“Equipe Serrana” - IFSC Urupema
Integrantes: Ana Carolina Almeida L. Macedo(discente); Cristiane de L. Barbosa (comunidade);Filipe de A. Pantoja (discente); Iolene Pinto de M. de Arruda (comunidade);prof. Janice Regina G. Bortoli (orientadora); José Carlos C. Neves (discente) ; Samia H.Lobo (discente).
Projeto: Horta Escolar: estratégia didática que une a pratica com a teoria.
Ano de Execução : 2018
Coordenação : docente Janice Regina Gmach Bortoli
Atores: discentes do Curso Técnico em Agricultura - UC Solos II e Comunidade Escolar Local.
- A proposta parte da união entre a prática e o aprendizado em sala de aula, assim fortalecendo o conhecimento de forma empírica. Com o desenvolvimento do Projeto da Horta Escolar a partir de uma demanda já existente no município, que veio de encontro a necessidade de criar estratégias didáticas unindo a teoria e a prática; assim estendendo a curricularização da extensão. Foi utilizado para o projeto de extensão, a horta escolar no Núcleo Municipal Manoel Elias de Andrade da comunidade rural do Cedro no Município de Urupema. Foram desenvolvidas diversas atividades para a implantação da horta, envolvendo discentes, professores, técnicos e a comunidade escolar.
A escola contava com uma área de 476 metros quadrados, a qual funcionava como horta escolar, mas não estava sendo utilizada. Inicialmente os discentes do curso técnico em agricultura do IFSC Campus Urupema, fizeram o reconhecimento da área, coleta de uma amostra de solo para avaliação da fertilidade e após a emissão do laudo foram feitos os cálculos para correção da acidez e da fertilidade do solo. Em seguida foi feito o preparo do solo e dos canteiros para a implantação das culturas, com o auxílio da comunidade escolar. Após a implantação da horta, os discentes fizeram o acompanhamento semanal da área para avaliar o crescimento e o desenvolvimento das plantas, bem como para realizar o manejo de plantas espontâneas, pragas e doenças que ocorreram na área. Importante observar que esta atividade de forma específica consolidou o conhecimento adquirido em sala de aula e a troca de conhecimentos com a comunidade escolar no meio rural. Com a execução do projeto, os três pilares (ensino, pesquisa e extensão) foram fortalecidos pela relação entre a teoria e a prática por meio de uma aproximação com as demandas das comunidades locais, os conteúdos abordados com situações práticas foram fundamentais para o entendimento, e também para a motivação dos discentes no que diz respeito ao mercado de trabalho e facilitar a percepção de como os mesmos podem beneficiar a comunidade com seus conhecimentos.
Mais um ponto muito importante observado durante a realização da atividade está relacionado ao trabalho em equipe dos discentes. Esta habilidade nem sempre é fácil, porém , é de grande importância que seja desenvolvida por ser primordial para a vida profissional. A realização das atividades dentro do projeto da horta escolar, permitiu a experiência em um outro cenário que não fosse a sala de aula onde tinham a tutela do docente, e a partir daquele ponto as decisões partiram dos discentes, momento onde os trabalhos realizados precisariam ser organizados por eles, e ai é que surgem as diferenças na tomada de decisões; contudo, para a vida profissional se faz necessário avançar em busca de um novo caminho, o qual além da qualificação técnica e científica, o trabalho em equipe pode proporcionar aos discentes através dessa experiência o preparo para a tomada de decisões e trabalhar em conjunto em prol de algo maior para a comunidade, superando as diferenças encontradas, visto que a troca de experiências sempre tende a enriquecer uma atividade.
Registro em imagens: Estratégias didáticas – Práticas e Teoria