Material: Compreendendo a Extensão
3 Tipos de Atividades de Extensão
3.1 Programa
Programa: um conjunto integrado de pelo menos dois projetos e outras atividades de extensão, de caráter contínuo, regular, multidisciplinar e indissociável à pesquisa e ao ensino, com a participação de discentes, servidores e comunidade externa, alinhado ao Planejamento Estratégico do IFSC.
Exemplos:
Programa Mulheres SIM:
As angústias, os medos, as expectativas e os sonhos de mulheres com diferentes histórias de vida são compartilhadas no Mulheres SIM. Destinado a mulheres em vulnerabilidade social e sem escolaridade, o programa do IFSC busca resgatar a autoestima e oportunizar a geração de renda. Desde 2014 mais de 1200 mulheres participaram dos cursos, realizados em vários câmpus e também em locais de parceria, como no Presídio Regional de Chapecó.
(Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=J91GQC5meeo&t=397s)
Programa Empreendedorismo Júnior:
Pensando em uma formação empreendedora completa, plural e em conexão com as exigências do mundo do trabalho, o Programa Empreendedorismo Júnior proporciona capacitações e desenvolver projetos que possibilitem tanto o crescimento dos estudantes no sentido de um cidadão com iniciativa para pensar seu entorno profissional e acadêmico, assim como como um indivíduo que busca refletir e perceber suas necessidades de desenvolvimento e suas formas de aprender e se reinventar continuamente. Os três atores: servidores, estudantes e setor externo, participam de forma ativa na execução das atividades.
(Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SJA38ygcdPs)