Equipe: Bilinguão
Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Palhoça Bilíngue
Integrantes da Equipe: Saionara Figueiredo (coordenadora), Snow Lara(bolsista), Graycy Kelly Pereira Coelho (bolsista),Gabriel Henrique Cabral (Bolsista), Louise Teixeira (Bolsista), Katia Regina Dias Cardela ( Comunidade Externa) e Hevelyn F. Aparecido (Comunidade externa)
O projeto analisado por nós foi “Websérie Casa da Cultura Açoriana de Palhoça em Libras”, realizado no período de 29/07/2019 a 19/12/2019, no câmpus Palhoça-Bilíngue e na Casa da Cultura Açoriana de Palhoça, coordenado pelas professoras Silvana Nicoloso e Edimara Lucia Rupolo. O objetivo geral deste projeto foi produzir conteúdos bilíngues (Libras-Português) sobre a Casa da Cultura Açoriana de Palhoça e suas atividades, dar continuidade ao projeto “Resgate da Memória Palhocense” por meio da produção audiovisual bilíngue, aproximar a comunidade acadêmica, a Casa da Cultura Açoriana e a comunidade externa.
A demanda foi notada a partir da dificuldade de achar conteúdos sobre a cultura açoriana online, e, principalmente, conteúdos acessíveis para pessoas surdas. Diante disso, foi notado que os alunos do Câmpus Palhoça-Bilíngue poderiam contribuir para minimizar ou resolver essa questão. Sendo assim, surgiu-se a ideia de criar uma websérie bilíngue Libras-português sobre a Casa de Cultura Açoriana de Palhoça e suas atividades.
O projeto contou com alunos e servidores do câmpus Palhoça Bilíngue, assim como um membro da comunidade externa e foi feito em conjunto entre o câmpus e a Casa da Cultura Açoriana de Palhoça. A Pesquisa esteve presente na elaboração do roteiro de conteúdo e de desenvolvimento da websérie. Para tal, os alunos do curso de Tradução e Interpretação realizaram pesquisas sobre a casa de cultura e entrevistas com alunos, professores e coordenação que atuam na Casa de Cultura Açoriana de Palhoça. No Ensino, ocorreu a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, e a construção de novos saberes a partir do desenvolvimento do projeto. Além da integração de alunos de cursos diferentes, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos (saberes) e experiências (práticas). A Extensão foi presente no intercâmbio de saberes entre a comunidade escolar e a comunidade que mantém e frequenta a Casa de Cultura. O projeto aproximou a comunidade IFSC à comunidade palhocense por meio deste projeto de extensão.
O grupo compartilhou conosco um dos processos do projeto: a glosa para a produção dos conteúdos. Os vídeos ainda estão em processo de edição.