Redes de Acesso

2. Redes de acesso sem-fio

Um provedor pode oferecer links de dados sem-fio para seus clientes. Isso tem a vantagem de não exigir infraestrutura entre provedor e cliente (cabos e equipamentos de interconexão), apresentando baixo custo de implantação. O atendimento de múltiplos clientes pelo provedor se apresenta como um cenário denominado PTMP (Ponto Multiponto, ou Point To MultiPoint no original em inglês). No provedor reside a estação base, e cada cliente usa um roteador sem-fio para estabelecer seu enlace. Esse cenário PTMP pode ser visto na seguinte figura.

ptmp

Redes sem-fio PTMP como essa são atualmente implementadas com base no padrão IEEE 802.11 (Wifi), porém com modificações para adaptá-lo a links de longa distância. A ideia é basicamente:

  1. A estação base transmite tráfego em downstream para os CPEs.
  2. O tráfego em upstream (CPEs para base) é feito com uma forma de TDMA ou polling sob o comando da base. A base pode, por exemplo, enviar ciclicamente uma mensagem para cada CPE convidando-o a transmitir por um tempo limitado.

Assim, podem-se ter as taxas de bits atuais do Wifi (ex: 150 Mbps ou 300 Mbps para IEEE 802.11n, ou superiores para IEEE 802.11ac), além das funcionalidades bem conhecidas do Wifi.

Alguns exemplos de produtos que aplicam esses conceitos para prover enlaces PTMP são estes: