Livro 3 - Projeto Agenda de Contatos - Parte 1
4. Configurações iniciais do projeto
4.1. Configurando projeto para o Android Jetpack
Primeiramente, vamos configurar o nosso projeto para fazer o uso dos componentes presentes no Android Jetpack. Esses componentes estão presentes no pacote androidx e devem ser adicionados ao projeto através da configuração do Gradle.
Nesta última versão do Android Studio o projeto criado já está fazendo o uso do Android JetPack, portanto os próximos passos podem ser pulados. Para o caso de você ter um projeto antigo e queira migrar para o Android Jetpack conside os passos abaixos.
No Android Studio existe uma ferramenta para fazer migração automática de projeto já existentes ao novo Android Jetpack. Essa ferramenta corrige todas as dependências para fazer o uso novo pacote androidx e adiciona novas configurações ao projeto.
Dessa forma, para usar a ferramenta siga os passos abaixo:
- No menu Refactor e escolha a opção “Migrate to AndroidX
Figura 5 Selecionando a opção de migração automática para o AndroidX
- Na Janela de Notificação “Migrate do AndroidX”, desmarque a opção de backup e confirme migração clicando no botão “Migrate”
- Como recém criamos o projeto não há necessidade de fazer uma cópia de segurança. A situação seria diferente se você deseja-se migrar um projeto completo já existente pois a migração pode acarretar erros e estragar o projeto.
Figura 6 Janela de confirmação antes da migração para o AndroidX
- Neste momento o Android Studio começa a verificar as alterações a serem feitas e exibe um relatório nas abas inferiores. Confirme a migração clicando em “Do Refactor”
Figura 7 Após a análise do projeto é necessário confirmar as alterações proposto com o botão "Do Refactor"
Pronto. Seu projeto está configurado e fazendo o uso dos componentes do Android Jetpack. Você pode conferir as alterações inspecionado o conteúdo do arquivo localizado em Gradle Script -> build.gradle (Module: app).