Este projeto tem como temática a Produção de álcool 70ºGL a partir da destilação e retificação de vinho, que será utilizado para elaboração de álcool 70º, além da produção de sabão à base de óleo usado e a produção de sabonetes com base glicerinada. Com o aumento do número de casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), algumas situações se sucederam a isso, primeiramente, uma escassez no mercado de produtos à base de álcool, assim como, uma elevação do preço deste produto, muitas vezes, derivada da elevação do preço dos insumos para a sua produção e, ainda, muitas pessoas no Brasil não têm acesso a produtos de higiene.
Com isso, o IFSC - Câmpus Urupema, que dispõe de estrutura para a produção do álcool 70º a partir do álcool vínico destilado de borras e de bagaço, subprodutos do processo de vinificação, propôs-se a produzir estes itens de higiene e sanitização essenciais, os quais chegaram ao público-alvo, por entrega direta à Secretaria Municipal de Urupema, que os direcionaram à população de baixa renda, através de kits com os produtos e materiais de divulgação de informação orientativa e de distribuição dos produtos sanitizantes.
Coordenado por Geovani Raulino, com a participação dos servidoresJanice Regina Gmach Bortoli, Eliton Dines Ribeiro De Andrade, Samuel Da Silva Machado, Luiz Alberto Silva Stefanski, Lilian Back, Eder Daniel Corvalao, Maria Isabel Soares Feitosa, Jailson De Jesus, Mariana Ferreira Sanches, Giliani Veloso Sartori, Raquel Franciscatti Dos Reis, Mariana De Vasconcellos Dullius, Letícia Tramontini, Marcos Roberto Dobler Stroschein e Giovanni Furini, com a participação da discente Fernanda Cristina Moser, do Curso Superior de Viticultura e Enologia.
As atividades foram desempenhadas nas dependências dos laboratórios do IFSC, Câmpus Urupema. A execução do projeto ocorreu de forma não presencial, atendendo a todos os protocolos de segurança da pandemia. Apenas os servidores devidamente autorizados executaram as atividades de forma presencial nos laboratórios.
Ainda, em relação a elaboração dos produtos, a instituição contou com a parceria de empresas privadas, com a doação de insumos para a fabricação dos mesmos, ressaltando aqui a importância da ajuda da comunidade externa. Dentro de sua Missão institucional, o IFSC promove a inclusão e forma cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.
A partir das disciplinas ofertadas no curso superior de Viticultura e Enologia- Derivados da uva e do vinho e de cursos de extensão como o Mulheres Sim, observou a contribuição das atividades desempenhadas para a execução do projeto.
A iniciativa gerou um impacto transformador na comunidade urupemense, sendo que a entrega dos produtos contribuiu para a conscientização da população, na ajuda à higienização e na proteção e prevenção à COVID-19. Esse projeto evidencia a importância do IFSC para Urupema, que além de ser uma instituição de ensino, pesquisa e extensão e de promoção da ciência e da tecnologia, tem o compromisso de auxiliar a cidade neste momento de enfrentamento da pandemia.