Equipe: Extensioquímicos.
Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Chapecó
Integrantes da Equipe: Fabio Machado da Silva (coordenador), Gabriel, Hiury, Inayê e Kalyta.
Analisamos o projeto ‘IFSC Química: de portas abertas para a comunidade’ que foi realizado no período de06/05/2017 a 04/12/2017, do campus Chapecó- SC, sob coordenação do professor Fábio Machado da Silva. O objetivo geral foi promover a realização de oficinas experimentais de química para alunos de escolas públicas municipais de Chapecó/ SC (anos finais) de forma a incentivar e despertar o interesse dos estudantes para a ciências. Além disso, o projeto almejava relacionar o estudo da Química com fatos do cotidiano dos alunos, esclarecendo e proporcionando explicações científicas para a observação do dia-a-dia.
A ideia do projeto surgiu a partir do momento em que os participantes perceberam o fato de que estudantes do ensino fundamental, que começam ter na disciplina de Ciências aspectos da Química e Física, muitas vezes encontravam-se em escolas que não possuíam laboratórios ou materiais que possibilitam um aprendizado de melhor qualidade, proporcionando aulas práticas com manipulações ou experimentos químicos.
Pensando nisso, o projeto IFSC Química: de portas abertas para a comunidade foi realizado.
A equipe era composta por:
SERVIDORES: Fagner Canalli (servidor técnico do laboratório de química), Fábio Machado da Silva (docente coordenador do projeto) e Ângela Silva (docente colaboradora).
ESTUDANTE: Victor dos Santos Santin (voluntário).
COMUNIDADE EXTERNA: Estudantes da rede pública municipal das séries finais do ensino fundamental (oitavo e nono ano).
Existiu um cronograma, para planejar e desenvolver as atividades de e oficinas. O projeto consistia em desenvolver experimentos dentro da temática reações químicas, no laboratório de ciências do Câmpus Chapecó, onde os alunos teriam a oportunidade de conhecer os equipamentos e participar de um circuito de reações químicas, onde o professor apresentaria para eles diversos tipos de experimentos buscando despertar a curiosidade dos alunos e assim fazer com que gostassem dessa ciência, e também conhecessem o campus, os cursos e talvez desse modo, despertar o desejo de fazer parte da comunidade estudantil do IFSC.
Durante as etapas de planejamento da execução do projeto, houve um grande trabalho de pesquisa dos conteúdos a serem apresentados, assim como, da elaboração de material didático para a realização das oficinas, nas quais o conhecimento adquirido através da pesquisa, foi repassado através de um ensino didático para membros da comunidade externa ao IFSC, formalizando assim, essa integração IFSC-comunidade, fundamental às atividades de extensão.
Esperava-se despertar o interesse dos estudantes no estudo da Química, desse modo, seriam capazes de relacionar situações e elementos de seu cotidiano com os conceitos vistos durante a prática extensionista. Além disso, buscou-se fazer com que os alunos conseguissem absorver de maneira concreta os conteúdos, de forma a auxiliá-los em seus estudos escolares e formação cidadã.
Outros resultados desejados, estes não tão relacionados diretamente com os participantes, incluem: Aumento na inclusão de alunos de escolas públicas nas atividades científicas e tecnológicas realizadas pelo IFSC; Contribuir com a divulgação do IFSC e suas atividades para a comunidade externa; Colaborar com a implantação de atividades estratégicas da instituição.
FOTOS DO PROJETO:
Estudantes da escola EEB São Francisco
Estudantes da escola EEB Profª. Clélia Bodanese
Estudantes da escola EEB Marechal Bormann