DESAFIO 1 - Analisando uma prática extensionista

Análise do PROJETO DE EXTENSÃO realizado no IFSC - Câmpus Urupema

 
Imagem de Jose Carlos Correa Neves
Análise do PROJETO DE EXTENSÃO realizado no IFSC - Câmpus Urupema
por Jose Carlos Correa Neves - terça, 15 Jun 2021, 20:57
 

Equipe Serrana” - IFSC Urupema

Integrantes: Ana Carolina Almeida L. Macedo(discente); Cristiane de L. Barbosa (comunidade);Filipe de A. Pantoja (discente); Iolene Pinto de M. de Arruda (comunidade);prof. Janice Regina G. Bortoli (orientadora); José Carlos C. Neves (discente) ; Samia H.Lobo (discente).

 Projeto: Horta Escolar: estratégia didática que une a pratica com a teoria.

Ano de Execução : 2018

Coordenação : docente Janice Regina Gmach Bortoli

Atores: discentes do Curso Técnico em Agricultura - UC Solos II e Comunidade Escolar Local.

 - A proposta parte da união entre a prática e o aprendizado em sala de aula, assim fortalecendo o conhecimento de forma empírica. Com o desenvolvimento do Projeto da Horta Escolar a partir de uma demanda existente no município, que veio de encontro a necessidade de criar estratégias didáticas unindo a teoria e a prática; assim estendendo a curricularização da extensão. Foi utilizado para o projeto de extensão, a horta escolar no Núcleo Municipal Manoel Elias de Andrade da comunidade rural do Cedro no Município de Urupema. Foram desenvolvidas diversas atividades para a implantação da horta, envolvendo discentes, professores, técnicos e a comunidade escolar.

 A escola contava com uma área de 476 metros quadrados, a qual funcionava como horta escolar, mas não estava sendo utilizada. Inicialmente os discentes do curso técnico em agricultura do IFSC Campus Urupema, fizeram o reconhecimento da área, coleta de uma amostra de solo para avaliação da fertilidade e após a emissão do laudo foram feitos os cálculos para correção da acidez e da fertilidade do solo. Em seguida foi feito o preparo do solo e dos canteiros para a implantação das culturas, com o auxílio da comunidade escolar. Após a implantação da horta, os discentes fizeram o acompanhamento semanal da área para avaliar o crescimento e o desenvolvimento das plantas, bem como para realizar o manejo de plantas espontâneas, pragas e doenças que ocorreram na área. Importante observar que esta atividade de forma específica consolidou o conhecimento adquirido em sala de aula e a troca de conhecimentos com a comunidade escolar no meio rural. Com a execução do projeto, os três pilares (ensino, pesquisa e extensão) foram fortalecidos pela relação entre a teoria e a prática por meio de uma aproximação com as demandas das comunidades locais, os conteúdos abordados com situações práticas foram fundamentais para o entendimento, e também para a motivação dos discentes no que diz respeito ao mercado de trabalho e facilitar a percepção de como os mesmos podem beneficiar a comunidade com seus conhecimentos.

Mais um ponto muito importante observado durante a realização da atividade está relacionado ao trabalho em equipe dos discentes. Esta habilidade nem sempre é fácil, porém , é de grande importância que seja desenvolvida por ser primordial para a vida profissional. A realização das atividades dentro do projeto da horta escolar, permitiu a experiência em um outro cenário que não fosse a sala de aula onde tinham a tutela do docente, e a partir daquele ponto as decisões partiram dos discentes, momento onde os trabalhos realizados precisariam ser organizados por eles, e ai é que surgem as diferenças na tomada de decisões; contudo, para a vida profissional se faz necessário avançar em busca de um novo caminho, o qual além da qualificação técnica e científica, o trabalho em equipe pode proporcionar aos discentes através dessa experiência o preparo para a tomada de decisões e trabalhar em conjunto em prol de algo maior para a comunidade, superando as diferenças encontradas, visto que a troca de experiências sempre tende a enriquecer uma atividade.

  

Registro em imagens: Estratégias didáticas – Práticas e Teoria


Imagem de Helena Maciel de Souza
Re: Análise do PROJETO DE EXTENSÃO realizado no IFSC - Câmpus Urupema
por Helena Maciel de Souza - segunda, 21 Jun 2021, 11:50
 

Adorei esse projeto

Imagem de CHAIANE DE OLIVEIRA FILISBINO
Re: Análise do PROJETO DE EXTENSÃO realizado no IFSC - Câmpus Urupema
por CHAIANE DE OLIVEIRA FILISBINO - segunda, 21 Jun 2021, 12:10
 

Muito legal, gostei

Imagem de ANA CAROLINA ALMEIDA LIMA MACEDO
Re: Análise do PROJETO DE EXTENSÃO realizado no IFSC - Câmpus Urupema
por ANA CAROLINA ALMEIDA LIMA MACEDO - quarta, 23 Jun 2021, 13:18
 

Um grande avanço para a comunidade externa ! As crianças da escolas municipais sabendo de onde vem as hortaliças e aprendendo ! Esse projeto nunca pode parar de  executar ! 

Imagem de GIOVANA CAVALHEIRO DE SOUZA
Re: Análise do PROJETO DE EXTENSÃO realizado no IFSC - Câmpus Urupema
por GIOVANA CAVALHEIRO DE SOUZA - terça, 29 Jun 2021, 20:36
 

Relembrei minha infância lendo este projeto que me traz um sentimento tão gostoso.
Quando criança acompanhava minha avó na horta comunitária do bairro onde ela morava. Cada morador possuía um pedacinho de terra para cultivar seus frutos, verduras, legumes, o que fosse de seu feitio.
Essa troca de experiências é maravilhosa e enriquecedora para ambas as partes, que bom saber que existe um cantinho repleto de amor e troca de saberes sobre a mãe natureza :)

Imagem de RODRIGO TORMEN KNOB
Re: Análise do PROJETO DE EXTENSÃO realizado no IFSC - Câmpus Urupema
por RODRIGO TORMEN KNOB - terça, 29 Jun 2021, 22:23
 

Muito importante essa tematica e o modo em que o projeto foi realizado!