T1 - Tarefa online
Encontrar oportunidades de melhoria ao seu redor é quase sempre resultado da percepção da realidade e do contexto no qual está inserido. Todos os fatores que te movem a buscar uma nova solução são importantes.
Orientações da atividade
PASSO 1: Observe o mundo ao seu redor (seu contexto pessoal, social, familiar, profissional). Com foco na utilização de tecnologias no contexto da educação profissional, faça uma lista de todos os problemas/desafios que você percebe no seu contexto, ou liste coisas que você deseja transformar, melhorar, para as quais você pode criar oportunidades. Se você ainda não identificou o desafio com o qual gostaria de trabalhar ao longo deste curso, comece a pensar sobre ele. Se precisar, retome o livro da UC Educação Inovadora, capítulo 3, tópico 3.1.
Lembre-se: Seu desafio precisa envolver a utilização de tecnologias no contexto da educação profissional. Estar relacionado com algum aspecto da sua vida, do seu contexto. Você precisará pensar, criar e propor soluções para este desafio durante o curso de especialização. Então, foque em algo concreto, que seja possível e viável durante este ano.
PASSO 2: Após listar os problemas/desafios que você observa no seu contexto, chegou o momento de escolher um deles para trabalhar, afinal, não dá para resolver todos os problemas do mundo de uma vez só, não é mesmo?
Antes desta escolha, é importante que você tenha vivenciado os passos da Fase Empatia do Design Thinking. Se precisar, retome este assunto no Livro da UC Educação Inovadora, capítulo 3, tópico 3.2.1
Se já entendeu melhor o desafio, pesquisou sobre ele e buscou inspiração com pessoas, instituições, organizações preocupadas com a mesma questão que a sua, então agora, reescreva o seu desafio em forma de pergunta iniciando com "como podemos...?". Se, a partir do desafio, surgirem várias perguntas iniciando com "como podemos", não se preocupe, escreva todas elas por enquanto.
O desafio é o problema com o qual você irá trabalhar. A definição clara e correta da pergunta “como podemos” é essencial para delimitar o desafio. Cuidado para não incluir possíveis respostas na pergunta. Por exemplo: Como podemos construir uma ponte sobre um rio? (já inclui uma possível resposta construir uma ponte, portanto, evite!) versus Como podemos chegar ao outro lado do Rio Uruguai? (note que este exemplo não apresenta soluções na questão, pelo contrário, identifica qual "rio" se trata e deixa aberto para inúmeras possibilidades de soluções, ou seja, chegar ao outro lado do rio, de acordo com o contexto específico "do Rio Uruguai".
PASSO 3: Neste momento será necessário definir e delimitar o desafio. Antes desta definição, é importante que você tenha vivenciado os passos da Fase Definição do Design Thinking. Se precisar, retome este assunto no Livro da UC Educação Inovadora, capítulo 3, tópico 3.2.2
Para ajudar a delimitar seu desafio, veja o exemplo abaixo.
Desafio: Como podemos engajar mais os estudantes? - É impossível engajar todos os estudantes do mundo, certo? Portanto, podemos usar os fatores a seguir para delimitar melhor a ideia:
-
Fator espacial: restringe o tema a uma área, região, território, local.
-
Fator de temporalidade: limita o tema a um espaço de tempo: século, ciclo, período, época, ano.
-
Fator de classificação: limita o tema a um gênero, espécie, grupo, tipo, categoria, classe, variedade.
-
Fator de qualidade: restringe o tema a um aspecto, modo, propriedade, atributo, condição, particularidade.
-
Fator de quantidade: utiliza um critério quantitativo para delimitar o tema: tamanho, peso, comprimento, quantia, área, quantidade de pessoas
Continuando no exemplo, poderíamos pensar quais as especificidades destes estudantes. Seriam de uma escola? Qual? De uma turma? Qual? Se for turma, de qual ano/semestre? De uma disciplina? Seriam só estudantes que reprovaram em uma disciplina específica? Todas essas perguntas podem ajudar a delimitar melhor o desafio e a escrever a questão de forma mais focada. Tudo isto para que você tenha condições de solucionar o desafio ao longo deste ano nas atividades do nosso curso. Quer ter ideia de como poderia ser escrito o desafio que utilizamos no exemplo de uma forma mais delimitada? Veja só: Como podemos engajar mais os estudantes do 2º ano do ensino médio, na disciplina de matemática, da Escola Novo Mundo, utilizando tecnologias?
Mas este foi só um exemplo dentre várias possibilidades. Lembre-se, o seu desafio pode envolver educação formal ou informal, pode ser algo a ser resolvido dentro ou fora das escolas, pode contemplar treinamento em empresas, aprendizado autodirigido ou estar direcionado para espaços de vida relacionados a educação para o mundo do trabalho.
Para a entrega desta atividade:
1) faça o download do template abaixo, no formato .DOC ou .ODT;
Baixar o arquivo no formato DOC WORD, ou no formato ODT OPEN/LIBRE OFFICE .
2) preencha no template as informações solicitadas sobre o seu desafio;
Quer ver um exemplo para inspirar-se? EXEMPLO 1 EXEMPLO 2 .
3) salve o arquivo no formato .PDF, com o seguinte título T1-seunome.pdf;
4) clique no botão abaixo "adicionar tarefa";
5) selecione o arquivo da sua tarefa e clique em "enviar este arquivo";
6) confira se o arquivo foi adicionado corretamente;
7) clique no botão "salvar mudanças". Pronto, sua tarefa foi entregue.
Algumas dicas:
1) dedique um tempo para observar o que acontece ao seu redor. Alguns problemas/desafios podem estar evidentes, mas outros podem estar disfarçados em meio à rotina, por trás da frase "sempre fizemos assim".
2) Você trabalhará com este problema/desafio ao longo de todo o curso e a proposta é que você relate sobre ele no seu TCC. Assim, tente escolher um problema/desafio que você realmente tenha interesse e para o qual você possa buscar informações visando resolvê-lo.
3) Ah! Você pode conhecer e comentar o desafio dos colegas postados no fórum Socialize. O link para acessar o fórum está no livro da UC Educação Inovadora, no tópico 3.2.1. Aproveite esta oportunidade de socialização.
Você terá das 08h do dia 09/03/2022 até o dia 22/03/2022 às 23h59min para ENTREGAR esta atividade.
Fique atento(a) ao prazo!
Critérios de avaliação
Os critérios de avaliação estão descritos na rubrica avaliativa. Observe atentamente os critérios e procure contemplar na sua tarefa os elementos necessários para a nota máxima.
Esta atividade corresponde a 20% da sua nota final na UC Educação Inovadora e será essencial para realização da P1 - Portfólio integrado.
Se tiver alguma dúvida durante a realização desta atividade, entre em contato pelo Fórum de Avisos e Tira Dúvidas. Bom trabalho!