Equipe: IFSCommunity
Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá
Integrantes da Equipe: Nayara Salbego (coordenadora), Aldrin Corrêa da Silva (Bolsista), Diana Pacagnam (Bolsista), Enzo Bündchen (Bolsista), Giovanne Sousa (Bolsista), Rosangela Correia ( Comunidade Externa) e Wendy (Comunidade externa)
Analisamos o projeto ‘Incentivo ao desenvolvimento de habilidades linguísticas e interculturalidade’ que foi realizado no período de 03/08/2020 à 17/12/2020, do campus Araranguá- SC, sob coordenação da professora Nayara Salbego. O objetivo geral foi incentivar a aprendizagem de inglês e desenvolver conhecimento sobre diversidade cultural. Além disso, o projeto almejava incentivar o interesse em participar de programas de intercâmbio, presenciais ou virtuais, através dos quais possam vivenciar diferentes oportunidades de aprendizagem.
O projeto foi desenvolvido totalmente online, pois foi efetivado exatamente no primeiro período da pandemia do COVID19. As pessoas envolvidas foram: servidores e alunos do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá, escolas e instituições sociais do mesmo município e cidades vizinhas, além de professores e alunos de diversos países, como Índia, Colômbia, Espanha, Taiwan, Israel, Itália, Bulgária, República Checa, dentre outros. O projeto promoveu ações e atividades didáticas em inglês, estabelecendo contato com escolas de outros países para planejar e implementar intercâmbios virtuais através de encontros síncronos online e projetos colaborativos assíncronos.
Um exemplo de resultado prático do projeto é este Padlet no qual os participantes do projeto interagem de forma colaborativa com alunas da Ìndia: https://pt-br.padlet.com/nayarasalbego/indiabrazilvirtualexchange. Também temos esse vídeo no qual participantes do projeto registram um comentário sobre a experiência de participar na ação International Teens Conversation Exchange, a qual faz parte das atividades promovidas dentro deste projeto https://youtu.be/clm8-OnU8Cs.
Por fim, compartilhamos algumas fotos que foram registradas durante as atividades do projeto.