Os conteúdos e atividades da unidade serão desenvolvidos em sala de aula, podendo os materiais e atividades serem disponibilizados pelo moodle. Não é permitida a gravação das aulas, principalmente para divulgação sem expressa autorização do professor.
Metódologia das aulas:
O presente plano de ensino será repassado aos discentes pro meio uma aula expositiva e dialogada podendo sofrer alterações em decorrência de observações e sugestões.
Para os demais conteúdos a serem estudados nesta unidade curricular planeja-se utilizar a introdução dos tópicos por meio de aulas expositivas e dialogadas, para fixação e aprofundamento do conteúdos estudado planeja-se utilizar proposta de atividade como listas de exerciícos, desenvolvida preferencialmente de forma colaborativa pelos discentes em um modelo de sala de aula invertida.
Também planeja-se utilizar abordagem de simulação de pequenos contextos problematizados para desenvolvimento prático dos conhecimentos.
Sobre a avaliação dos trabalhos:
As avaliações serão realizadas serão avaliadas pelos seguintes instrumentos.
§ 4º As avaliações podem constar de:
I - observação diária dos alunos pelos professores, em suas diversas atividades;
II - trabalhos de pesquisa individual ou coletiva;
III - testes e provas escritos, com ou sem consulta;
IV - entrevistas e arguições;
V - resoluções de exercícios;
VI - planejamento ou execução de experimentos ou projetos;
VII - relatórios referentes aos trabalhos, experimentos ou visitas técnicas;
VIII - atividades práticas referentes àquela formação;
IX - realização de eventos ou atividades abertas à comunidade;
X - autoavaliação descritiva e avaliação pelos colegas da classe;
XI - demais instrumentos que a prática pedagógica indicar.
(Regulamento didático pedagógico IFSC)
Todas instrumentos avaliativos podem ser utilizados para compor as atividades da unidade curricular, devido a natureza do conteúdo cada atividade terá seus próprios critérios de avaliação, sendo alguns comuns e descritos a seguir:
Nota das avaliações:
Conforme o artigo 102 do RDP-IFSC, a avaliação será registrada em valores inteiros de 0 (zero) a (10), sendo que o resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis). Para aprovação também é necessário 75% de presença na disciplina.
Em casos onde a nota não for inteira (média final), será levado em consideração a avaliação comportamental e participação do aluno em sala de aula para considerar o arredondamento. Casos em que o aluno possui um bom comportamento em sala de aula, uma nota com os decimais maiores ou iguais a 0,5 é arredondada para cima, caso a nota com os decimais seja menor que 0,5, ela será arredondada para baixo. Já os casos em que o aluno não possua um bom comportamento em sala de aula, uma nota com os decimais maiores que 0,5 é arredondada para cima, caso a nota seja menor ou igual a 0,5, ela será arredondada para baixo.
Ex.: Bom comportamento e boa participação: 6,40 = 6,00 / 6,50 = 7,00 / 6,60 = 7,00
Ex.: Mau comportamento e má participação: 6,40 = 6,00 / 6,50 = 6,00 / 6,60 = 7,00
Recuperações:
Para cada atividade proposta será ofertada alguma forma de de recuperação, conforme previdos na RDP, a recuperação será disponibilizada para os discentes que não alcançarem as notas. As avalições e suas recuperações serão propostas em cada atividade podendo ser agrupada com outras atividades ou não.
A avaliação dos contúedos será realizada por meio de avaliações e a Média Final será computada por meio dos seguinte componentes:
Média Final = (Avaliação 1+ Avaliação 2 + Avaliação 3+ (Média das atividades))
Conforme acordado em sala a nota da avaliação 2 e 3 serão apenas uma avaliação com a nota repetida AV23, desta forma a média será calculada como:
Média Final = (Avaliação 1+ Avaliação23 + Avaliação23 (Média das atividades))
Atividade Avaliativa (AA)
Atividades em sala de aula e extraclasse (ASAE)
Participação em Sala de Aula (PSA)
Atendimento:
ROMULO BENINCA : Terça Feiras as 14:00 até as 16:00 Sala Atividade Docente
Tel: whatsapp 44 98801-0521
Atendimentos extra classes poderão se realizados sob demanda e agendamento
romulo.beninca@ifsc.edu.br
Conteúdos aborados na UC:
Objetivos:
• Compreender os conceitos relacionados ao desenvolvimento de interfaces Web.
• Criar páginas web utilizando linguagens de marcação de hipertexto e de descrição de estilo.
• Aprender a desenvolver páginas Web dinâmicas por meio de scripts executados no navegador, de forma a agilizar a animação e aprimorar a interatividade com a interface.
Conteúdos:
1. Conceitos de aplicações web;
2. Linguagens de marcação: HTML, CSS;
3. Linguagem de script;
4. Arquitetura cliente/servidor;
5. Frameworks para desenvolvimento front-end;
Bibliografia Básica:
RESIG, John. Segredos do Ninja JavaScript. São Paulo: Novatec, 2013.
SANDERS, Bill. Smashing HTML5: técnicas para a nova geração da web. Tradução de Mariana Bandarra. Porto Alegre: Bookman, 2012.
Bibliografia Complementar:
FLANAGAN, David. JavaScript: o guia definitivo. Tradução de João Eduardo Nóbrega Tortello. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
MARCONDES, Christian Alfim. HTML 4.0 fundamental: a base da programação para web. 2. ed., 5. reimpr. São Paulo: Érica, 2012.
MELO, Alexandre Altair de; LUCKOW, Décio Heinzelmann. Programação Java para a web. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2015.
SILVA, Maurício Samy. Construindo sites com CSS e (X) HTML: sites controlados por folhas de estilo em cascata. São Paulo: Novatec, 2008.
SILVA, Maurício Samy. HTML 5: a linguagem de marcação que revolucionou a web. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2011.