Pela equipe Acorda Vale (IFSC Jaraguá do Sul - Rau): Matheus Sprotte (bolsista), Fancismar Galvão (bolsista), Jamylle Gerhardt (bolsista), Poliana de Oliveira (bolsista), Renata Paim (comunidade), Marcos Bertemes (comunidade) e Josué Vogel (Orientador):
O projeto de extensão analisado pelo nosso time foi o “IFSC na Comunidade: utilizando Jogos de Raciocínio Lógico no desenvolvimento da inteligência cognitiva”, que aconteceu entre maio e setembro de 2019, desenvolvido pelos docentes: Michely de Melo Pellizzaro (coordenadora) e Laline Broetto, discentes: Lucas Machado e Douglas dos Santos e envolvendo cerca de 200 alunos da Escola de Ensino Básico Euclides Da Cunha e do próprio IFSC (ambos os campus, Jaraguá do Sul – Centro e Jaraguá do Sul – Rau). O projeto teve como objetivo levar até a escola pública da região oficinas de jogos de raciocínio lógico, de modo a proporcionar um momento de aprendizagem matemática de maneira lúdica.
Durante eventos de divulgação científica do IFSC nas escolas de Jaraguá do Sul foi comum ouvir o relato de que os alunos do ensino médio não conheciam o IFSC e que muitos alunos não participavam dos processos seletivos do IFSC por medo da matemática. Então a ideia de fazer oficinas de jogos de lógica para os alunos atendeu não só a necessidade de divulgação, mas também trouxe a possibilidade de desmistificar o terror que existe em relação à matemática. As oficinas de jogos de raciocínio foram ofertadas inicialmente para os alunos de certos cursos do próprio IFSC, e para uma turma do sétimo ano vespertino da Escola de Ensino Básico Julius Karsten (Jaraguá do Sul). Além da aplicação com a comunidade externa e interna na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do IFSC Câmpus Jaraguá do Sul – Rau. Este projeto relaciona estudo, pesquisa e extensão visto que a aplicação ocorreu uma escola pública local envolvendo a comunidade e aplicando as pesquisas de metodologias, experiências e habilidades estudadas antes das ações.
Com o projeto, o IFSC ganhou mais popularidade na comunidade enquanto escola de educação pública, gratuita e de qualidade, os cursos e as formas de ingresso tornaram-se mais bem conhecidas pelos alunos de ensino médio. O projeto também desenvolveu nos alunos participantes das oficinas capacidades como autoconfiança, organização, concentração, atenção e raciocínio lógico, indispensáveis para a compreensão e interiorização dos conhecimentos matemáticos. Foram anexadas imagens da execução do projeto.