Redes de Acesso

1. Introdução

1.1. Tecnologias de acesso

No escopo de um provedor metropolitano, algumas tecnologias de acesso têm se apresentado recentemente:

  • Na categoria FTTx (veja novamente o video da Huawei mais acima) destacam-se GPON e EPON:
    • GPON: usa fibra ótica passiva, com taxas típicas de até 2.5 Gbps e facilidades para condicionamento de tráfego. Segue o padrão ITU-T G.984. Essa tecnologia foi atualizada para taxas de até 10 Gbps, sendo então denominada xGPON.
    • EPON: também usa fibra ótica passiva, porém com limitações se comparada a GPON (e menor custo). Apresenta taxas de 1 Gbps ou 10Gbps (versão 10G-EPON), e se baseia no padrão IEEE 802.3ah, que é uma variação de Ethernet feita para última-milha.
  • PTMP: usa enlaces sem-fio ponto-multiponto, e se baseia tipicamente em uma versão modificada do padrão IEEE 802.11 (wifi), para que se adapte a links com maiores distâncias
  • VDSL: esta versão turbinada do ADSL pode ser usada combinada com GPON para atender clientes de um condomínio
  • MetroEthernet: disponibiliza enlaces Ethernet adaptados para longas distâncias
  • LTE: tecnologia de dados para dispositivos móveis nascida para os sistemas celulares, porém passível de ser usada para enlaces de acesso em menor escala (ver por exemplo esta linha de produtos de um fabricante da Grande Florianópolis)

tecnologias

Tecnologias de acesso (obtido desta fonte)

Este outro video compara resumidamente três tipos de tecnologias: DSL, cabo e fibra ótica.

Comparação entre DSL, cabo e fibra ótica (obtido do Youtube)

No caso de um provedor hipotético a ser implantado, é útil avaliar quais tecnologias podem ser usadas. Inicialmente vale revisar o que os provedores existentes utilizam, pois isso é um indicador de quais tecnologias estão mais popularizadas, têm menores custos e estão mais maduras.