P1 - Portfólio integrado

Atividade Portfólio Integrado

Portfólio 1 - UC Educação Inovadora e UC Cultura e Linguagens Digitais

O que é o portfólio integrado?

 Ao longo de todo o curso, em cada conjunto de Unidades Curriculares e, com base no desafio que você escolheu (aquele desafio que você propôs na T1 - tarefa online, lembra?!), você produzirá recursos educacionais para solucionar o desafio. Esses recursos produzidos formarão o seu portfólio de produtos educacionais. Este portfólio será o seu TCC - Trabalho de Conclusão do Curso desta especialização. Portanto, capriche!

Nesta primeira atividade de portfólio (P1), a sua produção valerá tanto para a UC Educação Inovadora quanto para a UC Cultura e Linguagens Digitais. Será uma única atividade que envolve os conhecimentos das duas UCs.

A atividade P1 - Portfólio integrado está dividida em duas etapas (ETAPA 1 e ETAPA 2).  

Detalhamento das etapas

Esta é uma atividade que irá compor o seu portfólio de TCC e, por isso, deverá ser realizada individualmente, combinado? Este é o momento de você aplicar o que aprendeu nas duas primeiras unidades curriculares do curso.

A proposta é que você elabore um roteiro (ETAPA 1) e grave um vídeo (ETAPA 2) apresentando o seu desafio (aquele que você já iniciou na T1 - Tarefa online).

Os detalhes de cada uma das etapas você encontra, a seguir:

Com base no desafio escolhido, você deve elaborar um roteiro de vídeo curto (no máximo 2 minutos), utilizando o modelo de roteiro disponibilizado, para apresentar:

A) o desafio escolhido (aquele desafio que você escreveu na T1 - Tarefa online, já com as correções sugeridas);

B) como você descobriu essa demanda? (apresente fatos/dados que demonstram a importância de resolver o desafio escolhido) e qual a sua motivação para buscar soluções para este desafio?;

C) contexto/local no qual vai aplicar o desafio (escola, empresa, ONG...);

D) público-alvo (quem são as pessoas impactadas com a solução deste desafio?);

E) pelo menos 2 (duas) ideias / possíveis soluções que você pode fazer/desenvolver para resolver o desafio (trabalhamos isto na webprática da UC Educação Inovadora). 

Conforme você estudou no capítulo 3 do livro da UC Cultura e Linguagens Digitais, o vídeo integra áudio, imagens e movimento (se precisar, retome este capítulo). Por isso, o roteiro do vídeo deverá apresentar: 

  • (1) na primeira coluna, a referência do áudio: o que será falado? 
  • (2) na segunda coluna, as cenas/imagens e outras observações: o que aparecerá na tela enquanto ouvimos a fala?

Não se preocupe em dominar os termos técnicos de produção de vídeo, tais como: tipos de zoom, vinhetas, letterings, etc. Descreva as cenas com suas palavras. Nesta atividade, a proposta é justamente exercitar a integração de diferentes linguagens e explorar as linguagens do vídeo. Uma dica é buscar referências para ter ideia do que incluir e como apresentar as informações. 

Baixe o arquivo com o modelo para o roteiro do vídeo, disponível em WORD ou OPEN/LIBRE OFFICE.

A partir do roteiro escrito na Etapa 1 (acima), transforme esse roteiro em um vídeo curto com, no máximo, 2 minutos (lembre-se: quando for gravar o vídeo, siga o roteiro, é para isto que ele serve).

Conte, por meio de uma linguagem inovadora, no formato de vídeo, as informações principais sobre o seu desafio - observe os tópicos A, B, C, D e E descritos na etapa 1 para não esquecer de nenhum deles. 

Explore: a inserção de elementos no vídeo; utilize uma linguagem audiovisual inovadora para apresentar o seu desafio; procure referências para gerar um material que comunique a sua mensagem.

Fique tranquilo com relação a gravação e edição do vídeo. O link abaixo explica como gravar um vídeo utilizando a ferramenta LOOM e, na webprática integrada, nós também vamos te dar algumas dicas. Fique a vontade para utilizar outras ferramentas se preferir.

A seguir consulte as instruções gerais da atividade:

ETAPA 1: você deverá elaborar e entregar um arquivo ".pdf" contendo o roteiro do vídeo, conforme você estudou na UC Cultura e Linguagens Digitais.

ETAPA 2: seguindo o roteiro elaborado na Etapa 1, você gravará o vídeo, que apresentará o seu desafio (elaborado na UC Educação Inovadora) e os demais elementos conforme explicado no detalhamento das etapas (itens A, B, C, D e E). 
Após gravar o vídeo, recomendamos que você o disponibilize em uma plataforma online. Sugerimos utilizar o youtube, pela facilidade de envio do vídeo.
Em uma das atividades da semana de ambientação você aprendeu a criar o seu canal no youtube. Clique aqui e veja como inserir um vídeo no seu canal.

COMO ENVIAR A TAREFA? O envio do arquivo do roteiro (ETAPA 1) e o link do vídeo no youtube (ETAPA 2) devem ser feitos aqui mesmo nessa atividade (botão ADICIONAR TAREFA, no final da página) até o prazo final estabelecido. Basta anexar o arquivo do roteiro (no espaço de inserir arquivo) e colar o link do vídeo (no espaço reservado para texto).

Você deverá entregar as duas etapas desta atividade (roteiro do vídeo + vídeo) até o dia 25 de abril de 2022 às 23h59min.

Critérios de avaliação

Para elaborar o roteiro e produzir o vídeo veja os critérios a seguir, pois você será avaliado com base neles. (clique na seta verde para abrir os critérios)

(1)Utiliza o modelo sugerido.
(2)Explora, de forma diversificada, as linguagens visual e auditiva.
(3)Apresenta imagens, representações, cenas que complementem a informação oral.
(4)Apresenta uma estrutura com: 1- abertura, 2- desenvolvimento e 3- fechamento.
(1) O vídeo segue o roteiro elaborado.
(2) Respeita o limite de 2 minutos.
(3) Apresenta um desafio claro e relevante.
(4) Comunica o desafio de forma criativa e inovadora.
(5) Apresenta o contexto e o público-alvo do desafio relacionados com as tecnologias para a educação profissional.
(6) Apresenta a motivação para escolha do desafio. Justifica porque resolver o desafio é importante.
(7) Sugere possíveis ideias / soluções para o desafio focadas nas tecnologias e na educação profissional.