• Eixo Tecnológico - Produção Industrial


    Indústrias Químicas

    • Plano de Estudos

      Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Indústrias Químicas do Eixo Tecnológico Produção Industrial. Neste AVEA, você encontrará assuntos e atividades relacionados a Operações Unitárias em plantas de Indústrias Químicas.

      Para iniciar, leia o Roteiro de estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.

    • Encontros Síncronos

      Nesse curso EAD não haverão encontros síncronos.

      • Presença

        • Sinterização

          Carga Horária
          20 horas

          Nesse curso será abordada a metalurgia do pó ou sinterização, com enfoque na operação unitária de prensagem, elementar nesse processo. As videoaulas fornecerão a base teórica necessária para entender a fundo como a operação unitária de prensagem está inserida no processo de sinterização, ramo da metalurgia, indústria química bastante relevante. Ao realizar a atividade prática, que será elaborada utilizando um simulador de uma bancada de laboratório, o aluno será capaz de fazer a conexão da química laboratorial com a indústria química.

          Objetivos de Aprendizagem:

          • Conhecer alguns equipamentos e operações utilizados em processos químicos.
          • Reconhecer a aplicabilidade e importância dos conhecimentos básicos adquiridos para a compreensão da evolução e funcionamento do parque industrial químico.
          • Localizar e identificar as principais operações unitárias aplicadas em processos químicos industrial.
        • Concentração de Ácido Acético

          Carga Horária
          10 horas

          Nesta parte do curso serão abordadas  análises da Indústria de Alimentos. Utilizando os simuladores Chemcollective e AMRITA Labs, que simulam bancadas de laboratórios, serão mostradas como são feitas algumas  análises comuns da indústria de alimentos, com determinação de concentração do vinagre em ácido acético. Na videoaula, será mostrado como utilizar os simuladores e relatórios serão sugeridos como atividades didáticas, para um aprendizado próximo à prática laboratorial.

          Objetivos de Aprendizagem

          • Conhecer diferentes análises da indústria de alimentos.
        • Proteínas - Análise Qualitativa

          Carga Horária
          10 horas

          Nesta parte do curso serão abordadas análises da Indústria de Alimentos. Utilizando os simuladores Chemcollective e AMRITA Labs, que simulam bancadas de laboratórios, serão mostradas como são feitas algumas  análises comuns da indústria de alimentos. Nas videoaulas, será mostrado como utilizar os simuladores e relatórios serão sugeridos como atividades didáticas, para um aprendizado próximo à prática laboratorial.

          Objetivos de Aprendizagem

          • Conhecer diferentes análises da indústria de alimentos.
          • Entender os tipos de análises qualitativas de proteínas.
        • Carboidratos - Análise Qualitativa

          Carga Horária
          10 horas

          Nesta parte do curso serão abordadas análises da Indústria de Alimentos. Utilizando os simuladores Chemcollective e AMRITA Labs, que simulam bancadas de laboratórios, serão mostradas como são feitas algumas  análises comuns da indústria de alimentos, como análises de carboidratos. Na videoaula, será mostrado como utilizar os simuladores e relatórios serão sugeridos como atividades didáticas, para um aprendizado próximo à prática laboratorial.

          Objetivos de Aprendizagem

          • Conhecer diferentes análises da indústria de alimentos.
          • Entender os tipos de análises qualitativas de carboidratos.
        • Polímeros

          Carga Horária
          10 horas

          Na terceira parte do curso será abordada uma análise comum em diferentes sistemas polímero-solvente, coma finalidade de terminar a viscosidade absoluta e massa molecular viscosimétrica de um polímero. Utilizando o simulador AMRITA Labs, que simula a bancada de um laboratório, será mostrado como os princípios de Ostwald são colocados em prática na análise de viscosidade. Uma planilha de excel com um exemplo de análise dos dados obtidos nos experimentos será fornecida. Na videoaula, será mostrado como utilizar o simulador e um relatório será sugerido como atividade didática, para um aprendizado próximo à prática laboratorial.

          Objetivos de Aprendizagem

          • Conhecer o método de Ostwald.
          • Encontrar a viscosidade absoluta de um sistema polímero-solvente.
          • Determinar a massa molecular média viscosimétrica de um polímero.
        • Saponificação

          Carga Horária
          10 horas

          Na quarta parte do curso será abordada uma análise comum em óleos, coma finalidade de terminar seus índices de saponificação. Utilizando o simulador AMRITA Labs, que simula a bancada de um laboratório, será mostrado como o caráter do ácido graxo da amostra de óleo/gordura é determinado. Na videoaula, será mostrado como utilizar o simulador e um relatório será sugerido como atividade didática, para um aprendizado próximo à prática laboratorial.

          Objetivos de Aprendizagem

          • Entender como é feita na prática a determinação do índice de saponificação.
          • Entender a reação química da hidrólise da gordura e sua relação com ácidos graxos.
          • Entender como o índice de saponificação relaciona-se com as características do ácidos graxos produzidos na hidrólise da gordura.
        • Operações Unitárias

          Carga Horária
          30 horas

          Na última parte do curso serão abordadas as operações unitárias de separação, muito comuns em todas as indústrias químicas. Utilizando o simulador AMRITA Labs, que simula a bancada de um laboratório, será mostrado como análises de destilação simples e fracionada, cromatografia, centrifugação, extração e cristalização são realizadas em laboratório. Na videoaula, será mostrado como utilizar o simulador e um relatório será sugerido como atividade didática, para um aprendizado próximo à prática laboratorial.

          Objetivos de Aprendizagem

          • Entender como é feita separação de misturas por destilação.
          • Entender como é feita separação de misturas por cromatografia.
          • Entender como é feita separação de misturas por centrifugação.
          • Entender como é feita separação de misturas por extração.
          • Entender como é feita separação de misturas por cristalização.
        • Videoaulas e Materiais

        • Equipe

          Professor conteudista
          Natália Joenck Ribeiro

          Designers educacionais
          Daniela Estaregue Alves 
          Elen Gomes Pereira 

          Revisores
          Denise de Mesquita Correa
          Caroline Reis Vieira dos Santos

          Coordenador no Campus Criciúma
          Bazilicio Manoel de Andrade Filho

          Coordenador do Eixo Tecnológico Produção Industrial
          Elisa Flemming Luz

          Coordenador Geral do PQ-ANP
          Maria da Glória Silva e Silva