Eixo Tecnológico - Produção Industrial
- Plano de Estudos
- Encontros Síncronos
- Presença
- Dúvidas
- Estudo1 - PCP e Sistemas Produtivos
- Estudo 2 - Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts
- Estudo 3 - Lean Manufacturing e a Filosofia JIT
- Estudo 4 - Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa De Fluxo De Valor
- Estudo 5 - Método de Análise e Solução de Problemas – PDCA
- Estudo 6 - Medida do Trabalho
- Videoaulas e Materiais
- Atividades
- Equipe
Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Gestão de Produção do Eixo Tecnológico Produção Industrial. Neste AVEA, você encontrará encontrará conteúdos referente à planejamento e controle da produção, sistemas de produção, métodos de análise e solução de problemas e medida do trabalho.
Para iniciar, leia o Roteiro de estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.
PLANO DE ESTUDOS
Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária Estudo 1:
PCP e Sistemas Produtivos
- Texto Didático:
PCP e Sistemas Produtivos -
Apresentação:
Histórico dos sistemas de produção
Planejamento e controle da produção
Sistemas de controle de estoque e Custos de fabricação -
Atividades:
Questionário 2 – Estoque (Assíncrona)
Questionário 1 – Histórico dos sistemas de produção – PCP (Assíncrona)
10 h Estudo 2:
Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts- Texto Didático:
Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts -
Apresentação:
Sistemas integrados de manufatura e seus Layouts
2 h Estudo 3:
Lean Manufacturinge a Filosofia JIT
- Texto Didático:
Lean Manufacturing e a Filosofia JIT - Apresentação:
Lean Manufacturing - Atividades:
Questionário 3 – Sistemas integrados de manufatura e seus layouts - Lean Manufacturing (Assíncrona)
2 h Estudo 4:
Sistemas De Produção Empurrado E Puxado - Mapa De Fluxo De Valor
-
Texto Didático:
Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor -
Apresentação:
Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor
Kanban -
Atividades:
Quiz – Nota 1 (Síncrona)
4 h Estudo 5:
- Texto Didático:
Método de Análise e Solução de Problemas – PDCA -
Apresentação:
Ferramentas da qualidade e MASP – PDCA -
Atividades:
Dinâmica – Nota 3 (Síncrona)
Questionário 4 – produção puxado e empurrado – Kanban - Ferramentas da Qualidade (Assíncrona)
Entrega de vídeo do impacto das atividades de produção mecânica no meio ambiente – Nota 2 (Assíncrona)
12 h Estudo 6:
Medida do Trabalho
- Texto Didático:
Medida do Trabalho -
Apresentação:
Medida do trabalho - Tempos e métodos – Cronoanálise -
Atividades:
Questionário 5 – MASP – PDCA - Medida do trabalho – Tempos e métodos – Cronoanálise (Assíncrona) - Dinâmica – Nota 4 (Síncrona)
- Texto Didático:
Encontros Síncronos
Presença
Estudo1 - PCP e Sistemas Produtivos
Carga Horária
10 horasApresentar os conceitos básicos de planejamento e controle da produção, envolvendo os sistemas de controle de estoque e custos de fabricação.
Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “Apostila - PCP e Sistemas Produtivos” e as apresentações “Histórico dos sistemas de produção”, “Planejamento e controle da produção” e “Sistemas de controle de estoque e Custos de fabricação” para trazer o histórico e os conceitos de Planejamento e controle da produção, bem como os custos de um sistema de controle de estoque.
Poderá aplicar um Questionário 1 – Histórico dos sistemas de produção – PCP (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização dos temas “Histórico dos sistemas de produção” e “Planejamento e controle da produção”, assim como aplicar um Questionário 2 – Estoque (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização do tema “Sistemas de controle de estoque e Custos de fabricação”.
Critérios a serem observados: Domínio de conhecimentos, compreensão, interpretação, análise e aplicação.TEXTO DIDÁTICO
Conteúdo do material:
- INTRODUÇÃO
- Funções dos Sistemas de Produção
- Planejamento e Controle de Produção
- Estratégia de Produção
- Plano de Produção
- Análise da Capacidade de Produção
- Técnica de Previsão
- Planejamento-Mestre da Produção
- O Tempo no PMP
- Análise da Capacidade de Produção
- Programação da Produção
- Administração dos Estoque
- Classificação ABC
- Tamanho do Lote de Reposição
- Lote Econômico Básico
- Lote Econômico com Entrega Parcelada
- Lote Econômico com Descontos
- Algumas Considerações sobre o LE
- Modelos de Controle de Estoques
- Controle por Ponto de Pedido
- Controle por Revisões Periódicas
- Controle pelo MRP
- Estoques de Segurança
- REFERÊNCIAS
Apresentação
Atividade
Estudo 2 - Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts
Carga Horária
2 horasConhecer os principais layout de sistemas de manufatura utilizados na cadeia produtiva, bem como identificar suas caraterísticas e aplicações.
Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “APOSTILA - Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts” e a apresentação “PPT - Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts” para trazer os principais layouts de sistemas de manufatura utilizados na cadeia produtiva, bem como identificar suas caraterísticas e aplicações.
TEXTO DIDÁTICO
Conteúdo do material:
- INTRODUÇÃO
- Layout Funcional
- Layout por produto ou em linha
- Layout fixo ou posicional
- Layout contínuo
- Layout em célula
- REFERÊNCIAS
Apresentação
Estudo 3 - Lean Manufacturing e a Filosofia JIT
Carga Horária
2 horasTrazer os conceitos nas novas filosofias da qualidade relacionadas aos princípios do Lean Manufacturing (produção enxuta) do Sistema Toyota de Produção com o intuito de despertar o interesse na melhoria contínua e na redução de desperdícios.
Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “APOSTILA - Lean Manufacturing” e a apresentação “PPT - Lean Manufacturing” para trazer os conceitos nas novas filosofias da qualidade relacionadas aos princípios do Lean Manufacturing (produção enxuta) do Sistema Toyota de Produção com o intuito de despertar o interesse na melhoria contínua e na redução de desperdícios.
Poderá aplicar um Questionário 3 – Sistemas integrados de manufatura e seus layouts - Lean Manufacturing (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização do tema.
Critérios a serem observados: Domínio de conhecimentos, compreensão, interpretação, análise e aplicação.TEXTO DIDÁTICO
Conteúdo do material:
- LEAN MANUFACTURING E A FILOSOFIA JIT
- Filosofia Just in Time
- Características do Just in Time
- Vantagens do Just in Time
- Limitações do Just in Time
- Sistema Kanban de 2 cartões
- Sistema Kanban de 1 cartão
- Sistema Kanban com fornecedores
- REFERÊNCIAS
Apresentação
Atividade
Estudo 4 - Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa De Fluxo De Valor
Carga Horária
4 horasPossibilitar diferenciar as características dos sistemas empurrado e puxado de produção
com relação as atividades de programação da produção (administração de estoques, sequenciamento e emissão de ordens.
Analisar a cadeia de valor dos produtos e processos por meio do mapa de fluxo de valor a fim de verificar agregação e não agregação de valor aos produtos em cada etapa do processo produtivo.Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “APOSTILA - Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor” e as apresentações “PPT – kanban” e “PPT - Sistemas de Produção Empurrado e Puxado - Mapa de Fluxo de Valor” para possibilitar diferenciar as características dos sistemas empurrado e puxado de produção com relação as atividades de programação da produção (administração de estoques, sequenciamento e emissão de ordens), bem como analisar a cadeia de valor dos produtos e processos por meio do mapa de fluxo de valor a fim de verificar agregação e não agregação de valor aos produtos em cada etapa do processo produtivo.
Nesse estudo o docente também pode realizar um Quiz (Síncrona) individual no metimeter.com (atividade síncrona), a ser criado pelo docente, com os temas relacionados aos estudos 1 à 4.
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Agilidade nas respostas; Apropriação e assimilação do conhecimento; Capacidade de articulação e Diálogo e Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).TEXTO DIDÁTICO
Conteúdo do material:
- SISTEMAS DE PRODUÇÃO EMPURRADO E PUXADO
- MAPA DE FLUXO DE VALOR
- EMPURRADO
- PUXADO
- REFERÊNCIAS
Apresentação
Atividade
Quiz – Nota 1 (Síncrona)
Sugestão de montagem de um quiz no metimeter.com (atividade síncrona) com os conteúdos:
- PCP e Sistemas Produtivos;
- Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts;
- Lean Manufacturing e a Filosofia JIT;
- Sistemas De Produção Empurrado E Puxado - Mapa De Fluxo De Valor
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Agilidade nas respostas, Apropriação e assimilação do conhecimento, Capacidade de articulação e diálogo e Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Estudo 5 - Método de Análise e Solução de Problemas – PDCA
Carga Horária
12 horasMaterial para ensino e aprendizagem sobre Novas Filosofias da Qualidade.
Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “PPT - Método de Análise e Solução de Problemas – PDCA” e a apresentação “PPT - Ferramentas da qualidade e MASP” para trazer os conceitos e as aplicações das ferramentas da qualidade inseridas no método de análise e solução de problemas – PDCA a fim de identificar as possíveis causas de problemas.
Poderá aplicar um Questionário 4 – produção puxado e empurrado – Kanban - Ferramentas da Qualidade (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização do tema.
Critérios a serem observados: Domínio de conhecimentos, compreensão, interpretação, análise e aplicação.
Sugere-se também que o docente solicite aos alunos que postem um vídeo do impacto das atividades de produção mecânica no meio ambiente (Assíncrona). Deverá ser gravado um vídeo (de até 2 minutos) com o celular na posição horizontal, onde o aluno deve aparecer relatando sobre três impactos ambientais da produção mecânica. O vídeo deve trazer o relato, bem como imagens dos impactos citados e deve ser enviado para ___________@ifsc.edu.br.
Critérios a serem observados: Estar presente nas imagens do vídeo gravado; possuir até 2 minutos de gravação; apresentar, por meio de imagens, no mínimo três impactos ambientais da produção mecânica; clareza e objetividade.
Além disso, poderá utilizar a apresentação “PPT - Ferramentas da qualidade e MASP” para realizar uma dinâmica (atividade Síncrona), por meio do miro.com, com a turma dividida em equipes e com o objetivo de aplicar o PDCA para identificação de causas de problemas e definição de ações para mitigação, conforme estudado nesta etapa.
Cada turma terá um assunto, definido pelo docente ou discentes, para desenvolver a dinâmica ao longo de alguns encontros.
Serão realizadas as seguintes etapas na dinâmica:
Fase P - Planejar
- Definir claramente o problema e reconhecer sua importância;
- Aplicar a Carta de Controle para avaliar o histórico de ocorrência do problema;
- Criar a Carta de Tendência com os dados da Carta de Controle;
- Utilizar um Brainstorming para levantamento dos danos causados (consequências);
- Estabelecer um cronograma das demais etapas do PDCA;
- Realizar o levantamento das causas do problema por meio do Diagrama de Ishikawa;
- Aplicar a Carta de Controle para avaliar o histórico de ocorrência das causas e quantificá-las ou Priorizar as causas (levantadas pelo Diagrama de Ishikawa) por meio do GUT (Gravidade, Urgência e Tendência);
- Aplicar o Diagrama de Pareto para as causas levantadas no Diagrama de Ishikawa;
- Montar o Plano de Ação (5W2H) a fim de eliminar, mitigar, transferir ou aceitar as causas;
- Estabelecer indicadores de controle e acompanhamento.
Fase D - Ação
- Divulgar o plano de ação;
- Realizar os treinamentos;
- Executar as ações planejadas.
Fase C - Verificação
- Verificar os indicadores de controle e acompanhamento por meio de Carta de Tendências;
- Confirmar se a causa fundamental (raiz) foi efetivamente encontrada e bloqueada.
Fase A - Padronização
Estabelecer o novo procedimento operacional;
Criar uma padronização;
Criar dispositivos a prova de erros (Poka-yoke);
Realizar novos estudos de melhoria contínua (novos PDCA).
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
TEXTO DIDÁTICO
Conteúdo do material:
- INTRODUÇÃO
- Definição da Função
- Macrofluxograma
- Determinação dos Itens de Controle
- Padronização
- Utilização da metodologia de análise e solução de problemas (MASP)
- Educação e Treinamento
- Método PDCA
- Brainstorming
- Folha de Verificação
- Carta de Tendência
- Diagrama de Ishikawa
- Diagrama de Pareto
- 5W2H
- REFERÊNCIAS
Apresentação
Atividade
Vídeo – Nota 2 (Assíncrona)
Sugestão de entrega de vídeo do impacto das atividades de produção mecânica no meio ambiente
Deverá ser gravado um vídeo (de até 2 minutos) com o celular na posição horizontal, onde o aluno deve aparecer relatando sobre três impactos ambientais da produção mecânica conforme a lista de alunos que será exposta na sequência. O vídeo deve trazer o relato, bem como imagens dos impactos citados e deve ser enviado para ___________@ifsc.edu.br.
Critérios a serem observados: Estar presente nas imagens do vídeo gravado; possuir até 2 minutos de gravação; apresentar, por meio de imagens, no mínimo três impactos ambientais da produção mecânica; clareza e objetividade.Dinâmica PDCA – Nota 3
Sugestão de dinâmica (atividade síncrona) em grupo no miro.com por meio da aplicação de um PDCA completo, utilizando as ferramentas da qualidade estudadas no tópico.
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
Estudo 6 - Medida do Trabalho
Carga Horária
8 horasEstudar os tempos e métodos de trabalho por meio da cronoanálise para definição de Tempo Padrão do Elemento e de operação, bem como calcular a carga de mão-de-obra e de máquina.
Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “APOSTILA - Medidas do trabalho” e a apresentação “PPT - Medida do trabalho - Tempos e métodos – Cronoanálise” para estudar os tempos e métodos de trabalho por meio da cronoanálise para definição de Tempo Padrão do Elemento e de operação, bem como calcular a carga de mão-de-obra e de máquina.
Poderá aplicar um Questionário 5 – MASP – PDCA - Medida do trabalho – Tempos e métodos – Cronoanálise (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização do tema.
Critérios a serem observados: Domínio de conhecimentos, compreensão, interpretação, análise e aplicação.
Além disso, poderá utilizar a apresentação “PPT - Medida do trabalho - Tempos e métodos – Cronoanálise” para realizar uma dinâmica (atividade Síncrona), por meio do miro.com, com a turma dividida em equipes e com o objetivo de fazer uma cronoanálise para definição de Tempo Padrão do Elemento e de operação, bem como calcular a carga de mão-de-obra e de máquina
Cada turma terá um produto ou processo, com seus respectivos tempos cronometrados, definido pelo docente ou discentes, para desenvolver a dinâmica ao longo de alguns encontros.
Serão realizadas as seguintes etapas na dinâmica:
- Determinação do número de observações
- Avaliação do desempenho do operador e tempo normal
- Avaliação do ritmo ou velocidade
- Cálculo do Tempo Observado
- Cálculo do Tempo Normal
- Tolerância Pessoal
- Tolerância para Esperas Inevitáveis
- Tolerância para Fadiga
- Tempo Padrão do Elemento e Operação
- Determinação da carga de mão-de-obra
- Determinação da carga máquina
Observação: Um exemplo de informações para a dinâmica é apresentado na Atividade “Dinâmica - Medida do Trabalho – Cronoanálise” e o docente pode, se necessário, alterar os dados para cada discente.
TEXTO DIDÁTICO
Conteúdo do material:
- INTRODUÇÃO
- Técnicas de medida do trabalho
- Tempos Pré-determinados
- Tempos Estatísticos
- Cronometragem
- Amostragem do Trabalho
- Tempos Históricos
- Cálculo dos Tempos
- Aplicabilidade
- Vantagens e Desvantagens
- Cálculo dos Tempos
- Aplicabilidade
- Vantagens e Desvantagens
- Cronometragem
- Aplicabilidade
- SEQUÊNCIA DE PROCEDIMENTO DA CRONOMETRAGEM
- Divisão da Operação em Elementos
- Eixo Tecnológico
- Produção Industrial
- MÉTODOS DE CRONOMETRAGEM
- Nivelamento dos Tempos
- DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE OBSERVAÇÕES
- AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO OPERADOR E TEMPO NORMAL
- AVALIAÇÃO DO RITMO OU VELOCIDADE
- Cálculo do Tempo Observado
- Cálculo do Tempo Normal
- TOLERÂNCIAS
- Tolerância Pessoal
- Tolerância para Esperas Inevitáveis
- Tolerância para Fadiga
- TEMPO PADRÃO
- Tempo Padrão do Elemento e Operação
- DETERMINAÇÃO DA CARGA DE MÃO-DE-OBRA
- DETERMINAÇÃO DA CARGA MÁQUINA
- REFERÊNCIAS
Apresentação
Atividade
Videoaulas e Materiais
Conteúdo do material:
- INTRODUÇÃO
- Funções dos Sistemas de Produção
- Planejamento e Controle de Produção
- Estratégia de Produção
- Plano de Produção
- Análise da Capacidade de Produção
- Técnica de Previsão
- Planejamento-Mestre da Produção
- O Tempo no PMP
- Análise da Capacidade de Produção
- Programação da Produção
- Administração dos Estoque
- Classificação ABC
- Tamanho do Lote de Reposição
- Lote Econômico Básico
- Lote Econômico com Entrega Parcelada
- Lote Econômico com Descontos
- Algumas Considerações sobre o LE
- Modelos de Controle de Estoques
- Controle por Ponto de Pedido
- Controle por Revisões Periódicas
- Controle pelo MRP
- Estoques de Segurança
- REFERÊNCIAS
Conteúdo do material:
- INTRODUÇÃO
- Layout Funcional
- Layout por produto ou em linha
- Layout fixo ou posicional
- Layout contínuo
- Layout em célula
- REFERÊNCIAS
Conteúdo do material:
- LEAN MANUFACTURING E A FILOSOFIA JIT
- Filosofia Just in Time
- Características do Just in Time
- Vantagens do Just in Time
- Limitações do Just in Time
- Sistema Kanban de 2 cartões
- Sistema Kanban de 1 cartão
- Sistema Kanban com fornecedores
- REFERÊNCIAS
Conteúdo do material:
- SISTEMAS DE PRODUÇÃO EMPURRADO E PUXADO
- MAPA DE FLUXO DE VALOR
- EMPURRADO
- PUXADO
- REFERÊNCIAS
Conteúdo do material:
- INTRODUÇÃO
- Definição da Função
- Macrofluxograma
- Determinação dos Itens de Controle
- Padronização
- Utilização da metodologia de análise e solução de problemas (MASP)
- Educação e Treinamento
- Método PDCA
- Brainstorming
- Folha de Verificação
- Carta de Tendência
- Diagrama de Ishikawa
- Diagrama de Pareto
- 5W2H
- REFERÊNCIAS
Conteúdo do material:
- INTRODUÇÃO
- Técnicas de medida do trabalho
- Tempos Pré-determinados
- Tempos Estatísticos
- Cronometragem
- Amostragem do Trabalho
- Tempos Históricos
- Cálculo dos Tempos
- Aplicabilidade
- Vantagens e Desvantagens
- Cálculo dos Tempos
- Aplicabilidade
- Vantagens e Desvantagens
- Cronometragem
- Aplicabilidade
- SEQUÊNCIA DE PROCEDIMENTO DA CRONOMETRAGEM
- Divisão da Operação em Elementos
- Eixo Tecnológico
- Produção Industrial
- MÉTODOS DE CRONOMETRAGEM
- Nivelamento dos Tempos
- DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE OBSERVAÇÕES
- AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO OPERADOR E TEMPO NORMAL
- AVALIAÇÃO DO RITMO OU VELOCIDADE
- Cálculo do Tempo Observado
- Cálculo do Tempo Normal
- TOLERÂNCIAS
- Tolerância Pessoal
- Tolerância para Esperas Inevitáveis
- Tolerância para Fadiga
- TEMPO PADRÃO
- Tempo Padrão do Elemento e Operação
- DETERMINAÇÃO DA CARGA DE MÃO-DE-OBRA
- DETERMINAÇÃO DA CARGA MÁQUINA
- REFERÊNCIAS
Atividades
ESTUDO 1
ESTUDO 3
ESTUDO 4
Quiz – Nota 1 (Síncrona)
Sugestão de montagem de um quiz no metimeter.com (atividade síncrona) com os conteúdos:
- PCP e Sistemas Produtivos;
- Sistemas Integrados de Manufatura e seus Layouts;
- Lean Manufacturing e a Filosofia JIT;
- Sistemas De Produção Empurrado E Puxado - Mapa De Fluxo De Valor
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Agilidade nas respostas, Apropriação e assimilação do conhecimento, Capacidade de articulação e diálogo e Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
ESTUDO 5
Vídeo – Nota 2 (Assíncrona)
Sugestão de entrega de vídeo do impacto das atividades de produção mecânica no meio ambiente
Deverá ser gravado um vídeo (de até 2 minutos) com o celular na posição horizontal, onde o aluno deve aparecer relatando sobre três impactos ambientais da produção mecânica conforme a lista de alunos que será exposta na sequência. O vídeo deve trazer o relato, bem como imagens dos impactos citados e deve ser enviado para ___________@ifsc.edu.br.
Critérios a serem observados: Estar presente nas imagens do vídeo gravado; possuir até 2 minutos de gravação; apresentar, por meio de imagens, no mínimo três impactos ambientais da produção mecânica; clareza e objetividade.Dinâmica PDCA – Nota 3
Sugestão de dinâmica (atividade síncrona) em grupo no miro.com por meio da aplicação de um PDCA completo, utilizando as ferramentas da qualidade estudadas no tópico.
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).ESTUDO 6
Equipe
COORDENADORA DO EIXO
ELISA FLEMMING LUZ - EMAIL: elisa@ifsc.edu.brDESIGNERS EDUCACIONAIS
Daniela Estaregue Alves - EMAIL: daniela.estaregue@ifsc.edu.brGreice Botelho - EMAIL: greice.botelho@bolsista.ifsc.edu.br
PROFESSOR
Cassio Aurelio Suski - EMAIL: cassio.suski@ifsc.edu.br