Programação
-
- Orientações
Seja bem-vindo a Unidade Curricular (UC) Atividades de Extensão I. Ao longo do curso de Licenciatura em Matemática você terá a oportunidade der participar de diversas UCs de Atividades de Extensão (até a VIII). Para mais detalhes veja o Projeto Pedagógico do Curso, disponível logo abaixo. Eu sou o professor Pierry Teza e nesta primeira UC de Atividade de Extensão veremos como a extensão pode, e deve, assumir um papel protagonista no contexto da graduação. Para detalhes sobre a Unidade Curricular Atividades de Extensão I veja o Plano de Ensino, logo abaixo. Nestas orientações gerais, você pode compreender melhor como a Unidade Curricular será conduzida.
No rótulo "Comunicação" você tem a disposição um Mural de Avisos e um Fórum de Dúvidas, para avisos e dúvidas gerais da disciplina, respectivamente.
A Unidade Curricular é composta por dois estudos. No primeiro estudo (Estudo 1), eminentemente teórico, vamos compreender a função e responsabilidade social da Educação Pública e particularmente da Extensão e discutir o significado da Extensão em uma perspectiva indissociada do Ensino e da Pesquisa. Essa primeira parte da Unidade Curricular vai servir como base teórica para a segunda parte, bem como para as demais UCs de Atividades de Extensão (até VIII). Na segunda parte da UC (Estudo 2) vamos elaborar uma proposta de atividade de Extensão numa abordagem multi e interdisciplinar. Como você já deve ter observado, essa segunda parte é bastante prática!
No rótulo "Roteiro de Estudo", logo abaixo, você poderá verificar as atividades, cargas horárias e datas para cada um dos Estudos.
Para iniciar, leia o Plano de Ensino e o Roteiro de Estudos disponíveis abaixo e participe da Webcongferência 1, a ser realizada no dia 05/05 (ter) às 19h.
Comunicação
Roteiro de Estudos
Estudos Atividades Carga Horária Período Orientações Iniciais - Leia as instruções gerais que estão no cabeçalho do Moodle;
- Leia o Plano de Ensino da Unidade Curricular;
- Insira no Fórum de Dúvidas as possíveis dúvidas que você tem em relação a Unidade Curricular.
2h 04/05 a 08/05 Estudo 1 - Estude os materiais disponibilizados.
- Participe da Webconferência 1 - A ser realizada no dia 05/05 (ter) às 19h.
- Realize a Atividade 1 (Fórum de Discussão) - Abertura: 04/05 (seg) - Fechamento: 26/05 (ter).
- Realize a Atividade 2 (Texto Crítico) - Abertura: 18/05 (seg) - Fechamento: 08/06 (seg). Fechamento prorrogado para 15/06 (seg).
18h 04/05 a 08/06 Estudo 2 - Estude dos materiais disponibilizados.
- Participe da Webconferência 2 - A ser realizada no dia 11/06 (qui) às 19h. Remarcada para 10/06 (qua).
- Realize a Atividade 3 (Proposta de Atividade de Extensão - entrega parcial) - Abertura: 08/06 (seg) - Fechamento: 15/06 (seg). Prorrogado para 22/06 (seg).
- Realização da Atividade 4 (Proposta de Atividade de Extensão - entrega final) - Abertura: 22/06 (seg) - Fechamento: 06/07 (seg). Prorrogado para 02/08 (dom).
20h 08/06 a 08/07 Avaliação Presencial (Recuperação) a verificar
- Estudo 1
Ao final dos estudos, o aluno de capaz de: Compreender a função e responsabilidade social da Educação Pública e particularmente da Extensão e Discutir o significado da Extensão em uma perspectiva indissociada do Ensino e da Pesquisa;
Dedicação estimada
20 horasPeríodo
04/05 a 08/06Material Didático
DE PAULA, João Antônio. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013.
CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt; PEREIRA, Adriana Camargo. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, v. 10, n. 10, 2007.
PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto et al. Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas críticas, v. 16, n. 31, p. 377-390, 2010.
COELHO, Geraldo Ceni. O papel pedagógico da extensão universitária. Em Extensão, v. 13, n. 2, p. 11-24, 2014.
Webconferência
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
- Objetivo:
- Utilizando das discussões realizadas até o momento na disciplina, dos materiais disponibilizados e de outros materiais a serem pesquisados elabore no mínimo uma Questão Instigadora a ser respondida pelos colegas;
- Responda às Questões Instigadoras elaboradas pelos colegas.
- Utilizando das discussões realizadas até o momento na disciplina, dos materiais disponibilizados e de outros materiais a serem pesquisados elabore no mínimo uma Questão Instigadora a ser respondida pelos colegas;
- Datas:
- Abertura: 04/05 (seg)
- Fechamento: 26/05 (ter)
- Formato e outras instruções:
- As questões e respostas/argumentações devem ser embasadas nos materiais disponibilizados e em outros materiais a serem pesquisados pelo estudante;
- Postar diretamente no Fórum;
- Os critérios de avaliação estão disponibilizados no Plano de Ensino.
- Objetivo:
- Objetivo:
- Utilizando das discussões realizadas até o momento na disciplina, dos materiais disponibilizados e de outros materiais a serem pesquisados elabore uma Texto Crítico a partir de uma das seguintes temáticas:
- Transformações históricas da extensão no contexto brasileiro;
- Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- Impactos da extensão na sociedade;
- Benefícios da extensão para formação do estudante;
- Barreias e facilitadores da extensão como meio de transformação.
- Utilizando das discussões realizadas até o momento na disciplina, dos materiais disponibilizados e de outros materiais a serem pesquisados elabore uma Texto Crítico a partir de uma das seguintes temáticas:
- Datas:
- Abertura: 18/05 (seg)
- Fechamento: 08/06 (seg) - Prorrogado para 15/06 (seg)
- Formato e outras instruções:
- O texto deve possuir no mínimo 3 (três) páginas e no máximo (6 páginas), incluindo cabeçalho e referências;
- As argumentações devem ser embasadas nos materiais disponibilizados e em outros materiais a serem pesquisados pelo estudante;
- Utilizar o formato de Texto Crítico disponibilizado aqui;
- Utilizar os formatos de citações e referências disponibilizados na pasta "Materiais com Dicas Metodológicas", no item "Materiais Complementares", neste Estudo;
- Postar no formato PDF;
- Os critérios de avaliação estão disponibilizados no Plano de Ensino.
- Objetivo:
Material Complementar
Estudantes, seguem aqui vários materiais complementares que poderão auxiliar no entendimento do estudo.
- Estudo 2
Ao final dos estudos, o aluno de capaz de: a) Elaborar e desenvolver propostas de atividades de Extensão numa abordagem multi e interdisciplinar; b) Avaliar a exequibilidade de proposta de atividades de extensão.
Dedicação estimada
20 horasPeríodo
08/06 a 08/07Material Didático
FRANCHI, Regina Helena de Oliveira Lino; GOMES, Vivilí Maria Silva. Projetos Temáticos e Modelagem Matemática na Extensão Universitária. Research, Society and Development, v. 9, n. 2, p. 61, 2020.
LOPES, Edvania Portilho; COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves. Contribuições da extensão universitária à formação docente. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Educação Matemática na Contemporaneidade: Desafios e Possibilidades. São Paulo, v. 13, 2016.
Webconferência
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
- Objetivo:
- De acordo com a Resolução CONSUP/IFSC 61/2016, que regulamenta as atividades de extensão do IFSC,constituem-se tipos de atividade de extensão: programa, projeto, curso, evento e produto. A partir dessa definição e utilizando os conhecimento adquiridos até aqui, neste Unidade Curricular e nas demais, elabore uma proposta de Atividade de Extensão, do tipo Evento, com a seguinte temática: "desmistificando a matemática".
- Datas:
- Abertura: 08/06 (seg)
- Fechamento: 15/06 (seg) - Prorrogado para 22/06 (seg)
- Formato e outras instruções:
- A Proposta deve seguir as orientações gerais repassadas na Webconferência 2;
- Utilizar o formato de Proposta de Extensão disponibilizado aqui;
- Para esta estrega parcial devem ser contemplados os seguintes itens: 1.1. Problema a ser abordado; 1.3. Justificativa e relevância; 2.1. Objetivos geral e específicos.
- Utilizar os formatos de citações e referências disponibilizados na pasta "Materiais com Dicas Metodológicas", no item "Materiais Complementares", No Estudo 1;
- Postar no formato PDF;
- Os critérios de avaliação estão disponibilizados no Plano de Ensino.
- Vídeo com instruções AQUI!
- Objetivo:
- Objetivo:
- Agora você já pode realizar o fechamento de sua Proposta de Atividade de Extensão iniciada na Atividade 3.
- Datas:
- Abertura: 22/06 (seg)
- Fechamento: 06/07 (seg) - Prorrogado para 02/08 (dom) SEM DATA LIMITE
- Formato e outras instruções:
- Dar continuidade e fechamento da Proposta da Atividade 3.
- Postar no formato PDF;
- Os critérios de avaliação estão disponibilizados no Plano de Ensino.
- Objetivo:
Material Complementar
- Encerramento
Nesta unidade você estudou as bases conceituais acerca da Extensão e como pode ser planejada uma atividade de extensão.
Esses conhecimentos são importantes para não apenas para a formação acadêmica do Licenciado em Matemática, mas também para a aplicação da extensão como ferramenta de ensino na Educação Básica. Por isso, tenha em mente que a aprendizagem não para por aqui. Continue pesquisando e lendo sobre o tema.
Para saber mais sobre esse assunto, você pode:
- Acessar o site do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras;
- Procurar no Google Acadêmico artigos e outros materiais sobre extensão, tanto estudos teóricos, quanto empíricos e relatos de experiências em atividades de extensão;
- Acessar o espaço dedicado a extensão nos sites das Universidades e Institutos Federais do país.
Por fim, reforço que é muito importante que você avalie essa unidade curricular. Clique nos links disponíveis abaixo e dê seu feedback. Sua opinião é essencial para sabermos nossos acertos e para identificarmos oportunidades de melhoria.
Sucesso e até a próxima!
Avaliando a unidade curricular
No encerramento de todas as unidades curriculares deste curso, será solicitado que você responda sobre como foi seu processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será realizada por meio de uma enquete de respostas anônimas (com questões específicas) e um fórum aberto (no qual você poderá registrar a sua opinião sobre todo e qualquer aspecto da unidade curricular). Sua participação é essencial para que possamos aperfeiçoar nossas próximas ofertas! Não deixe de participar!