Experimento: uma rede de acesso com fibra-ótica

Objetivos:

  • Analisar a estrutura de uma rede de acesso EPON, de forma a identificar seus equipamentos e como eles se relacionam para estabelecer os enlaces de acesso
  • Avaliar a estabilidade da latência e vazão na rede de acesso EPON, por meio de medições feitas com softwares apropriados

Introdução

Um laboratório EPON foi instalado para experimentação a ser feita pela turma de IER (ver a descrição da rede). Usando esse laboratório, podem-se realizar alguns experimentos para verificar a vazão e latẽncia nos links de acesso com fibra-ótica.

lab epon

Procedimentos

  1. Vamos acessar essa rede de acesso, e com isso poderemos investigar os modelos dos equipamentos, visualizar suas interfaces de gerenciamento, e identificar suas configurações. Vejam as informações de acesso dos equipamentos, que estão na página específica que descreve o laboratório.
  2. Ao acessar o OLT, podem-se obter muitas informações sobre o status da rede PON. Por exemplo, tente descobrir o seguinte:
    1. Quais ONU estão associadas ao OLT
    2. Qual a distância estimada entre ONUs e OLT (em metros)
    3. Quais os LLID das ONU
  3. O desempenho da rede pode ser investigado com medições de latência e vazão (throughput). A latência é a medição mais simples, e pode ser feita a partir do roteador usando o utilitário ping.
    1. Vamos observar os valores típicos de latẽncia obtidos, e sua variabilidade.
    2. Vamos também comparar esses valores com os da rede de acesso sem-fio, que foram obtidos no experimento sobre esse tipo de rede, e que constam na tarefa sobre aquele experimento.
  4. A medição de vazão pode ser feita entre um computador na rede local de cada ONU, e outro que esteja em outra rede próxima. Os resultados podem fornecer uma estimativa razoável de desempenho. Essa medição será feita com o programa iperf.
    1. O computador na rede de cada ONU é o PC (ver diagrama acima). Observe que, para que o tráfego desse PC passe pelo ONU que é alvo da medição, ele deve usar tal ONU como gateway
    2. Há um computador na rede próxima com IP 192.168.0.52. Ele já tem o iperf3 em execução. Assim, basta realizar a medição de vazão conectando o iperf3 a esse IP. Dica: crie uma rota no PC que faça com que a comunicação com o IP 192.168.0.52 passe pelo ONU desejado.
  5. A medição de latência pode ser feita com ping. Para acelerar a medição, execute o ping de forma que sejam transmitidos pacotes a cada 200 ms (comando: ping -i 0.2 IP_destino). O ping deve ser executado a partir da rede local de cada ONU, e tendo como destino o IP 192.168.0.52.
  6. Com base nos resultados obtidos, o que se pode concluir quanto à vazão nessa rede EPON ? E como eles se comparam com os resultados da rede de acesso sem-fio ?
Última atualização: sábado, 17 Out 2020, 10:31