Redes IEEE 802.11 (Wifi)

2. Estrutura de uma rede wifi

2.3. Cobertura em uma rede Wifi

Vimos que, para ampliar a cobertura de uma rede sem-fio IEEE 802.11, usam-se vários AP interligados em um Sistema de Distribuição (DS). Uma das maiores dificuldades ao se implantar uma rede sem-fio é determinar:

  • quantos AP são necessários
  • onde devem ser instalados
  • qual o canal e potência de transmissão a serem usados em cada AP.

Algumas (ou muitas) questões relacionadas à análise da cobertura de uma rede Wifi

O site survey pode ser feito de três maneiras (o video acima discute essas técnicas, e nesta página também há uma introdução):

  1. Site survey preditivo: realizado através de uma simulação prévia para estimar a cobertura Wi-Fi no ambiente, com base na planta do local
  2. Site survey passivo: realizado através de alguma ferramenta em hardware ou software para fazer uma varredura (scan) completa do espectro eletromagnético nas bandas de 2.4 GHz e 5 GHz
  3. Site survey ativo: o dispositivo cliente, usado para a medição, deve estar conectado no(s) SSID(s) da(s) rede(s) Wi-Fi para validar o efeito de roaming entre os APs instalados no local

Esse tipo de serviço pode ser complicado, e por isso existem empresas que vendem o serviço de análise de cobertura. Veja alguns exemplos:

Em resumo, existem algumas técnicas para estimar a cobertura de cada AP, dados sua potência de transmissão e as características do ambiente em que se encontra (paredes, portas, outros obstáculos). Um bom resumo pode ser encontrado no TCC "Estudo e projeto para o provimento seguro de uma infra-estrutura de rede sem fio 802.11" de Cesar Henrique Prescher, defendido em 2009 no curso Tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações do IFSC. Seu trabalho mostra uma forma de fazer um site survey preditivo. Mas mesmo que se apliquem as recomendações ali descritas, ao final será necessário fazer uma verificação em campo da rede implantada (um site survey passivo). Para isso deve-se medir a qualidade de sinal sistematicamente na área de cobertura, para identificar regiões de sombra (sem cobertura ou com cobertura deficiente) e de sobreposição de sinais de APs. Tal tarefa implica o uso de ferramentas apropriadas e da aplicação de medições metódicas.

  • Kismet: uma ferramenta para análise de redes sem-fio com foco em segurança
  • Wireless Monitor (muita informação adicional)
  • WiSpy: um dispositivo para medição de sinal
  • inSSIDer: outro Wifi Scanner

Existem também aplicativos para celular capazes de fornecer boas informações sobre redes sem-fio disponíveis, e que podem auxiliar na análise de cobertura. Alguns desses aplicativos são:

  • WifiAnalyser: (Android) mostra informações sobre as redes sem-fio existentes, tais como canal em que cada uma se encontra e potência de sinal
  • WifiMonitor:  (Android) O WiFi Monitor é uma ferramenta que possibilita observar o estado das redes Wi-Fi e coletar dados sobre seus parâmetros (força do sinal, frequência, velocidade de conexão, etc)
  • NetworkAnalyzer: (IoS) Uma ferramenta para diagnóstico de problemas em redes