segue em anexo
Tarefa - Reflexão com base nas leituras
construção de conceito de grandezas e medidas nos anos iniciais
O homem não é isolado dentro do processo de construção e aquisição do conhecimento (quando da resolução de um problema). Ele vive dentro de uma "cultura matemática" quando da resolução de um problema. Esta cultura é o resultado de uma trama entre conhecimentos espontâneos e conhecimentos científicos extraídos da cultura do sujeito. A complexidade das relações entre conhecimentos espontâneos e científicos é traduzida pelas diferentes maneiras possíveis de conceber os processos da matematização em cada sujeito. (2001, p.27)
Olá Juliane, tudo bem? As citações que você escolheu são bem relevantes em relação à temática abordada na atividade que trabalhamos no fim do encontro presencial de 24/09. Poderíamos fazer uma discussão bem interessante com situações da nossa prática de sala de aula.
Juliane!
As citações que fizeste do material teórico, tematizam sobre algo fundamental para analisarmos os contextos educacionais, em particular a sala de aula e seus acontecimentos, pois nos solicita questionar algo pouco comum no fazer docente, o que significa pensar?! Especialmente quando se faz referência à matemática considera-se, de forma aligeirada, que pensar matematicamente significa saber raciocinar e calcular, mas seria apenas isto? Para pensarmos, precisamos fundamentalmente dar sentido a nós mesmos, aos outros, ao que acontece no mundo.
Obrigada pela participação!