Experimento: funcionamento de LAN switches
Os dois experimentos a seguir serão realizados em aula junto com o professor. Para melhor entendê-los, leia as seções sobre padrão IEEE 802.3 e também sobre switches ethernet do material didático.
Parte 1: Como switches encaminham quadros
Objetivo: Identificar como switches encaminham quadros entre os equipamentos a ele conectados
- Crie uma rede com um switch modelo 2960 e três computadores. Conecte os computadores às portas do switch. A rede pode ficar parecida com esta:
- Configure os endereços IP dos computadores, de forma que eles façam parte da mesma subrede.
- Adicione um sniffer à rede, conectando-o a uma porta do switch. O sniffer monitora o tráfego em sua interfaces de rede, mostrando os pacotes que por ali passam. No PacketTracer, o sniffer é um tipo de dispositivo terminal (End device). A rede ficará assim:
- Abra a tela do sniffer, e acesse a aba GUI. Deixe essa tela aberta, pois ali aparecerão os pacotes monitorados.
- Em um dos computadores faça ping para algum dos outras computadores. Observe o que o sniffer mostra ... as mensagens do ping aparecem ali ?
- Agora em um dos computadores faça ping para o endereço IP de broadcast. Observe o que o sniffer mostra ... as mensagens do ping aparecem ali ? O que parece que está acontecendo quando o switch retransmite quadros de um equipamento para outro ?
- Para esclarecer melhor o comportamento do switch, conecte um sniffer entre cada computador e o switch. A rede deve ficar assim:
- Repita o experimento em que um computador faz ping em algum outro computador. Observe então as telas dos sniffer ... quais deles mostraram as mensagens geradas pelo ping ? O que se pode concluir com isso ?
Parte 2: Como switches aprendem
Objetivos:
- Visualizar a tabela de endereços MAC mantida em switches ethernet
- Identificar como o switch aprende os endereços MAC dos equipamentos a ele conectados
- Crie uma rede com um switch modelo 2960 e três computadores. Conecte os computadores às portas do switch. A rede pode ficar parecida com esta:
- Configure os endereços IP dos computadores, de forma que eles façam parte da mesma subrede.
- Visualize a tabela de endereços MAC mantida no switch. Isso pode ser feito em sua interface de linha de comando (CLI), usando este comando:
show mac-address-table - Teste a comunicação entre os computadores, o que pode ser feito com ping.
- Novamente visualize a tabela de endereços MAC do switch, comparando seu conteúdo com o que foi mostrado anteriormente
- Compare os endereços MAC contidos nessa tabela com os dos computadores.
- Desconecte o cabo de um dos computadores, e em seguida observe novamente a tabela de endereços MAC no switch. O que mudou ?
- Espere alguns minutos, e então veja novamente a tabela de endereços MAC no switch. Qual seu conteúdo ?
- Novamente inicie ping a partir de um dos computadores. Olhe a tabela de endereços MAC no switch. Como está seu conteúdo ?
- Compare o comportamento do switch visto neste experimento, com respeito aos endereços MAC conhecidos, com o aprendizado da ponte (bridge learning) explicado na seção anterior. Foi possível identificar esse aprendizado do switch com este experimento ?
Última atualização: terça, 9 Fev 2021, 14:36