REDS no Ensino da Matemática

11. Requisitos para Análise Pedagógica de um RED

Para analisarmos um RED, da perspectiva pedagógica, precisamos ter em mente alguns elementos indispensáveis. São eles:



De acordo com o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira, 2020), quando estivermos analisando as possibilidades de utilização de um RED, devemos nos fazer as seguintes perguntas:


Assim, o professor, diante da análise de um RED, deverá sempre observar os seguintes elementos (CIEB, 2020):

  • Alinhamento com o currículo: A sua avaliação deve demonstrar o quão alinhado o recurso está aos objetivos de aprendizado que você planejou alcançar. Para isso, considere a clareza, a adequação ao público, a relevância e a confiabilidade no conteúdo disponível.
  • Qualidade do conteúdo: A sua avaliação deve refletir a exatidão do conteúdo que propõe apresentar, sua adequação ao público e contexto de uso, a qualidade gráfica e/ou sonora e sua facilidade de ser compreendido.
  • Metodologia pedagógica: A sua avaliação deve refletir o quanto o recurso é capaz de engajar o aluno no processo e quão efetivo ele é no aprendizado. Para tanto, é importante considerar as possibilidades de uso do recurso, bem como o suporte e a adequação a diferentes metodologias de ensino. E também sua forma de uso, se deve ser individual e/ou em grupo (colaborativo ou não).
  • Avaliação do aprendizado: A sua avaliação deve ser baseada na existência de subsídios oferecidos pelo recurso que permitam ao professor ou ao próprio aluno avaliar seu aprendizado durante e/ou após seu uso. Deve considerar também a qualidade e efetividade da avaliação, caso exista.
  • Facilidade de uso: Lembre-se de quanto tempo você levou para conseguir utilizá-lo de forma integral, ou quanto tempo e esforço você precisou para orientar os alunos a utilizar. A sua avaliação deve refletir sua experiência de uso e navegação e os conhecimentos necessários para o uso do recurso.
  • Padrões de integração: Você precisou utilizar esse recurso em conjunto com outros sistemas, como o AVA, de sua rede/escola? Se sim, você conseguiu inseri-lo no outro sistema? Os resultados de uso foram automaticamente computados no outro sistema ou você precisou fazer isso manualmente? A sua avaliação deve refletir o quão fácil foi esse processo ou se foram necessárias complexas integrações ou importações de dados, gerando retrabalho.
  • Compatibilidade técnica: Você e seus alunos tiveram alguma dificuldade ou limitação para utilizar o recurso em decorrência do modelo, de características de seus dispositivos ou de conexão com a internet disponível? A sua avaliação deve refletir a compatibilidade com os mais diferentes dispositivos e disponibilidade de internet em sua escola, ou dos alunos.
  • Acessibilidade: A sua avaliação deve refletir se o recurso oferece suporte para os diversos tipos de necessidades especiais de determinados alunos, considerando limitações visuais (tamanho e cores de fonte, narração e leitura automática de texto, navegação por teclado), auditivas (legenda) e motoras (adequação de telas com tamanhos de botões etc.), entre outras.
  • Recomendação: A sua avaliação deve refletir sua satisfação geral com o recurso, considerando qual a possibilidade de você recomendar ou não esse recurso para um colega.

Os elementos apontados acima são os que deverão ser utilizados sempre, diante da análise de um RED. No item 12 deste material (Relacionando os conhecimentos), você encontrará o material completo para análise de REDs do CIEB (2020).