Programação
-
Instalação de Equipamentos de Rede
- Orientações
Orientações
Seja bem-vindo(a) à disciplina de Instalação de Equipamentos de Rede. Eu sou o professor Marcelo Maia Sobral e estarei junto com vocês durante estes estudos.
Vamos conhecer um pouco sobre o Moodle? Ele será o nosso Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). Assista o vídeo para não perder nada!
Como você viu no vídeo, o curso ocorrerá em estudos, que aqui chamaremos de unidades. Ao clicar nos botões acima (1, 2, 3, 4 e 5), você encontrará as atividades que deverão ser realizadas.
Explore bem essas orientações inicias pois ficará bem mais fácil acompanhar o curso!
Aqui você terá muitas informações importantes sobre o nosso curso. É no plano de ensino que você encontra as orientações detalhadas sobre o desenvolvimento do curso.
Webconferência
As sessões por webconferência desta unidade estão previstas para toda 3a feira às 15:40h. Participe acessando o link no dia e na hora indicados.
As gravações das aulas estão no Google Drive, e podem ser acessadas com seu usuário do Portal do Aluno.
Comunicação
Usaremos o Slack para nosso forum. Lá você pode fazer perguntas para o professor (e também para seus colegas).
Suas críticas e sugestões são bem-vindas !
Meu email: msobral@ifsc.edu.br
Você pode usar este serviço para enviar email anônimo para o professor. Nenhuma informação que possibilite identificá-lo aparecerá nessa mensagem (nem o endereço IP de onde você acessou o serviço).Conte o que tem achado até o momento da disciplina. Para lhe ajudar, veja o que pode escrever na sua mensagem:
- O que mais gostei nas últimas aulas
- O que acho que poderia melhorar na disciplina
- Tenho sugestões para esta disciplina (ou para as próximas aulas)
Sinta-se à vontade para escrever o que pensa !
- Unidade 1
Unidade 1
Na unidade 1 faremos uma revisão sobre endereçamento IPv4 e IPv6, incluindo definição de subredes, auto-configuração e roteamento estático. Ao final, você será capaz de definir subredes em redes locais, e endereçar de forma correspondente seus equipamentos.
Carga Horária
16 horasPeríodo
09/11 a 07/12Roteiro de Estudos
Veja no roteiro de estudos quais atividades estão planejadas para cada semana. Fique atento aos prazos !
Estudos Atividades Carga Horária Período Endereçamento IPv4 4 10/11 a 17/11 Roteamento estático IPv4 4 17/11 a 24/11 Endereçamento IPv6 4 24/11 a 1/12 Avaliação 1 4 1/12 a 8/12 Aqui você pode ver um resumo do que foi visto em cada aula.
Os atendimentos feitos por videoconferência são gravados, e podem ser acessados por este link.
Material Didático
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Por aqui você encontrará todas as atividades propostas para esta unidade. Não perca os prazos e, se tiver alguma dúvida, escreva ali no nosso forum no Slack.
Revisão sobre IPv4
Nesta lição, você verá uma revisão sobre endereços e subredes. Aqui tem conteúdo mesclado com questões, para que você possa experimentar sua compreensão do que leu.
Este pequeno guia mostra como você pode baixar, instalar e usar o simulador Cisco PacketTracer para simular uma rede.
- Roteamento estático LiçãoRestrito Disponível se: A atividade Tarefa: corrigindo o endereçamento em uma rede esteja marcada como concluída
Nesta lição, você verá uma revisão sobre roteamento estático. Ela contém também algumas questões para que você exercite sua compreensão.
- Criando redes com PacketTracer PáginaRestrito Disponível se: A atividade Roteamento estático esteja marcada como concluída
Este pequeno tutorial mostra como você pode criar redes no simulador Cisco PacketTracer.
- Tarefa: Avaliando a implantação de uma rede Laboratório de AvaliaçãoRestrito Disponível se: A atividade Criando redes com PacketTracer esteja marcada como concluída
Neste experimento, veremos no simulador como uma rede pode aprender automaticamente as rotas necessárias para que os hosts consigam se comunicar
IPv6
Aqui você verá como funcionam endereços e subredes IPv6, incluindo a autoconfiguração de endereços.
- Uma pequena rede com IPv6 no PacketTracer PáginaRestrito Disponível se: A atividade Endereçamento IPv6 esteja marcada como concluída
Neste experimento, você verá como se podem configurar os equipamentos de rede no simulador para que se comuniquem com IPv6.
- Tarefa: IPv6 em sua rede residencialRestrito Disponível se: A atividade Endereçamento IPv6 esteja marcada como concluída
Conclusão: avaliação
Esta atividade de avaliação envolve implantar uma rede com IPv4 e IPv6.
A rede de uma empresa precisava ser reformulada, pois havia crescido e estava com uma estrutura plana (todos os equipamentos na mesma subrede). Além disso, a empresa abriu uma filial em outra cidade. Após várias reuniões e considerações, o pessoal de TI a redesenhou para que ficasse com a seguinte topologia:A topologia da nova rede
A nova rede foi segmentada em algumas subredes, dependendo dos usuários que as utilizarão e dos equipamentos que ali se conectarão. As subredes são:
Subrede Descrição Tamanho previsto (em hosts) Servidores externos Contém os servidores acessíveis de fora da rede da empresa 6 Servidores internos Contém os servidores acessíveis somente de dentro da rede da empresa 10 Interligação Interliga as demais subredes internas 20 Administrativa Contém os computadores dos setores administrativos da empresa 35 Gerência Para uso do pessoal de TI 15 Suporte Hospeda o pessoal do serviço de atendimento a cliente (SAC) 20 Filial Contém os equipamentos e computadores da pequena filial da empresa 30 Para fins de endereçamento IPv4 e IPv6, a empresa recebeu faixas de endereços de seu provedor de acesso. Cabe ao pessoal de TI subdividir essas faixas de endereços de acordo com as subredes internas projetadas. Além disso, as subredes Administrativa, Gerência, Suporte e Filial devem possibilitar autoconfiguração de rede para computadores ali conectados. No caso de IPv4, a autoconfiguração deve ser feita com DHCP e, no caso de IPv6, com SLAAC.
Sua equipe deve implantar essa rede no PacketTracer. As subredes que vocês utilizarão serão informadas pelo professor. Ao final, vocês deverão entregar o arquivo de simulação de sua rede e um relatório técnico com os detalhes de sua implantação. Veja as instruções de envio.
O relatório deve seguir este modelo, que contém as instruções do que deve ser relatado.
ATENÇÃO: apesar de ser trabalho em grupo, TODOS membros de cada grupo devem entregá-lo. Isso é necessário porque este tipo de atividade aqui no Moodle tem como propósito cada estudante avaliar os trabalhos de outros colegas. Assim, ela é inerentemente individual, e cada estudante, para participar, precisa submeter seu trabalho.
ATENÇÃO 2: Lembre de entregar seu diário de bordo, pois ele é essencial para sua avaliação neste projeto !O seu diário de bordo deve relatar suas contribuições para o projeto Implantação de uma rede IPv4 e IPv6. Ele deve conter um relato do que você fez, das dificuldades encontradas, e de suas reflexões sobre o trabalho ao longo de sua realização. Veja o modelo de diário de bordo em anexo ! Use-o para escrever seu relato, e ao final entregue uma versão em PDF.
O diário de bordo é parte fundamental da sua avaliação nesta unidade !
Material Complementar
Aqui você encontra outros materiais didáticos que podem ajudar a entender com mais detalhes algum assunto que viu nesta unidade.
Este pequeno tutorial mostra como ativar o serviço DHCP nos roteadores Cisco.
- Unidade 2
Unidade 2
Nesta unidade estudaremos redes locais (LAN), incluindo suas tecnologias, equipamentos relacionados e técnicas de organização e interligação. Ao final dos estudos, você conseguirá tanto implantar uma rede local corporativa quanto analisar o funcionamento desse tipo de rede.
Carga Horária
20 horasPeríodo
15/12 a 02/03Roteiro de Estudos
Veja no roteiro de estudos quais atividades estão planejadas para cada semana. Fique atento aos prazos !
Estudos Atividades Carga Horária Período Redes locais (LAN) 4 02/02 a 08/02 Redes locais virtuais (VLAN) 8 09/02 a 22/02 Caminhos fechados em LANs 4 02/03 a 08/03 Avaliação Material Didático
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Introdução a LAN
Redes locais virtuais (VLAN)
- Tarefa: segmentação da LAN com VLANRestrito Disponível se: A atividade Experimento: funcionamento de LAN switches esteja marcada como concluída
Caminhos fechados em LANs e STP
Avaliação
Esta atividade de avaliação envolve implantar uma rede composta por algumas redes locais. Ela deve ser feita em equipes de, no máximo, 4 estudantes.
Introdução
Uma startup foi criada com o propósito de oferecer serviços de IaaS (Infrastructure as a Service) para seus clientes. Para isso, foi necessário implantar uma infraestrutura física para conectar inúmeros servidores. Cada cliente pode contratar uma estrutura formada por uma LAN, e um certo número de servidores. Como o serviço deve ser mantido sempre disponível, o pessoal da startup implantou a infraestrutura física com redundância, como se pode ver na seguinte imagem.
Logo no início de suas operações, essa startup conseguiu seus três primeiros clientes. Para cada um deles foi implantada uma rede virtual contendo alguns dos computadores, que seriam usados como servidores ou máquinas de desenvolvimento. Com isso, a primeira topologia virtual da infraestrutura de rede da startup ficou deste jeito:
Objetivo
O objetivo desta atividade é criar a topologia física no PacketTracer, e sobre ela implantar a topologia virtual que atenda os três clientes. Para isso, note que:
- Cada cliente deve ter sua VLAN e, nela, suas subredes IPv4 e IPv6. Fica a seu critério escolher tanto o identificador de VLAN quanto as subredes IPv4 e IPv6, incluindo os endereços dos computadores (que devem ser fixos).
- As redundâncias na rede devem ser exploradas ao se implantarem as VLANs. Todos os links redundantes desde o roteador L3 até os switches de borda devem fazer parte das VLANs
O trabalho pode ser feito em equipes de até 4 estudantes.
O que entregar
Ao final, vocês deverão entregar o arquivo de simulação de sua rede e um relatório técnico com os detalhes de sua implantação. Veja as instruções de envio.
O relatório deve seguir este modelo, que contém as instruções do que deve ser relatado.
ATENÇÃO: apesar de ser trabalho em grupo, TODOS membros de cada grupo devem entregá-lo. Isso é necessário porque este tipo de atividade aqui no Moodle tem como propósito cada estudante avaliar os trabalhos de outros colegas. Assim, ela é inerentemente individual, e cada estudante, para participar, precisa submeter seu trabalho.
ATENÇÃO 2: Lembre de entregar seu diário de bordo, pois ele é essencial para sua avaliação neste projeto !O seu diário de bordo deve relatar suas contribuições para o projeto Implantação de redes locais com redundância . Ele deve conter um relato do que você fez, das dificuldades encontradas, e de suas reflexões sobre o trabalho ao longo de sua realização. Veja o modelo de diário de bordo em anexo ! Use-o para escrever seu relato, e ao final entregue uma versão em PDF.
O diário de bordo é parte fundamental da sua avaliação nesta unidade !
Material Complementar
- Estudo 3
Estudo 3
Nesta unidade estudaremos a principal tecnologia para redes locais sem-fio (WLAN), descrita no padrão IEEE 802.11 e conhecida como WiFi. Ao final dos estudos, você conseguirá tanto implantar uma rede local sem-fio, quanto analisar o funcionamento desse tipo de rede.
Carga Horária
12 horasPeríodo
16/03 a 03/04Estudos Atividades Carga Horária Período Redes locais sem-fio (WLAN) 4 16/03 a 22/03 Estrutura de redes locais sem-fio 4 23/03 a 29/03 Acesso ao meio 2 30/03 a 02/4 Avaliação 2 03/04 a 09/04 Material Didático
Aqui você encontra um resumo sobre os principais aspectos da tecnologia IEEE 802.11, também conhecida como Wifi !
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Este conjunto de lições e tarefas (experimentos) vão lhe ajudar a entender como funcionam redes IEEE 802.11. Isso é importante para que consiga realizar as avaliações desta unidade ! Sinta-se à vontade para discutir com seus colegas e comigo pelo Slack (ou por email), para entender os conceitos contidos nestas lições e tirar dúvidas sobre os experimentos.
Esta lição apresenta algumas questões sobre a introdução a redes sem-fio IEEE 802.11, também conhecidas como WiFi.
Esta lição apresenta questões sobre a estrutura de redes IEEE 802.11. Elas envolvem sua compreensão sobre:
- Identificar e descrever o papel dos equipamentos típicos de uma rede WiFi, e a estrutura de uma rede sem-fio composta por tais elementos
- Compreender os fatores que influenciam a cobertura proporcionada por uma rede WiFi
- Tarefa: mapeamento de cobertura de uma rede wifiRestrito Disponível se: A atividade Lição: Estrutura de redes IEEE 802.11 esteja marcada como concluída
Material Complementar
Este material complementar poderá ajudar você a entender melhor o conteúdo. Apesar da leitura não ser obrigatória, ela é super recomendada. Aproveite!
- Estudo 4
Estudo 4
Nesta última unidade, estudaremos redes de acesso e algumas de suas tecnologias, tais como PON (fibra-ótica) e acesso sem-fio. AO final dos estudos, você saberá reconhecer equipamentos e características dessas tecnologias.
Carga Horária
8 horasPeríodo
06/04 a 20/04Estudos Atividades Carga Horária Período Redes de acesso sem-fio 4 06/04 a 12/04 Redes de acesso com fibra-ótica 4 13/04 a 20/04 Avaliação - As redes de acesso que vocês usam
2 15/04 a 20/04 Material Didático
Conhecimentos sobre redes de acesso
Existe um conjunto de tecnologias usadas atualmente para as redes de acesso, sendo três delas dominantes:
- Redes de fibra-ótica passiva (PON)
- Redes a cabo coaxial (DOCSIS)
- Redes sem-fio (PTMP)
Nesta unidade, precisaremos conhecer suas características e aplicações, para podermos usá-las ao implantar redes de acesso, e interpretar infraestruturas de acesso existentes.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Redes de acesso sem-fio
Redes de acesso com fibra-ótica
Material Complementar
Este material complementar poderá ajudar você a entender melhor o conteúdo. Apesar da leitura não ser obrigatória, ela é super recomendada. Aproveite!
- Encerramento
Encerramento
Chegamos ao final dos estudo de Instalação de Equipamentos de Rede ! Após tudo que vimos, e as atividades realizadas, é o momento de ver os resultados de todo esse aprendizado e esforço.
Vejam uma tabela com as avaliações realizadas ao longo da disciplina. Ela não contém suas notas, mas informam as avaliações que cada um realizou.