Redes de Acesso
3. Redes de acesso com fibra-ótica
Uma tecnologia para acesso que se popularizou acentuadamente em anos recentes usa fibras óticas para prover serviço de dados para clientes. As redes PON (Passive Optical Network) tem sido implantadas de forma crescente por provedores de acesso, proporcionando altas taxas de transmissão (atualmente até 10 Gbps) com baixo custo de implantação.
Antes de iniciar o estudo sobre tecnologias específicas para redes PON, vamos relembrar alguns conceitos sobre suas arquiteturas. Entendam por isso a forma como se estrutura uma rede PON, e os elementos utilizados para implantá-la. Este video (original no Youtube, no canal Huawei Documentation Insights) descreve especificamente a estrutura da rede de distribuição ótica:
Este outro video (original no canal Youtube James Donovan) entra em mais alguns detalhes sobre as arquiteturas de redes PON, ou a forma como se estrutura a ODN:
Para fazer uso da infraestrutura física da rede PON existem basicamente duas tecnologias atuais:
- GPON: os enlaces de dados se baseiam em tecnologia de encapsulamento própria (GEM) que oferece flexibilidade de configuração para os enlaces e bom controle sobre o uso da capacidade da rede. O padrão XG-PON é uma atualização do padrão para taxas de até 10 Gbps.
- EPON: os enlaces de dados se baseiam em Ethernet, com menor custo porém menor controle sobre o uso de recursos da rede. Há uma atualização do padrão para 10 Gbps.
Uma introdução sobre ambas tecnologias pode ser vista neste video (e também neste blog).