Experimento: roteamento dinâmico

Definir rotas estaticamente em uma rede é trabalhoso e propenso a erros.Em redes com várias subredes, o estabelecimento de rotas não é feito manualmente, mas sim de forma automática.

Introdução

Roteamento dinâmico é definido como a capacidade de uma rede descobrir de forma automáticas rotas. No roteamento estático, como visto, as rotas são definidas manualmente em cada roteador ou host. No entanto, no roteamento dinâmico as tabelas de roteamento são construídas automaticamente pelo sistema, e mantidas constantemente atualizadas devido a comunicação entre os roteadores participantes da rede. Sendo assim, uma rede que utilize algum protocolo de roteamento dinâmico é sensível a qualquer mudança de topologia da rede, sendo capaz de adaptar-se rapidamente a um novo padrão de rotas. Em outras palavras, um protocolo de roteamento dinâmico pode ser definido como uma maneira que um roteador fala com seus vizinhos a fim de compartilhar informações sobre rotas disponíveis na rede. A partir da capacidade de auto organização, o roteamento dinâmico deve ser capaz de procurar a melhor rota alternativa para um fluxo de dados, quando determinados roteadores se tornam inacessíveis ou estejam congestionados.

O roteamento dinâmico dentro de uma rede pertencente a uma organização é chamado de roteamento interno, e o roteamento entre redes de diferentes organizações é denominado roteamento externo. O roteamento externo acontece no núcleo da Internet, e envolve um número muito grande de roteadores e hosts.

Um dos protocolos clássicos de roteamento interno é o protocolo RIP. Por apresentar tempo convergência relativamente longo, o RIP se aplica a pequenas redes. Outro protocolo de roteamento interno se chama OSPF, o qual apresenta rápida convergência e é usado em redes maiores.

Objetivo

Neste experimento, vamos ativar roteamento RIP em uma rede com algumas subredes, e investigar as rotas estabelecidas.

Descrição do experimento

Vamos realizar este experimento com esta rede, que foi uma das redes usadas na avaliação sobre roteamento estático.

rip 

Esta rede está descrita neste arquivo de simulação do PacketTracer.

O experimento envolve as seguintes etapas:

  1. Definiremos o plano de endereçamento dessa rede
  2. Vamos ativar o roteamento dinâmico nos roteadores
  3. Testaremos a comunicação entre os computadores de diferentes subredes
  4. Investigaremos as rotas que foram estabelecidas nos roteadores

Por fim, testaremos mudar a topologia da rede, para verificar se o roteamento dinâmico faz com que as rotas se adaptem à mudança na rede.

Ao final do experimento, um video com a gravação da aula será colocado nesta página.

Última atualização: sábado, 28 Nov 2020, 19:19