31/05, iniciando às 18:30h, teremos nossa aula desta unidade de estudo.
Nesse encontro, veremos os primeiros conceitos teóricos e também recursos na prática, relativos ao tema "REDS no ensino da Matemática".
Aula - Lic. Matemática - Laboratório de Matemática
Terça-feira, 31 de maio · 18:30h
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/muc-bnvu-quj
Sua presença é muito importante!
Aguardo você.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Participe da atividade avaliativa desta unidade de estudo, que será uma Tarefa.
Nesta Tarefa você deverá analisar e apresentar um recurso educacional digital (RED) voltado ao ensino da Matemática. Para tanto, você deverá utilizar os 9 critérios de análise de REDS estudados nesta Unidade de Estudo (CIEB, 2020). Para facilitar, abaixo, encontram-se os critérios que devem ser contemplados em sua análise:
1. Dados de Identificação do RED:
- Título do RED
- Tipo de RED (identificar o tipo do RED)
- Endereço eletrônico do RED / Link para acesso ao RED
- Autor do RED (identificar a autoria do RED)
- Licença para utilização (identificar se é aberto ou não)
- Conteúdo específico da Matemática abordado pelo RED
2 - Critérios de Análise do RED:
- Alinhamento com o currículo
- Qualidade do conteúdo
- Metodologia pedagógica
- Avaliação do aprendizado
- Facilidade de uso
- Padrões de integração
- Compatibilidade técnica
- Acessibilidade
- Recomendação
Essa atividade vale 2,5 pontos na nota da unidade curricular. Você será avaliado(a) nesta atividade a partir dos critérios de participação, pontualidade e coerência argumentativa. Poste um arquivo salvo em PDF.
O prazo para a realização desta atividade é de 30/05 - 12/06, até às 23 horas e 55 minutos. Caso você não realize esta atividade, ficará sem a avaliação relativa à Unidade 1.
Material Complementar
Na sequência, encontram-se materiais complementares que ajudarão você a entender melhor os conceitos trabalhados nesta unidade de ensino.
Sua leitura não é obrigatória, mas altamente recomendável.
- Unidade 2 - Aplicação de REDS no ensino da Matemática
Unidade 2 - Aplicação de REDS no ensino da Matemática
Nesta unidade, vamos explorar as possibilidades de utilização e aplicação de REDS no ensino da Matemática, a partir do 'olhar' docente.
Carga Horária:
28 horasPeríodo:
13/06 - 26/06Material Didático
Nesta unidade de ensino, como material de leitura obrigatória, indico o Livro intitulado "Aplicação de REDS no ensino da Matemática", postado logo abaixo.
Aula 2
No dia 07/06, com início às 18:30h, teremos nossa aula desta unidade de estudo.
Nesse encontro, veremos os conceitos teóricos relativos ao tema "Aplicação de REDS no ensino da Matemática".
Aula - Lic. Matemática - Laboratório de Matemática
Terça-feira, 7 de junho · 18:30pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/yse-dyxu-bmkSua presença é fundamental!
Aguardo você!
Atividade de Aprendizagem e Avaliação
Participe da atividade avaliativa desta unidade de estudo, que será uma Tarefa.
Você deverá elaborar um tutorial de um recurso educacional digital para o ensino da matemática. Para tanto, você deverá apresentar o RED, incluindo-se todos os requisitos de funcionalidades analisados na tarefa anterior.
Essa atividade vale 2,5 pontos na nota da unidade curricular. Você será avaliado(a) nesta atividade a partir dos critérios de participação, pontualidade e coerência argumentativa.
O prazo para a realização desta atividade é de 13/06 - 26/06, até às 23 horas e 55 minutos. Caso você não realize esta atividade, ficará sem a avaliação relativa à Unidade 2.
NOVO PRAZO: 01/07
A postagem desta atividade pode ser feita aqui também, mas DEVE ser feita no link da Biblioteca Virtual do Campus Tubarão, no link que segue:
https://mnemosine.tubarao.ifsc.edu.br/
Para tanto, você deve, primeiro se cadastrar como usuário e, depois, proceder ao cadastro de seu tutorial.
Material Complementar
Na sequência, encontram-se materiais complementares que ajudarão você a entender melhor os conceitos trabalhados nesta unidade de ensino. Os arquivos, todos em PDF, estão postados logo abaixo.
Sua leitura não é obrigatória, mas altamente recomendável.
- Encerramento
Encerramento
Atividade Avaliativa Final - 1ª chamada
Entre os dias 27/06 - 30/06, você deverá postar a sua atividade avaliativa final da disciplina (1ª chamada). Essa atividade avaliativa vale 50% da nota final da disciplina.
NOVO PRAZO: 05/07
Atividade Avaliativa Final - 2ª chamada
Caso você perca esse prazo, poderá postar a avaliação final de 2ª chamada - somente no dia 01/07. Tem direito a essa avaliação os alunos que, por motivos válidos na legislação, perderam a 1ª chamada. Essa avaliação também vale 50% da nota da disciplina.
NOVO PRAZO: 07/07
Atividade Avaliativa de Recuperação
Ainda, caso você não alcance a média para aprovação na disciplina, você poderá fazer a atividade avaliativa de recuperação, a qual está prevista para os dias de 04 e 06 de julho.
NOVO PRAZO: 11 a 13 de julho
Não perca os prazos! Espero por você!
Reflexão Final
Nesta unidade curricular, você estudou a respeito dos REDS aplicados ao ensino da Matemática, incluindo jogos, objetos de aprendizagem, simuladores, aplicativos, dentre outros. Também aprendemos uma forma segura de analisarmos o uso de REDS no ensino da Matemática, através de critérios didático-pedagógicos.
Espero que esta unidade curricular tenha sido de aprendizagens bastante profícuas para você!
Por fim, reforço que é muito importante que você avalie esta unidade curricular. Clique nos links disponíveis na sequência e dê seu feedback. Sua opinião é essencial para sabermos nossos acertos e para identificarmos oportunidades de melhoria.
Sucesso e até a próxima!
Avaliando a unidade curricular
No encerramento de todas as unidades curriculares deste curso, será solicitado que você responda sobre como foi seu processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será realizada por meio de uma enquete de respostas anônimas (com questões específicas) e um fórum aberto (no qual você poderá registrar a sua opinião sobre todo e qualquer aspecto da unidade curricular). Sua participação é essencial para que possamos aperfeiçoar nossas próximas ofertas! Não deixe de participar!