Programação

  • Geral

    Prof. Romulo Beninca

    Bem-vindo(a) à unidade curricular de Programação para Internet cuja carga horária é composta de 80 horas. Ao final desta UC, você será capaz de compreender os conceitos relativos a Programação Web como: HTML, CSS, BOOTSTRAP, JAVASCRIPT, PHP

    Leia o Plano de Ensino (disponível no SIGAA) e fique atento à carga horária da disciplina assim como seu método de avaliação!

    Nossa disciplina tem CH total de 80 horas.

    Os conteúdos e atividades da unidade serão desenvolvidos em sala de aula, podendo os materiais e atividades serem disponibilizados pelo moodle. Não é permitida a gravação das aulas, principalmente para divulgação sem expressa autorização do professor. 



  • 1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
  • Tópico 0 - Apresentação do Plano de Ensino da Unidade Curricular (PUC)

    Os conteúdos e atividades da unidade serão desenvolvidos em sala de aula, podendo os materiais e atividades serem disponibilizados pelo moodle. Não é permitida a gravação das aulas, principalmente para divulgação sem expressa autorização do professor. 

    Metódologia das aulas:

    O presente plano de ensino será repassado aos discentes pro meio uma aula expositiva e dialogada podendo sofrer alterações em decorrência de observações e sugestões.

    Para os demais conteúdos a serem estudados nesta unidade curricular planeja-se utilizar  a introdução dos tópicos por meio de aulas expositivas e dialogadas, para fixação e aprofundamento do conteúdos estudado planeja-se utilizar proposta de atividade como listas de exerciícos, desenvolvida preferencialmente  de forma colaborativa pelos discentes em um modelo de sala de aula invertida.  

    Também planeja-se utilizar abordagem de simulação de pequenos contextos problematizados para desenvolvimento prático dos conhecimentos. 

    Sobre a avaliação dos trabalhos: 

    As avaliações  serão realizadas serão avaliadas pelos seguintes instrumentos.

    § 4º As avaliações podem constar de:

    I - observação diária dos alunos pelos professores, em suas diversas atividades;

    II - trabalhos de pesquisa individual ou coletiva;

    III - testes e provas escritos, com ou sem consulta;

    IV - entrevistas e arguições;

    V - resoluções de exercícios;

    VI - planejamento ou execução de experimentos ou projetos;

    VII - relatórios referentes aos trabalhos, experimentos ou visitas técnicas;

    VIII - atividades práticas referentes àquela formação;

    IX - realização de eventos ou atividades abertas à comunidade;

    X - autoavaliação descritiva e avaliação pelos colegas da classe;

    XI - demais instrumentos que a prática pedagógica indicar.

    (Regulamento didático pedagógico IFSC)

    Todas instrumentos avaliativos podem ser utilizados para compor as atividades da unidade curricular, devido a natureza do conteúdo cada atividade terá seus próprios critérios de avaliação, sendo alguns comuns e descritos a seguir:

    • A nota de toda atividade será entre 0 a 10 , sendo um valor inteiro, truncado não havendo parte fracionária.  Exemplo:  5,3=5  assim como 5,8=5.
    • Cópia parciais ou totais de trabalhos e atividades terão atribuído nota zero (0), sendo possível ainda responsabilização legal sobre o plágio para todos que apresente trabalho com tais caracteristicas. 
    • Atividades ou trabalhos entregues fora do formato especificado, quando este for especificado terão nota zero. 
    • Como todas atividades são passíveis da observação diária do professor sobre seu desenvolvimento, é possivel que trabalhos com conteúdos similares tenham a eles atribuídos conceitos distintos pela observação do docente, de que um ou outro atende com maior completude os objetivos e conteúdos da unidade curricular. 
    • A utilização de terminologia correta é avaliada, em qualquer tipo de atividade, de forma que pode ser atribuído zero, ou nota parcial a questões respondidas com completude, ou parciais que não apresentem a terminologia correta da área. 
    • Nas atividades em que forem informados um modelo ou formato de entrega, o mesmo deve ser seguido, em caso de divergência do formato especificado para atividade  será atribuído nota zero(0) a mesma. Exemplo: formato de entrega .zip e for entregue um .rar  a nota atribuída sera zero(0). 
    • Entregas  de atividades em data posteriores a definida  terão nota zero. Excetuando casos onde forem apresentadas justificativas legais previstas nos regulamentos institucionais. 
    • Toda atividades desta unidade estão sujeitas a apresentação, para que o docente possa identificar o real grau de conhecimento do aluno sobre a atividade, sendo que dependendo da apresentação a nota pode ser alterada. Em caso de necessidade de apresentação de qualquer atividade o docente informara o discente pela ferramenta institucional. 
    • O professor pode solicitar apresentação/explicação  de qualquer artefato entregue nas atividades para avaliação. Nas atividades em que for solicitada apresentação a mera entrega de artefatos sem a apresentação que evidencie autória, domínio e compreensão tera nota igual zero. 

    • Quando uma atividade requerer apresentação a mera entrega dos artefatos sem apresentação tera nota zero, pois na apresentação se analisara a compreesão, domínio  e autória dos artefatos entregues. 

     Nota das avaliações:

    Conforme o artigo 102 do RDP-IFSC, a avaliação será registrada em valores inteiros de 0 (zero) a (10), sendo que o resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis). Para aprovação também é necessário 75% de presença na disciplina.

    Em casos onde a nota não for inteira (média final), será levado em consideração a avaliação comportamental e participação do aluno em sala de aula para considerar o arredondamento. Casos em que o aluno possui um bom comportamento em sala de aula, uma nota com os decimais maiores ou iguais a 0,5 é arredondada para cima, caso a nota com os decimais seja menor que 0,5, ela será arredondada para baixo. Já os casos em que o aluno não possua um bom comportamento em sala de aula, uma nota com os decimais maiores que 0,5 é arredondada para cima, caso a nota seja menor ou igual a 0,5, ela será arredondada para baixo.

    Ex.: Bom comportamento e boa participação: 6,40 = 6,00 / 6,50 = 7,00 / 6,60 = 7,00
    Ex.: Mau comportamento e má participação: 6,40 = 6,00 / 6,50 = 6,00 / 6,60 = 7,00

    Recuperações: 

    Para cada atividade proposta será ofertada alguma forma de de recuperação, conforme previdos na RDP, a recuperação será disponibilizada para os discentes que não alcançarem as notas.  As avalições e suas recuperações serão propostas em cada atividade podendo ser agrupada com outras atividades ou não.

    A avaliação dos contúedos será realizada por meio de avaliações e a  Média Final será computada por meio dos seguinte componentes:

     Média Final = (Avaliação 1+ Avaliação 2 + Avaliação 3+ (Média das atividades))


    Conforme acordado em sala a nota da avaliação 2 e 3 serão apenas uma avaliação com a nota repetida AV23, desta forma a média será calculada como:

     Média Final = (Avaliação 1+ Avaliação23 + Avaliação23 (Média das atividades))

     

    Atividade Avaliativa (AA)

    Atividades em sala de aula e extraclasse (ASAE)

    Participação em Sala de Aula (PSA)

    Atendimento:

                ROMULO BENINCA :  Terça  Feiras as 14:00 até as 16:00 Sala Atividade Docente 

                 Tel: whatsapp  44  98801-0521
                Atendimentos extra classes poderão se realizados sob demanda e agendamento

                romulo.beninca@ifsc.edu.br

    Conteúdos aborados na UC:

    Objetivos:

    • Compreender os conceitos relacionados ao desenvolvimento de interfaces Web.

    • Criar páginas web utilizando linguagens de marcação de hipertexto e de descrição de estilo.

    • Aprender a desenvolver páginas Web dinâmicas por meio de scripts executados no navegador, de forma a agilizar a animação e aprimorar a interatividade com a interface.

    Conteúdos:

                  1. Conceitos de aplicações web;

                  2. Linguagens de marcação: HTML, CSS;

                  3. Linguagem de script;

                  4. Arquitetura cliente/servidor;

                  5. Frameworks para desenvolvimento front-end;

    Bibliografia Básica:

                RESIG, John. Segredos do Ninja JavaScript. São Paulo: Novatec, 2013.

                  SANDERS, Bill. Smashing HTML5: técnicas para a nova geração da web. Tradução de Mariana Bandarra. Porto Alegre: Bookman, 2012.

    Bibliografia Complementar:

            FLANAGAN, David. JavaScript: o guia definitivo. Tradução de João Eduardo Nóbrega Tortello. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

            MARCONDES, Christian Alfim. HTML 4.0 fundamental: a base da programação para web. 2. ed., 5. reimpr. São Paulo: Érica, 2012.

            MELO, Alexandre Altair de; LUCKOW, Décio Heinzelmann. Programação Java para a web. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2015.

            SILVA, Maurício Samy. Construindo sites com CSS e (X) HTML: sites controlados por folhas de estilo em cascata. São Paulo: Novatec, 2008.

            SILVA, Maurício Samy. HTML 5: a linguagem de marcação que revolucionou a web. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2011.

    •  Validação por Reconhecimento de Saberes Tarefa
      Restrito Disponível se quaisquer:
      • Seu Endereço de email é joao.vcc@aluno.ifsc.edu.br
      • Seu Endereço de email é luz.bl@aluno.ifsc.edu.br
      • Seu Endereço de email é manoela.marie@gmail.com
      • Seu Endereço de email é janaylla.s@aluno.ifsc.edu.br
  • Tópico 1 - Web HTML e Cliente Servidor

  • Tópico 2 - HTML Table , List básico de CSS

  • Tópico 3 - HTML ModelBox, Display e Position CSS

  • Avaliação 1 22/09

  • Tópico 6 - Arquitetura Cliente Servidor Formulário (POST) and (GET)

  • Sessão PHP

  • Aula dia 04/11/2022 Remoto

  • Avaliação23

  • Tópico 8 - Java script