

Seja bem-vindo(a) ao AVEA de GERENCIAMENTO DE RISCOS do Eixo Tecnológico PRODUÇÃO INDUSTRIAL . Neste AVEA, você encontrará encontrará conteúdos referentes à classificação dos riscos, suas consequências e causas, bem como às análises qualitativa e quantitativa e resposta ao risco por meio de ações e Risk Information Sheet (RIS) a fim de Eliminar, Mitigar, Transferir ou Aceitar os Riscos..
Para iniciar, leia o Roteiro de estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.
Estudos |
Conteúdos e Atividades |
Carga Horária |
Estudo 1: Riscos do negócio – Classificação em riscos de projeto, produto (técnico) e negócio |
Apostila Gerenciamento de riscos Estudo de Caso – Doença Marisco
Apresentação – Estudo de caso - Gerenciamento de risco Doença Marisco
Dinâmica em grupo (fase 1) – Classificação de riscos |
8 h |
Estudo 2: |
Apostila Gerenciamento de riscos Estudo de Caso – Doença Marisco
Apresentação – Estudo de caso – Gerenciamento de risco Doença Marisco Gráficos de Pareto – Exercício Doença
Dinâmica em grupo (fase 2) – Consequências e Causas dos riscos |
8 h |
Estudo 3: Análise Qualitativa: Impactos (Negativos e Positivos) – Matriz de probabilidade e impacto – Matriz de classificação de risco – R.M.M.M (Risk Mitigation Monitoring and Management) |
Apostila Gerenciamento de riscos Estudo de Caso – Doença Marisco
Apresentação – Estudo de caso – Gerenciamento de risco Doença Marisco
Dinâmica em grupo (fase 3) – Classificação de riscos |
4 h |
Estudo 4: Análise Quantitativa: Análise de sensibilidade (Diagrama de tornado) – Análise do Valor Monetário Esperado (Árvore de Decisão) – Simulação de Monte Carlo – Exposição do risco (Risk Exposure – RE) |
Apostila Gerenciamento de riscos Estudo de Caso – Doença Marisco
Apresentação – Estudo de caso - Gerenciamento de risco Doença Marisco Sensibilidade – Doença nos mariscos – Planilha Aula sensibilidade – Como criar o gráfico de Tornado Monte Carlo simulação – Planilha Aula simulação de Monte Carlo
Dinâmica em grupo (fase 4) – Diagrama de tornado – Árvore de Decisão – Simulação de Monte Carlo – Exposição do risco Quis – Nota 1 (Síncrona) – Individual |
8 h |
Estudo 5: |
Apostila Gerenciamento de riscos Estudo de Caso - Doença Marisco
Apresentação - Estudo de caso - Gerenciamento de risco Doença Marisco
Dinâmica em grupo (fase 5) - Respostas aos riscos - Plano de ação - Risk Information Sheet (RIS) - Nota 2. |
4 h |
Estudo 6: |
Entrega de artigo científico - Caso de gerenciamento de risco - Modelo RCT - Individual - Nota 3 |
13 h |
Carga Horária
8 horas
Riscos do negócio - Classificação em riscos de projeto, produto (técnico) e negócio.
Nesse estudo o docente poderá utilizar a apresentação “Aula Gerenciamento de risco” para trazer os conceitos básicos de gerenciamento de risco, envolvendo a classificação dos riscos em positivos e negativos, bem como em projeto, produto e negócio.
Poderá utilizar o “Estudo de caso de Doença em Mariscos” e a “Aula Gerenciamento de risco” para iniciar uma dinâmica (atividade), por meio do miro.com, com a turma dividida em equipes e com o objetivo de identificar e classificar os riscos, conforme estudado nesta etapa.
Cada turma terá um assunto, definido pelo docente ou discentes, para desenvolver a dinâmica ao longo dos encontros.
Será utilizado um Brainstorming para identificar os riscos positivos e negativos e classificá-los em riscos de projeto, produto e negócio (alternativamente: riscos naturais, os riscos tecnológicos, os riscos sociais e os riscos ambientais).
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Este material possui:
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Dinâmica em grupo
Sugestão de dinâmica (atividade síncrona) em grupo no miro.com, utilizando conceitos e conteúdos estudados no tópico para desenvolver um gerenciamento de riscos. Essa dinâmica envolverá e ocorrerá ao longo de todos os estudos previstos neste AVEA.
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Passos:
Carga Horária
8 horas
Nesse estudo o docente poderá utilizar a apresentação “Aula Gerenciamento de risco” para trazer as ferramentas da qualidade e as metodologias de análise e solução de problemas.
Poderá utilizar os materiais “Estudo de caso de Doença em Mariscos”, a “Aula Gerenciamento de risco”, o “Gráficos de Pareto - Exercício Doença” e a “Carta de tendência” para dar sequência na segunda parte da dinâmica (atividade), por meio do miro.com, com a turma dividida em equipes e com o objetivo de identificar os danos causados (consequências) e causas dos riscos, conforme estudado nesta etapa.
Será utilizado um Brainstorming para levantamento do danos causados (consequências positivas e negativas); realizado o levantamento das causas dos riscos por meio do Diagrama de Ishikawa; a priorização das causas (levantadas pelo Diagrama de Ishikawa) por meio do GUT (Gravidade, Urgência e Tendência); a aplicação da Carta de Controle para avaliar o histórico de ocorrência das causas; a criação de Carta de Tendência com os dados da Carta de Controle; o estabelecimento de um cronograma das demais etapas do gerenciamento de riscos e a aplicação do Diagrama de Pareto para as causas levantadas no Diagrama de Ishikawa.
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Este material possui:
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Carga Horária
4 horas
Análise Qualitativa: Impactos (Negativos e Positivos) - Matriz de probabilidade e impacto - Matriz de classificação de risco - R.M.M.M (Risk Mitigation Monitoring and Management).
Nesse estudo o docente poderá utilizar a apresentação “Aula Gerenciamento de risco” para trazer os conceitos da análise qualitativa por meio do levantamento dos Impactos (Negativos e Positivos) para construção de uma matriz de probabilidade e impacto e/ou por meio do levantamento da frequência e severidade para construção de uma matriz de classificação de risco, bem como da R.M.M.M (Risk Mitigation Monitoring and Management).
Poderá utilizar os materiais “Estudo de caso de Doença em Mariscos” e a “Aula Gerenciamento de risco” para dar sequência na terceira parte da dinâmica (atividade), por meio do miro.com, com a turma dividida em equipes e com o objetivo de realizar uma análise qualitativa, conforme estudado nesta etapa.
Será realizada uma análise qualitativa dos riscos, identificando os impactos e probabilidades de cada risco; a análise por meio da criação da matriz de probabilidade e impacto; a criação de uma lista de riscos alto, médio e baixo; a criação da tabela de Frequência de Ocorrência; a criação da tabela de Severidade; a análise por meio da criação da Matriz de Classificação de Risco e o estabelecimento de uma tabela de análise preliminar.
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Este material possui:
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Dinâmica em grupo (fase 3) - Classificação de riscos
Carga Horária
8 horas
Análise Quantitativa: Análise de sensibilidade (Diagrama de tornado) - Análise do Valor Monetário Esperado (Árvore de Decisão) - Simulação de Monte Carlo - Exposição do risco (Risk Exposure – RE)
Nesse estudo o docente trará os conceitos da análise quantitativa: Análise de sensibilidade (Diagrama de tornado), Análise do Valor Monetário Esperado (Árvore de Decisão), Simulação de Monte Carlo e Exposição do risco (Risk Exposure – RE).
Poderá utilizar os materiais “Estudo de caso de Doença em Mariscos”; “Aula Gerenciamento de risco”; “Sensibilidade - Doença nos mariscos – Exemplos”; a “Sensibilidade - Doença nos mariscos - Como criar o gráfico de Tornado” e “Monte Carlo simulação – planilha” para dar sequência na quarta parte da dinâmica (atividade), por meio do miro.com, com a turma dividida em equipes e com o objetivo de realizar uma análise quantitativa, conforme estudado nesta etapa.
Será realizada uma análise quantitativa por meio da análise de sensibilidade (Diagrama de tornado); uma análise quantitativa por meio da análise do Valor Monetário Esperado (Árvore de Decisão); uma realização da análise quantitativa por meio da Simulação de Monte Carlo (opcional) e o cálculo da Exposição do risco (Risk Exposure – RE).
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Nesse estudo o docente também pode realizar um Quiz (Síncrona) individual no metimeter.com (atividade síncrona) com os conceitos e conteúdo de gerenciamento de riscos.
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Agilidade nas respostas; Apropriação e assimilação do conhecimento; Capacidade de articulação e Diálogo e Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Este material possui:
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Dinâmica em grupo (fase 4) - Diagrama de tornado - Árvore de Decisão - Simulação de Monte Carlo - Exposição do risco
Quiz – Nota 1 (Síncrona) - Individual
Sugestão de montagem de um quiz no metimeter.com (atividade síncrona) com os conceitos e conteúdo de gerenciamento de riscos.
Critérios a serem observados:
Participação quantitativa;
Participação qualitativa;
Agilidade nas respostas,
Apropriação e assimilação do conhecimento,
Capacidade de articulação e
Diálogo e Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Carga Horária
4 horas
Resposta aos riscos (Eliminar, Mitigar, Transferir ou Aceitar o Risco)
Nesse estudo o docente trará o conteúdo relacionado à resposta aos riscos (Eliminar, Mitigar, Transferir ou Aceitar o Risco).
Poderá utilizar os materiais “Estudo de caso de Doença em Mariscos” e “Aula Gerenciamento de risco” para dar sequência na quinta e última parte da dinâmica (atividade), por meio do miro.com, com a turma dividida em equipes e com o objetivo de trazer a resposta aos riscos por meio de ações de eliminação, mitigação, transferência ou aceitação dos riscos, conforme estudado nesta etapa.
Será realizada a montagem do Plano de Ação (5W2H) a fim de eliminar, mitigar, transferir ou aceitar os riscos; a elaboração do Risk Information Sheet – RIS (para cada Risco) e o estabelecimento de indicadores de controle e acompanhamento por Carta de Tendências.
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Este material possui:
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Dinâmica em grupo (fase 5)– Respostas aos riscos - Plano de ação - Risk Information Sheet (RIS) – Nota 2
Carga Horária
13 horas
Artigo Científico e modelo de submissão para a revista RTC do IFSC.
Nesse estudo o docente apresentará o modelo de submissão de artigo científico (Individual) de um estudo de caso de gerenciamento de risco para a revista RTC do IFSC ou para algum outro periódico de sua escolha.
Entrega de artigo científico – Caso de gerenciamento de risco – Modelo RCT – Individual
Sugestão de elaboração de artigo sobre o gerenciamento de riscos, principalmente estudos de caso, bem como submissão para a revista RTC do IFSC.
Critérios:
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Dinâmica em grupo
Sugestão de dinâmica (atividade síncrona) em grupo no miro.com, utilizando conceitos e conteúdos estudados no tópico para desenvolver um gerenciamento de riscos. Essa dinâmica envolverá e ocorrerá ao longo de todos os estudos previstos neste AVEA.
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Passos:
ESTUDO 4
Quiz – Nota 1 (Síncrona) - Individual
Sugestão de montagem de um quiz no metimeter.com (atividade síncrona) com os conceitos e conteúdo de gerenciamento de riscos.
Critérios a serem observados:
ESTUDO 6
Entrega de artigo científico – Caso de gerenciamento de risco – Modelo RCT – Individual
Sugestão de elaboração de artigo sobre o gerenciamento de riscos, principalmente estudos de caso, bem como submissão para a revista RTC do IFSC.
Critérios:
1.
COORDENADORA DO EIXO
ELISA FLEMMING LUZ - EMAIL: elisa@ifsc.edu.br
DESIGNERS EDUCACIONAIS
Daniela Estaregue Alves - EMAIL: daniela.estaregue@ifsc.edu.br
Greice Botelho - EMAIL: greice.botelho@bolsista.ifsc.edu.br
PROFESSOR
Cassio Aurelio Suski - EMAIL: cassio.suski@ifsc.edu.br