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  • Eixo Tecnológico - Produção Industrial


    Gestão de Produção

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    VERSÃO ATUAL - 2020.1
    Adaptação e ampliação Nome e Sobrenome (indique quem atuou na adaptação da sala, caso houve - se for a primeira versão da sala, você pode apagar essa parte da ficha)
    Design educacional

    Nome e Sobrenome (se não houver, clique com botão direito e exclua a linha)

    Design multimídia

    Nome e Sobrenome (se não houver, clique com botão direito e exclua a linha)

    Revisão textual

    Nome e Sobrenome (se não houver, clique com botão direito e exclua a linha)

    VERSÃO ORIGINAL - 2019.2 (link )
    Autoria Nome do(s) autor(es) da sala original (se esta sala for a primeira, apenas essa ficha precisa ser apresentada)
    Design educacional Nome e Sobrenome (se não houver, clique com botão direito e exclua a linha)
    Design multimídia Nome e Sobrenome (se não houver, clique com botão direito e exclua a linha)
    Revisão textual Nome e Sobrenome (se não houver, clique com botão direito e exclua a linha)

    Licença Creative Commons
    Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

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    • Plano de Estudos

      Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Gestão de Produção do Eixo Tecnológico Produção Industrial. Neste AVEA, você encontrará encontrará conteúdos referente à planejamento e controle da produção, sistemas de produção, métodos de análise e solução de problemas e medida do trabalho.

      Para iniciar, leia o Roteiro de estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.

      • PLANO DE ESTUDOS
      • Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária

        Estudo 1:

        PCP e Sistemas Produtivos

        • Texto Didático:
          PCP e Sistemas Produtivos
        • Apresentação:
          Histórico dos sistemas de produção
          Planejamento e controle da produção
          Sistemas de controle de estoque e Custos de fabricação

        • Atividades:
          Questionário 1 – Histórico dos sistemas de produção – PCP (Assíncrona)

          Questionário 2 – Estoque (Assíncrona)
        10 h
        Estudo 2: 
        Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts
        • Texto Didático: 
          Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts
        • Apresentação:
          Sistemas integrados de manufatura e seus Layouts

        2 h
        Estudo 3:
        Lean Manufacturing 

        e a Filosofia JIT


        • Texto Didático:
          Lean Manufacturing e a Filosofia JIT
        • Apresentação:
          Lean Manufacturing
        • Atividades:
          Questionário 3 – Sistemas integrados de manufatura e seus layouts - Lean Manufacturing (Assíncrona)
        2 h

        Estudo 4:

        Sistemas De Produção Empurrado E Puxado - Mapa De Fluxo De Valor

        • Texto Didático: 
          Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor

        • Apresentação:
          Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor
          Kanban

        • Atividades:

          Quiz – Nota 1 (Síncrona)

        4 h

        Estudo 5:

        Método de Análise e Solução de Problemas – PDCA

        • Texto Didático:
          Método de Análise e Solução de Problemas – PDCA
        • Apresentação:
          Ferramentas da qualidade e MASP – PDCA

        • Atividades:
          Questionário 4 – produção puxado e empurrado – Kanban - Ferramentas da Qualidade (Assíncrona)
          Entrega de vídeo do impacto das atividades de produção mecânica no meio ambiente – Nota 2 (Assíncrona)

          Dinâmica – Nota 3 (Síncrona)
        12 h

        Estudo 6:

        Medida do Trabalho

        • Texto Didático: 
          Medida do Trabalho
        • Apresentação:
          Medida do trabalho - Tempos e métodos – Cronoanálise

        • Atividades:
          Questionário 5 – MASP – PDCA - Medida do trabalho – Tempos e métodos – Cronoanálise (Assíncrona)

        • Dinâmica – Nota 4 (Síncrona)
    • Encontros Síncronos

      • Presença

        • Dúvidas

          •  Mural de avisos Fórum
          •  Fórum de dúvidas
        • Estudo1 - PCP e Sistemas Produtivos

          Carga Horária
          10 horas

          Apresentar os conceitos básicos de planejamento e controle da produção, envolvendo os sistemas de controle de estoque e custos de fabricação.

          • Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “Apostila - PCP e Sistemas Produtivos” e as apresentações “Histórico dos sistemas de produção”, “Planejamento e controle da produção” e “Sistemas de controle de estoque e Custos de fabricação” para trazer o histórico e os conceitos de Planejamento e controle da produção, bem como os custos de um sistema de controle de estoque.
            Poderá aplicar um Questionário 1 – Histórico dos sistemas de produção – PCP (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização dos temas “Histórico dos sistemas de produção” e “Planejamento e controle da produção”, assim como aplicar um Questionário 2 – Estoque (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização do tema “Sistemas de controle de estoque e Custos de fabricação”.


            Critérios a serem observados: Domínio de conhecimentos, compreensão, interpretação, análise e aplicação.

          • TEXTO DIDÁTICO
          •  Apostila - PCP e Sistemas Produtivos Arquivo

            Conteúdo do material:

            • INTRODUÇÃO 
            • Funções dos Sistemas de Produção 
            • Planejamento e Controle de Produção 
            • Estratégia de Produção 
            • Plano de Produção 
            • Análise da Capacidade de Produção 
            • Técnica de Previsão 
            • Planejamento-Mestre da Produção 
            • O Tempo no PMP 
            • Análise da Capacidade de Produção 
            • Programação da Produção 
            • Administração dos Estoque
            • Classificação ABC 
            • Tamanho do Lote de Reposição 
            • Lote Econômico Básico
            • Lote Econômico com Entrega Parcelada 
            • Lote Econômico com Descontos 
            • Algumas Considerações sobre o LE
            • Modelos de Controle de Estoques 
            • Controle por Ponto de Pedido
            • Controle por Revisões Periódicas
            • Controle pelo MRP 
            • Estoques de Segurança 
            • REFERÊNCIAS
          • Apresentação
          •  PPT - Histórico do Sistema de Produção Arquivo
          •  PPT - Planejamento e controle da produção Arquivo
          •  PPT - Sistemas de controle de estoque e Custos de fabricação Arquivo
          • Atividade
          •  Questionário 1 – Histórico dos sistemas de produção – PCP Arquivo
          •  Questionário 1 – RESPOSTAS Arquivo
          •  Questionário 2 – Estoque Arquivo
          •  Questionário 2 – RESPOSTAS Arquivo
        • Estudo 2 - Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts

          Carga Horária
          2 horas

          Conhecer os principais layout de sistemas de manufatura utilizados na cadeia produtiva, bem como identificar suas caraterísticas e aplicações.

          • Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “APOSTILA - Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts” e a apresentação “PPT - Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts” para trazer os principais layouts de sistemas de manufatura utilizados na cadeia produtiva, bem como identificar suas caraterísticas e aplicações.

          • TEXTO DIDÁTICO
          •  APOSTILA - Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts Arquivo

            Conteúdo do material:

            • INTRODUÇÃO
            • Layout Funcional 
            • Layout por produto ou em linha
            • Layout fixo ou posicional 
            • Layout contínuo
            • Layout em célula
            • REFERÊNCIAS
          • Apresentação
          •  PPT - Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts Arquivo
        • Estudo 3 - Lean Manufacturing e a Filosofia JIT

          Carga Horária
          2 horas

          Trazer os conceitos nas novas filosofias da qualidade relacionadas aos princípios do Lean Manufacturing (produção enxuta) do Sistema Toyota de Produção com o intuito de despertar o interesse na melhoria contínua e na redução de desperdícios.

          • Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “APOSTILA - Lean Manufacturing” e a apresentação “PPT - Lean Manufacturing” para trazer os conceitos nas novas filosofias da qualidade relacionadas aos princípios do Lean Manufacturing (produção enxuta) do Sistema Toyota de Produção com o intuito de despertar o interesse na melhoria contínua e na redução de desperdícios.


            Poderá aplicar um Questionário 3 – Sistemas integrados de manufatura e seus layouts - Lean Manufacturing (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização do tema.


            Critérios a serem observados: Domínio de conhecimentos, compreensão, interpretação, análise e aplicação.

          • TEXTO DIDÁTICO
          •  APOSTILA - Lean Manufacturing Arquivo

            Conteúdo do material:

            • LEAN MANUFACTURING E A FILOSOFIA JIT
            • Filosofia Just in Time
            • Características do Just in Time
            • Vantagens do Just in Time
            • Limitações do Just in Time
            • Sistema Kanban de 2 cartões
            • Sistema Kanban de 1 cartão
            • Sistema Kanban com fornecedores
            • REFERÊNCIAS
          • Apresentação
          •  PPT - Lean Manufacturing Arquivo
          • Atividade
          •  Questionário 3 – Sistemas integrados de manufatura e seus layouts - Lean Manufacturing Arquivo
          •  Questionário 3 - RESPOSTAS Arquivo
        • Estudo 4 - Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa De Fluxo De Valor

          Carga Horária
          4 horas

          Possibilitar diferenciar as características dos sistemas empurrado e puxado de produção
          com relação as atividades de programação da produção (administração de estoques, sequenciamento e emissão de ordens.
          Analisar a cadeia de valor dos produtos e processos por meio do mapa de fluxo de valor a fim de verificar agregação e não agregação de valor aos produtos em cada etapa do processo produtivo.

          • Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “APOSTILA - Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor” e as apresentações “PPT – kanban” e “PPT - Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor” para possibilitar diferenciar as características dos sistemas empurrado e puxado de produção com relação as atividades de programação da produção (administração de estoques, sequenciamento e emissão de ordens), bem como analisar a cadeia de valor dos produtos e processos por meio do mapa de fluxo de valor a fim de verificar agregação e não agregação de valor aos produtos em cada etapa do processo produtivo.
            Nesse estudo o docente também pode realizar um Quiz (Síncrona) individual no metimeter.com (atividade síncrona), a ser criado pelo docente, com os temas relacionados aos estudos 1 à 4.


            Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Agilidade nas respostas; Apropriação e assimilação do conhecimento; Capacidade de articulação e Diálogo e Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).

          • TEXTO DIDÁTICO
          •  APOSTILA - Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor Arquivo

            Conteúdo do material:

            • SISTEMAS DE PRODUÇÃO EMPURRADO E PUXADO
            • MAPA DE FLUXO DE VALOR
            • EMPURRADO 
            • PUXADO 
            • REFERÊNCIAS
          • Apresentação
          •  PPT - Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor Arquivo
          •  PPT - kanban Arquivo
          • Atividade
          • Quiz – Nota 1 (Síncrona)

            Sugestão de montagem de um quiz no metimeter.com (atividade síncrona) com os conteúdos:

            1. PCP e Sistemas Produtivos;
            2. Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts;
            3. Lean Manufacturing e a Filosofia JIT;
            4. Sistemas De Produção Empurrado E Puxado - Mapa De Fluxo De Valor

            Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Agilidade nas respostas, Apropriação e assimilação do conhecimento,  Capacidade de articulação e diálogo e Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).

        • Estudo 5 - Método de Análise e Solução de Problemas – PDCA

          Carga Horária
          12 horas

          Material para ensino e aprendizagem sobre Novas Filosofias da Qualidade.

          • Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “PPT - Método de Análise e Solução de Problemas – PDCA” e a apresentação “PPT - Ferramentas da qualidade e MASP” para trazer os conceitos e as aplicações das ferramentas da qualidade inseridas no método de análise e solução de problemas – PDCA a fim de identificar as possíveis causas de problemas.

            Poderá aplicar um Questionário 4 – produção puxado e empurrado – Kanban - Ferramentas da Qualidade (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização do tema.

            Critérios a serem observados: Domínio de conhecimentos, compreensão, interpretação, análise e aplicação.

            Sugere-se também que o docente solicite aos alunos que postem um vídeo do impacto das atividades de produção mecânica no meio ambiente (Assíncrona). Deverá ser gravado um vídeo (de até 2 minutos) com o celular na posição horizontal, onde o aluno deve aparecer relatando sobre três impactos ambientais da produção mecânica. O vídeo deve trazer o relato, bem como imagens dos impactos citados e deve ser enviado para ___________@ifsc.edu.br.

            Critérios a serem observados: Estar presente nas imagens do vídeo gravado; possuir até 2 minutos de gravação; apresentar, por meio de imagens, no mínimo três impactos ambientais da produção mecânica; clareza e objetividade. 

            Além disso, poderá utilizar a apresentação “PPT - Ferramentas da qualidade e MASP” para realizar uma dinâmica (atividade Síncrona), por meio do miro.com, com a turma dividida em equipes e com o objetivo de aplicar o PDCA para identificação de causas de problemas e definição de ações para mitigação, conforme estudado nesta etapa.

            Cada turma terá um assunto, definido pelo docente ou discentes, para desenvolver a dinâmica ao longo de alguns encontros.

            Serão realizadas as seguintes etapas na dinâmica:

            Fase P - Planejar

            • Definir claramente o problema e reconhecer sua importância;
            • Aplicar a Carta de Controle para avaliar o histórico de ocorrência do problema;
            • Criar a Carta de Tendência com os dados da Carta de Controle;
            • Utilizar um Brainstorming para levantamento dos danos causados (consequências);
            • Estabelecer um cronograma das demais etapas do PDCA;
            • Realizar o levantamento das causas do problema por meio do Diagrama de Ishikawa;
            • Aplicar a Carta de Controle para avaliar o histórico de ocorrência das causas e quantificá-las ou Priorizar as causas (levantadas pelo Diagrama de Ishikawa) por meio do GUT (Gravidade, Urgência e Tendência);
            • Aplicar o Diagrama de Pareto para as causas levantadas no Diagrama de Ishikawa;
            • Montar o Plano de Ação (5W2H) a fim de eliminar, mitigar, transferir ou aceitar as causas;
            • Estabelecer indicadores de controle e acompanhamento.

            Fase D - Ação

            • Divulgar o plano de ação;
            • Realizar os treinamentos;
            • Executar as ações planejadas.

            Fase C - Verificação

            • Verificar os indicadores de controle e acompanhamento por meio de Carta de Tendências;
            • Confirmar se a causa fundamental (raiz) foi efetivamente encontrada e bloqueada.

            Fase A - Padronização

            Estabelecer o novo procedimento operacional;

            Criar uma padronização;

            Criar dispositivos a prova de erros (Poka-yoke);

            Realizar novos estudos de melhoria contínua (novos PDCA).

            Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).

          • TEXTO DIDÁTICO
          •  Método de Análise e Solução de Problemas – PDCA Arquivo

            Conteúdo do material:

            • INTRODUÇÃO 
            • Definição da Função
            • Macrofluxograma
            • Determinação dos Itens de Controle
            • Padronização
            • Utilização da metodologia de análise e solução de problemas (MASP)
            • Educação e Treinamento
            • Método PDCA
            • Brainstorming
            • Folha de Verificação
            • Carta de Tendência
            • Diagrama de Ishikawa
            • Diagrama de Pareto
            • 5W2H
            • REFERÊNCIAS
          • Apresentação
          •  PPT - Ferramentas da qualidade e MASP Arquivo
          • Atividade
          •  Questionário 4 – produção puxado e empurrado – Kanban - Ferramentas da Qualidade Arquivo
          •  Questionário 4 - RESPOSTAS Arquivo
          • Vídeo – Nota 2 (Assíncrona)
            Sugestão de entrega de vídeo do impacto das atividades de produção mecânica no meio ambiente
            Deverá ser gravado um vídeo (de até 2 minutos) com o celular na posição horizontal, onde o aluno deve aparecer relatando sobre três impactos ambientais da produção mecânica conforme a lista de alunos que será exposta na sequência. O vídeo deve trazer o relato, bem como imagens dos impactos citados e deve ser enviado para ___________@ifsc.edu.br.


            Critérios a serem observados: Estar presente nas imagens do vídeo gravado; possuir até 2 minutos de gravação; apresentar, por meio de imagens, no mínimo três impactos ambientais da produção mecânica; clareza e objetividade.

          • Dinâmica PDCA – Nota 3
            Sugestão de dinâmica (atividade síncrona) em grupo no miro.com por meio da aplicação de um PDCA completo, utilizando as ferramentas da qualidade estudadas no tópico.
            Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).

        • Estudo 6 - Medida do Trabalho

          Carga Horária
          8 horas

          Estudar os tempos e métodos de trabalho por meio da cronoanálise para definição de Tempo Padrão do Elemento e de operação, bem como calcular a carga de mão-de-obra e de máquina.

          • Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “APOSTILA - Medidas do trabalho” e a apresentação “PPT - Medida do trabalho - Tempos e métodos – Cronoanálise” para estudar os tempos e métodos de trabalho por meio da cronoanálise para definição de Tempo Padrão do Elemento e de operação, bem como calcular a carga de mão-de-obra e de máquina.

            Poderá aplicar um Questionário 5 – MASP – PDCA - Medida do trabalho – Tempos e métodos – Cronoanálise (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização do tema.

            Critérios a serem observados: Domínio de conhecimentos, compreensão, interpretação, análise e aplicação.

            Além disso, poderá utilizar a apresentação “PPT - Medida do trabalho - Tempos e métodos – Cronoanálise” para realizar uma dinâmica (atividade Síncrona), por meio do miro.com, com a turma dividida em equipes e com o objetivo de fazer uma cronoanálise para definição de Tempo Padrão do Elemento e de operação, bem como calcular a carga de mão-de-obra e de máquina

            Cada turma terá um produto ou processo, com seus respectivos tempos cronometrados, definido pelo docente ou discentes, para desenvolver a dinâmica ao longo de alguns encontros.

            Serão realizadas as seguintes etapas na dinâmica:

            • Determinação do número de observações
            • Avaliação do desempenho do operador e tempo normal
            • Avaliação do ritmo ou velocidade 
            • Cálculo do Tempo Observado 
            • Cálculo do Tempo Normal
            • Tolerância Pessoal 
            • Tolerância para Esperas Inevitáveis 
            • Tolerância para Fadiga 
            • Tempo Padrão do Elemento e Operação 
            • Determinação da carga de mão-de-obra 
            • Determinação da carga máquina

            Observação: Um exemplo de informações para a dinâmica é apresentado na Atividade “Dinâmica - Medida do Trabalho – Cronoanálise” e o docente pode, se necessário, alterar os dados para cada discente.

          • TEXTO DIDÁTICO
          •  APOSTILA - Medidas do trabalho Arquivo

            Conteúdo do material:

            • INTRODUÇÃO 
            • Técnicas de medida do trabalho
            • Tempos Pré-determinados 
            • Tempos Estatísticos 
            • Cronometragem 
            • Amostragem do Trabalho 
            • Tempos Históricos 
            • Cálculo dos Tempos 
            • Aplicabilidade 
            • Vantagens e Desvantagens 
            • Cálculo dos Tempos 
            • Aplicabilidade 
            • Vantagens e Desvantagens
            • Cronometragem 
            • Aplicabilidade 
            • SEQUÊNCIA DE PROCEDIMENTO DA CRONOMETRAGEM
            • Divisão da Operação em Elementos 
            • Eixo Tecnológico
            • Produção Industrial
            • MÉTODOS DE CRONOMETRAGEM 
            • Nivelamento dos Tempos 
            • DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE OBSERVAÇÕES
            • AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO OPERADOR E TEMPO NORMAL
            • AVALIAÇÃO DO RITMO OU VELOCIDADE 
            • Cálculo do Tempo Observado 
            • Cálculo do Tempo Normal
            • TOLERÂNCIAS 
            • Tolerância Pessoal 
            • Tolerância para Esperas Inevitáveis 
            • Tolerância para Fadiga 
            • TEMPO PADRÃO 
            • Tempo Padrão do Elemento e Operação 
            • DETERMINAÇÃO DA CARGA DE MÃO-DE-OBRA 
            • DETERMINAÇÃO DA CARGA MÁQUINA
            • REFERÊNCIAS

          • Apresentação
          •  PPT - Medida do trabalho - Tempos e métodos – Cronoanálise Arquivo
          • Atividade
          •  Questionário 5 – MASP – PDCA - Medida do trabalho – Tempos e métodos – Cronoanálise Arquivo
          •  Questionário 5 - RESPOSTAS Arquivo
          •  Dinâmica – Nota 4 Arquivo
        • Videoaulas e Materiais

          •  Apostila - PCP e Sistemas Produtivos Arquivo

            Conteúdo do material:

            • INTRODUÇÃO 
            • Funções dos Sistemas de Produção 
            • Planejamento e Controle de Produção 
            • Estratégia de Produção 
            • Plano de Produção 
            • Análise da Capacidade de Produção 
            • Técnica de Previsão 
            • Planejamento-Mestre da Produção 
            • O Tempo no PMP 
            • Análise da Capacidade de Produção 
            • Programação da Produção 
            • Administração dos Estoque
            • Classificação ABC 
            • Tamanho do Lote de Reposição 
            • Lote Econômico Básico
            • Lote Econômico com Entrega Parcelada 
            • Lote Econômico com Descontos 
            • Algumas Considerações sobre o LE
            • Modelos de Controle de Estoques 
            • Controle por Ponto de Pedido
            • Controle por Revisões Periódicas
            • Controle pelo MRP 
            • Estoques de Segurança 
            • REFERÊNCIAS
          •  PPT - Histórico do Sistema de Produção Arquivo
          •  PPT - Planejamento e controle da produção Arquivo
          •  PPT - Sistemas de controle de estoque e Custos de fabricação Arquivo
          •  APOSTILA - Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts Arquivo

            Conteúdo do material:

            • INTRODUÇÃO
            • Layout Funcional 
            • Layout por produto ou em linha
            • Layout fixo ou posicional 
            • Layout contínuo
            • Layout em célula
            • REFERÊNCIAS
          •  PPT - Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts Arquivo
          •  APOSTILA - Lean Manufacturing Arquivo

            Conteúdo do material:

            • LEAN MANUFACTURING E A FILOSOFIA JIT
            • Filosofia Just in Time
            • Características do Just in Time
            • Vantagens do Just in Time
            • Limitações do Just in Time
            • Sistema Kanban de 2 cartões
            • Sistema Kanban de 1 cartão
            • Sistema Kanban com fornecedores
            • REFERÊNCIAS
          •  PPT - Lean Manufacturing Arquivo
          •  APOSTILA - Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor Arquivo

            Conteúdo do material:

            • SISTEMAS DE PRODUÇÃO EMPURRADO E PUXADO
            • MAPA DE FLUXO DE VALOR
            • EMPURRADO 
            • PUXADO 
            • REFERÊNCIAS
          •  PPT - Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor Arquivo
          •  PPT - kanban Arquivo
          •  Método de Análise e Solução de Problemas – PDCA Arquivo

            Conteúdo do material:

            • INTRODUÇÃO 
            • Definição da Função
            • Macrofluxograma
            • Determinação dos Itens de Controle
            • Padronização
            • Utilização da metodologia de análise e solução de problemas (MASP)
            • Educação e Treinamento
            • Método PDCA
            • Brainstorming
            • Folha de Verificação
            • Carta de Tendência
            • Diagrama de Ishikawa
            • Diagrama de Pareto
            • 5W2H
            • REFERÊNCIAS
          •  PPT - Ferramentas da qualidade e MASP Arquivo
          •  APOSTILA - Medidas do trabalho Arquivo

            Conteúdo do material:

            • INTRODUÇÃO 
            • Técnicas de medida do trabalho
            • Tempos Pré-determinados 
            • Tempos Estatísticos 
            • Cronometragem 
            • Amostragem do Trabalho 
            • Tempos Históricos 
            • Cálculo dos Tempos 
            • Aplicabilidade 
            • Vantagens e Desvantagens 
            • Cálculo dos Tempos 
            • Aplicabilidade 
            • Vantagens e Desvantagens
            • Cronometragem 
            • Aplicabilidade 
            • SEQUÊNCIA DE PROCEDIMENTO DA CRONOMETRAGEM
            • Divisão da Operação em Elementos 
            • Eixo Tecnológico
            • Produção Industrial
            • MÉTODOS DE CRONOMETRAGEM 
            • Nivelamento dos Tempos 
            • DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE OBSERVAÇÕES
            • AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO OPERADOR E TEMPO NORMAL
            • AVALIAÇÃO DO RITMO OU VELOCIDADE 
            • Cálculo do Tempo Observado 
            • Cálculo do Tempo Normal
            • TOLERÂNCIAS 
            • Tolerância Pessoal 
            • Tolerância para Esperas Inevitáveis 
            • Tolerância para Fadiga 
            • TEMPO PADRÃO 
            • Tempo Padrão do Elemento e Operação 
            • DETERMINAÇÃO DA CARGA DE MÃO-DE-OBRA 
            • DETERMINAÇÃO DA CARGA MÁQUINA
            • REFERÊNCIAS

          •  PPT - Medida do trabalho - Tempos e métodos – Cronoanálise Arquivo
        • Atividades

          • ESTUDO 1 

          •  Questionário 1 – Histórico dos sistemas de produção – PCP Arquivo
          •  Questionário 1 – RESPOSTAS Arquivo
          •  Questionário 2 – Estoque Arquivo
          •  Questionário 2 – RESPOSTAS Arquivo
          • ESTUDO 3 

          •  Questionário 3 – Sistemas integrados de manufatura e seus layouts - Lean Manufacturing Arquivo
          •  Questionário 3 - RESPOSTAS Arquivo
          • ESTUDO 4 

          • Quiz – Nota 1 (Síncrona)

            Sugestão de montagem de um quiz no metimeter.com (atividade síncrona) com os conteúdos:

            1. PCP e Sistemas Produtivos;
            2. Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts;
            3. Lean Manufacturing e a Filosofia JIT;
            4. Sistemas De Produção Empurrado E Puxado - Mapa De Fluxo De Valor

            Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Agilidade nas respostas, Apropriação e assimilação do conhecimento,  Capacidade de articulação e diálogo e Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).

          • ESTUDO 5 

          •  Questionário 4 – produção puxado e empurrado – Kanban - Ferramentas da Qualidade Arquivo
          •  Questionário 4 - RESPOSTAS Arquivo
          • Vídeo – Nota 2 (Assíncrona)
            Sugestão de entrega de vídeo do impacto das atividades de produção mecânica no meio ambiente
            Deverá ser gravado um vídeo (de até 2 minutos) com o celular na posição horizontal, onde o aluno deve aparecer relatando sobre três impactos ambientais da produção mecânica conforme a lista de alunos que será exposta na sequência. O vídeo deve trazer o relato, bem como imagens dos impactos citados e deve ser enviado para ___________@ifsc.edu.br.


            Critérios a serem observados: Estar presente nas imagens do vídeo gravado; possuir até 2 minutos de gravação; apresentar, por meio de imagens, no mínimo três impactos ambientais da produção mecânica; clareza e objetividade.

          • Dinâmica PDCA – Nota 3
            Sugestão de dinâmica (atividade síncrona) em grupo no miro.com por meio da aplicação de um PDCA completo, utilizando as ferramentas da qualidade estudadas no tópico.
            Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).

          • ESTUDO 6 

          •  Questionário 5 - RESPOSTAS Arquivo
          •  Questionário 5 – MASP – PDCA - Medida do trabalho – Tempos e métodos – Cronoanálise Arquivo
          •  Dinâmica – Nota 4 Arquivo
        • Equipe

          COORDENADORA DO EIXO
          ELISA FLEMMING LUZ - EMAIL: elisa@ifsc.edu.br

          DESIGNERS EDUCACIONAIS
          Daniela Estaregue Alves - EMAIL: daniela.estaregue@ifsc.edu.br

          Greice Botelho - EMAIL: greice.botelho@bolsista.ifsc.edu.br 

          PROFESSOR
          Cassio Aurelio Suski - EMAIL: cassio.suski@ifsc.edu.br