Tarefa - Reflexão com base nas leituras

construção de conceito de grandezas e medidas nos anos iniciais

 
Picture of JULIANE PEDRINI VIEIRA
construção de conceito de grandezas e medidas nos anos iniciais
by JULIANE PEDRINI VIEIRA - Wednesday, 12 October 2022, 7:18 PM
 

segue em anexo

Luana
Re: construção de conceito de grandezas e medidas nos anos iniciais
by Luana da Rosa Vieira - Thursday, 17 November 2022, 10:48 PM
 

O homem não é isolado dentro do processo de construção e aquisição do conhecimento (quando da resolução de um problema). Ele vive dentro de uma "cultura matemática" quando da resolução de um problema. Esta cultura é o resultado de uma trama entre conhecimentos espontâneos e conhecimentos científicos extraídos da cultura do sujeito. A complexidade das relações entre conhecimentos espontâneos e científicos é traduzida pelas diferentes maneiras possíveis de conceber os processos da matematização em cada sujeito. (2001, p.27)

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: construção de conceito de grandezas e medidas nos anos iniciais
by Gustavo Camargo Berti - Friday, 18 November 2022, 6:43 PM
 

Olá Juliane, tudo bem? As citações que você escolheu são bem relevantes em relação à temática abordada na atividade que trabalhamos no fim do encontro presencial de 24/09. Poderíamos fazer uma discussão bem interessante com situações da nossa prática de sala de aula.

Picture of Priscila Turchiello
Re: construção de conceito de grandezas e medidas nos anos iniciais
by Priscila Turchiello - Wednesday, 7 December 2022, 9:37 PM
 

Juliane!

As citações que fizeste do material teórico, tematizam sobre algo fundamental para analisarmos os contextos educacionais, em particular a sala de aula e seus acontecimentos, pois nos solicita questionar algo pouco comum no fazer docente, o que significa pensar?! Especialmente quando se faz referência à matemática considera-se, de forma aligeirada, que pensar matematicamente significa saber raciocinar e calcular, mas seria apenas isto? Para pensarmos, precisamos fundamentalmente dar sentido a nós mesmos, aos outros, ao que acontece no mundo.

Obrigada pela participação!