Programação

  • Geral

    Desenvolvimento Para Dispositivos  Moveis (PDM), nesta unidade estudaremos conceitos sobre dispositivos moveis e também, focando nos na SDK Android e IDE AndroidStudio. 

     

    Carga Horária:
    80 horas

     

    Período:
    11/08 a 15/12

                                                                                                                          
                        

    Professor : Romulo Beninca              romulo.beninca@ifsc.edu.br

     e-mail romulo.beninca@ifsc.edu.br

    Fale com professor pelo whatsapp (Cliquei Aqui)     (44)   988010-0521
    whats app (44) 9 8801-0521

    Atendimento Extraclasse :  Terça  Feiras as 14:00 até as 16:00

     

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  • Tópico 1 - Plano de Ensino da Unidade Curricular

    Os conteúdos e atividades da unidade serão desenvolvidos em sala de aula, podendo os materiais e atividades serem disponibilizados pelo moodle. Não é permitida a gravação das aulas, principalmente para divulgação sem expressa autorização do professor. 

    Metódologia das aulas:

    O presente plano de ensino será repassado aos discentes pro meio uma aula expositiva e dialogada podendo sofrer alterações em decorrência de observações e sugestões.

    Para os demais conteúdos a serem estudados nesta unidade curricular planeja-se utilizar  a introdução dos tópicos por meio de aulas expositivas e dialogadas, para fixação e aprofundamento do conteúdos estudado planeja-se utilizar proposta de atividade como listas de exerciícos, desenvolvida preferencialmente  de forma colaborativa pelos discentes em um modelo de sala de aula invertida.  

    Também planeja-se utilizar abordagem de simulação de pequenos contextos problematizados para desenvolvimento prático dos conhecimentos. 

    Sobre a avaliação dos trabalhos: 

    As avaliações  serão realizadas serão avaliadas pelos seguintes instrumentos.

    § 4º As avaliações podem constar de:

    I - observação diária dos alunos pelos professores, em suas diversas atividades;

    II - trabalhos de pesquisa individual ou coletiva;

    III - testes e provas escritos, com ou sem consulta;

    IV - entrevistas e arguições;

    V - resoluções de exercícios;

    VI - planejamento ou execução de experimentos ou projetos;

    VII - relatórios referentes aos trabalhos, experimentos ou visitas técnicas;

    VIII - atividades práticas referentes àquela formação;

    IX - realização de eventos ou atividades abertas à comunidade;

    X - autoavaliação descritiva e avaliação pelos colegas da classe;

    XI - demais instrumentos que a prática pedagógica indicar.

    (Regulamento didático pedagógico IFSC)

    Todas instrumentos avaliativos podem ser utilizados para compor as atividades da unidade curricular, devido a natureza do conteúdo cada atividade terá seus próprios critérios de avaliação, sendo alguns comuns e descritos a seguir:

    • A nota de toda atividade será entre 0 a 10 , sendo um valor inteiro, truncado não havendo parte fracionária.  Exemplo:  5,3=5  assim como 5,8=5.
    • Cópia parciais ou totais de trabalhos e atividades terão atribuído nota zero (0), sendo possível ainda responsabilização legal sobre o plágio para todos que apresente trabalho com tais caracteristicas. 
    • Atividades ou trabalhos entregues fora do formato especificado, quando este for especificado terão nota zero. 
    • Como todas atividades são passíveis da observação diária do professor sobre seu desenvolvimento, é possivel que trabalhos com conteúdos similares tenham a eles atribuídos conceitos distintos pela observação do docente, de que um ou outro atende com maior completude os objetivos e conteúdos da unidade curricular. 
    • A utilização de terminologia correta é avaliada, em qualquer tipo de atividade, de forma que pode ser atribuído zero, ou nota parcial a questões respondidas com completude, ou parciais que não apresentem a terminologia correta da área. 
    • Nas atividades em que forem informados um modelo ou formato de entrega, o mesmo deve ser seguido, em caso de divergência do formato especificado para atividade  será atribuído nota zero(0) a mesma. Exemplo: formato de entrega .zip e for entregue um .rar  a nota atribuída sera zero(0). 
    • Entregas  de atividades em data posteriores a definida  terão nota zero. Excetuando casos onde forem apresentadas justificativas legais previstas nos regulamentos institucionais. 
    • Toda atividades desta unidade estão sujeitas a apresentação, para que o docente possa identificar o real grau de conhecimento do aluno sobre a atividade, sendo que dependendo da apresentação a nota pode ser alterada. Em caso de necessidade de apresentação de qualquer atividade o docente informara o discente pela ferramenta institucional. 
    • O professor pode solicitar apresentação/explicação  de qualquer artefato entregue nas atividades para avaliação. Nas atividades em que for solicitada apresentação a mera entrega de artefatos sem a apresentação que evidencie autória, domínio e compreensão tera nota igual zero. 

    • Quando uma atividade requerer apresentação a mera entrega dos artefatos sem apresentação tera nota zero, pois na apresentação se analisara a compreesão, domínio  e autória dos artefatos entregues. 

     Nota das avaliações:

    Conforme o artigo 102 do RDP-IFSC, a avaliação será registrada em valores inteiros de 0 (zero) a (10), sendo que o resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis). Para aprovação também é necessário 75% de presença na disciplina.

    Em casos onde a nota não for inteira (média final), será levado em consideração a avaliação comportamental e participação do aluno em sala de aula para considerar o arredondamento. Casos em que o aluno possui um bom comportamento em sala de aula, uma nota com os decimais maiores ou iguais a 0,5 é arredondada para cima, caso a nota com os decimais seja menor que 0,5, ela será arredondada para baixo. Já os casos em que o aluno não possua um bom comportamento em sala de aula, uma nota com os decimais maiores que 0,5 é arredondada para cima, caso a nota seja menor ou igual a 0,5, ela será arredondada para baixo.

    Ex.: Bom comportamento e boa participação: 6,40 = 6,00 / 6,50 = 7,00 / 6,60 = 7,00
    Ex.: Mau comportamento e má participação: 6,40 = 6,00 / 6,50 = 6,00 / 6,60 = 7,00

    Recuperações: 

    Para cada atividade proposta será ofertada alguma forma de de recuperação, conforme previdos na RDP, a recuperação será disponibilizada para os discentes que não alcançarem as notas.  As avalições e suas recuperações serão propostas em cada atividade podendo ser agrupada com outras atividades ou não.

    A avaliação dos contúedos será realizada por meio de avaliações e a  Média Final será computada por meio dos seguinte componentes:

     Média Final = Média das atividades

    Atividade Avaliativa (AA)

    Atividades em sala de aula e extraclasse (ASAE)

    Participação em Sala de Aula (PSA)

    Atendimento:

                ROMULO BENINCA :  Terça  Feiras as 14:00 até as 16:00 Sala Atividade Docente 
                Atendimentos extra classes poderão se realizados sob demanda e agendamento

                romulo.beninca@ifsc.edu.br

    Conteúdo a ser estudado na Unidade Curricular:

    • Ambiente de desenvolvimento
    • Plataforma Android, Software Development Kit (SDK), Emulador, tipos de aplicação Android, níveis de Api. Arquitetura S.O Android,

    • Componentes de um APP.

      • Atividades, Views e Fragments

      • Services, BroadCast Receiver, Content Provider, Intent .

    • Interfaces

      • Design XML , Java Events listener , Data Biding,

      • Uso da classe LOG

    • Componentes de Interface

      • View e ViewGroups

      • Buttons, TextView, ImageView, ProgressBar, SeekBar e Listagens

      • Listagens: ListView e Recycler View

        • PackgeManager

    • Persistência de Dados

      • SharedPreferences

      • Sqlite

      • Firebase

    • Consumo de API

    • Media Provider

    • Sensor Manager

    • Camera X

    Referências:

    Desenvolvimento para dispositivos móveis

    https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595029408/pageid/1

    Desenvolvimento para dispositivos móveis - Volume 2
    https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595029774/pageid/148

    •  Validação por reconhedimento de saberes Tarefa
      Restrito Disponível se quaisquer:
      • O seu Endereço de email contém fernando.ss@aluno.ifsc.edu.br
      • Seu Endereço de email é manoela.marie@gmail.com
  • Tópico 2 - SDKs e Ambiente de Desenvolvimento para Dispositivos Móveis.

    Inicalmente foi visto o Plano de ensino da Unidade Curricular (PUC) , disponível no tópico 1. 

    • Activitys Métodos de callback 
    • Adicionando Observer para capturar eventos
  • Atividades

    Nesta aula estudaremos o que é uma activity e como declara-la manualmente  no arquivo manifesto e os demais artefatos código java e xml, também  é estudado como capturar eventos utilizando o patern Observable. 

    • Activitys Métodos de callback 
    • Adicionando Observer para capturar eventos

  • Activitys ciclo de vida

  • Views

    Aula 004 -
  • Listagens

  • Sqlite

    Aula 008 - Listagens com ListView
  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10