

Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Gestão de Produção do Eixo Tecnológico Produção Industrial. Neste AVEA, você encontrará encontrará conteúdos referente à planejamento e controle da produção, sistemas de produção, métodos de análise e solução de problemas e medida do trabalho.
Para iniciar, leia o Roteiro de estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.
Estudos | Conteúdos e Atividades | Carga Horária |
Estudo 1: PCP e Sistemas Produtivos |
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10 h |
Estudo 2: Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts |
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2 h |
Estudo 3: Lean Manufacturing e a Filosofia JIT |
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2 h |
Estudo 4: Sistemas De Produção Empurrado E Puxado - Mapa De Fluxo De Valor |
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4 h |
Estudo 5: |
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12 h |
Estudo 6: Medida do Trabalho |
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Carga Horária
10 horas
Apresentar os conceitos básicos de planejamento e controle da produção, envolvendo os sistemas de controle de estoque e custos de fabricação.
Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “Apostila - PCP e Sistemas Produtivos” e as apresentações “Histórico dos sistemas de produção”, “Planejamento e controle da produção” e “Sistemas de controle de estoque e Custos de fabricação” para trazer o histórico e os conceitos de Planejamento e controle da produção, bem como os custos de um sistema de controle de estoque.
Poderá aplicar um Questionário 1 – Histórico dos sistemas de produção – PCP (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização dos temas “Histórico dos sistemas de produção” e “Planejamento e controle da produção”, assim como aplicar um Questionário 2 – Estoque (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização do tema “Sistemas de controle de estoque e Custos de fabricação”.
Critérios a serem observados: Domínio de conhecimentos, compreensão, interpretação, análise e aplicação.
Conteúdo do material:
Carga Horária
2 horas
Conhecer os principais layout de sistemas de manufatura utilizados na cadeia produtiva, bem como identificar suas caraterísticas e aplicações.
Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “APOSTILA - Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts” e a apresentação “PPT - Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts” para trazer os principais layouts de sistemas de manufatura utilizados na cadeia produtiva, bem como identificar suas caraterísticas e aplicações.
Conteúdo do material:
Carga Horária
2 horas
Trazer os conceitos nas novas filosofias da qualidade relacionadas aos princípios do Lean Manufacturing (produção enxuta) do Sistema Toyota de Produção com o intuito de despertar o interesse na melhoria contínua e na redução de desperdícios.
Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “APOSTILA - Lean Manufacturing” e a apresentação “PPT - Lean Manufacturing” para trazer os conceitos nas novas filosofias da qualidade relacionadas aos princípios do Lean Manufacturing (produção enxuta) do Sistema Toyota de Produção com o intuito de despertar o interesse na melhoria contínua e na redução de desperdícios.
Poderá aplicar um Questionário 3 – Sistemas integrados de manufatura e seus layouts - Lean Manufacturing (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização do tema.
Critérios a serem observados: Domínio de conhecimentos, compreensão, interpretação, análise e aplicação.
Conteúdo do material:
Carga Horária
4 horas
Possibilitar diferenciar as características dos sistemas empurrado e puxado de produção
com relação as atividades de programação da produção (administração de estoques, sequenciamento e emissão de ordens.
Analisar a cadeia de valor dos produtos e processos por meio do mapa de fluxo de valor a fim de verificar agregação e não agregação de valor aos produtos em cada etapa do processo produtivo.
Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “APOSTILA - Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor” e as apresentações “PPT – kanban” e “PPT - Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor” para possibilitar diferenciar as características dos sistemas empurrado e puxado de produção com relação as atividades de programação da produção (administração de estoques, sequenciamento e emissão de ordens), bem como analisar a cadeia de valor dos produtos e processos por meio do mapa de fluxo de valor a fim de verificar agregação e não agregação de valor aos produtos em cada etapa do processo produtivo.
Nesse estudo o docente também pode realizar um Quiz (Síncrona) individual no metimeter.com (atividade síncrona), a ser criado pelo docente, com os temas relacionados aos estudos 1 à 4.
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Agilidade nas respostas; Apropriação e assimilação do conhecimento; Capacidade de articulação e Diálogo e Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Conteúdo do material:
Quiz – Nota 1 (Síncrona)
Sugestão de montagem de um quiz no metimeter.com (atividade síncrona) com os conteúdos:
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Agilidade nas respostas, Apropriação e assimilação do conhecimento, Capacidade de articulação e diálogo e Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Carga Horária
12 horas
Material para ensino e aprendizagem sobre Novas Filosofias da Qualidade.
Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “PPT - Método de Análise e Solução de Problemas – PDCA” e a apresentação “PPT - Ferramentas da qualidade e MASP” para trazer os conceitos e as aplicações das ferramentas da qualidade inseridas no método de análise e solução de problemas – PDCA a fim de identificar as possíveis causas de problemas.
Poderá aplicar um Questionário 4 – produção puxado e empurrado – Kanban - Ferramentas da Qualidade (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização do tema.
Critérios a serem observados: Domínio de conhecimentos, compreensão, interpretação, análise e aplicação.
Sugere-se também que o docente solicite aos alunos que postem um vídeo do impacto das atividades de produção mecânica no meio ambiente (Assíncrona). Deverá ser gravado um vídeo (de até 2 minutos) com o celular na posição horizontal, onde o aluno deve aparecer relatando sobre três impactos ambientais da produção mecânica. O vídeo deve trazer o relato, bem como imagens dos impactos citados e deve ser enviado para ___________@ifsc.edu.br.
Critérios a serem observados: Estar presente nas imagens do vídeo gravado; possuir até 2 minutos de gravação; apresentar, por meio de imagens, no mínimo três impactos ambientais da produção mecânica; clareza e objetividade.
Além disso, poderá utilizar a apresentação “PPT - Ferramentas da qualidade e MASP” para realizar uma dinâmica (atividade Síncrona), por meio do miro.com, com a turma dividida em equipes e com o objetivo de aplicar o PDCA para identificação de causas de problemas e definição de ações para mitigação, conforme estudado nesta etapa.
Cada turma terá um assunto, definido pelo docente ou discentes, para desenvolver a dinâmica ao longo de alguns encontros.
Serão realizadas as seguintes etapas na dinâmica:
Fase P - Planejar
Fase D - Ação
Fase C - Verificação
Fase A - Padronização
Estabelecer o novo procedimento operacional;
Criar uma padronização;
Criar dispositivos a prova de erros (Poka-yoke);
Realizar novos estudos de melhoria contínua (novos PDCA).
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Conteúdo do material:
Vídeo – Nota 2 (Assíncrona)
Sugestão de entrega de vídeo do impacto das atividades de produção mecânica no meio ambiente
Deverá ser gravado um vídeo (de até 2 minutos) com o celular na posição horizontal, onde o aluno deve aparecer relatando sobre três impactos ambientais da produção mecânica conforme a lista de alunos que será exposta na sequência. O vídeo deve trazer o relato, bem como imagens dos impactos citados e deve ser enviado para ___________@ifsc.edu.br.
Critérios a serem observados: Estar presente nas imagens do vídeo gravado; possuir até 2 minutos de gravação; apresentar, por meio de imagens, no mínimo três impactos ambientais da produção mecânica; clareza e objetividade.
Dinâmica PDCA – Nota 3
Sugestão de dinâmica (atividade síncrona) em grupo no miro.com por meio da aplicação de um PDCA completo, utilizando as ferramentas da qualidade estudadas no tópico.
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Carga Horária
8 horas
Estudar os tempos e métodos de trabalho por meio da cronoanálise para definição de Tempo Padrão do Elemento e de operação, bem como calcular a carga de mão-de-obra e de máquina.
Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “APOSTILA - Medidas do trabalho” e a apresentação “PPT - Medida do trabalho - Tempos e métodos – Cronoanálise” para estudar os tempos e métodos de trabalho por meio da cronoanálise para definição de Tempo Padrão do Elemento e de operação, bem como calcular a carga de mão-de-obra e de máquina.
Poderá aplicar um Questionário 5 – MASP – PDCA - Medida do trabalho – Tempos e métodos – Cronoanálise (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização do tema.
Critérios a serem observados: Domínio de conhecimentos, compreensão, interpretação, análise e aplicação.
Além disso, poderá utilizar a apresentação “PPT - Medida do trabalho - Tempos e métodos – Cronoanálise” para realizar uma dinâmica (atividade Síncrona), por meio do miro.com, com a turma dividida em equipes e com o objetivo de fazer uma cronoanálise para definição de Tempo Padrão do Elemento e de operação, bem como calcular a carga de mão-de-obra e de máquina
Cada turma terá um produto ou processo, com seus respectivos tempos cronometrados, definido pelo docente ou discentes, para desenvolver a dinâmica ao longo de alguns encontros.
Serão realizadas as seguintes etapas na dinâmica:
Observação: Um exemplo de informações para a dinâmica é apresentado na Atividade “Dinâmica - Medida do Trabalho – Cronoanálise” e o docente pode, se necessário, alterar os dados para cada discente.
Conteúdo do material:
Conteúdo do material:
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Quiz – Nota 1 (Síncrona)
Sugestão de montagem de um quiz no metimeter.com (atividade síncrona) com os conteúdos:
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Agilidade nas respostas, Apropriação e assimilação do conhecimento, Capacidade de articulação e diálogo e Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Vídeo – Nota 2 (Assíncrona)
Sugestão de entrega de vídeo do impacto das atividades de produção mecânica no meio ambiente
Deverá ser gravado um vídeo (de até 2 minutos) com o celular na posição horizontal, onde o aluno deve aparecer relatando sobre três impactos ambientais da produção mecânica conforme a lista de alunos que será exposta na sequência. O vídeo deve trazer o relato, bem como imagens dos impactos citados e deve ser enviado para ___________@ifsc.edu.br.
Critérios a serem observados: Estar presente nas imagens do vídeo gravado; possuir até 2 minutos de gravação; apresentar, por meio de imagens, no mínimo três impactos ambientais da produção mecânica; clareza e objetividade.
Dinâmica PDCA – Nota 3
Sugestão de dinâmica (atividade síncrona) em grupo no miro.com por meio da aplicação de um PDCA completo, utilizando as ferramentas da qualidade estudadas no tópico.
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
COORDENADORA DO EIXO
ELISA FLEMMING LUZ - EMAIL: elisa@ifsc.edu.br
DESIGNERS EDUCACIONAIS
Daniela Estaregue Alves - EMAIL: daniela.estaregue@ifsc.edu.br
Greice Botelho - EMAIL: greice.botelho@bolsista.ifsc.edu.br
PROFESSOR
Cassio Aurelio Suski - EMAIL: cassio.suski@ifsc.edu.br