Produção Cultural e Design
Design de Interface
Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Design de interface do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design. Neste AVEA, você encontrará material para estudo dos elementos da linguagem visual em composição de interfaces. A partir dos conceitos de interação e informação, usabilidade e ergonomia serão estudados métodos para análise, avaliação e desenvolvimento de interfaces.
Para iniciar, leia o Plano de Estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.
PLANO DE ESTUDOS
Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária Estudo 1:
Design de interface
- Citação sobre interface.
- Videoaula sobre os aspectos importantes no design de interfaces.
- Apresentação sobre os aspectos historicos do design da interface.
- Atividade Avaliativa
8h Estudo 2:
Design de Interação
- Breve explicação do projeto.
- Videoaula sobre Design de interação
- Material complementar sobre os 6 Princípios Fundamentais
8h Estudo 3:
Usabilidade e Experiência do Usuário
- Videoaula sobre princípios e recomendações de usabilidade .
- Texto didático principios de Nielsen
- Atividade Avaliativa
- Materiais complementares sobre testes de usabilidade
8h Estudo 4:
Linguagem visual no Design de Interfaces
- Videoaula sobre elementos da comunicação visual.
- Atividade Avaliativa.
- Materais complementares: para inspiração a execução do projeto.
8h Estudo 5:
Prototipagem
- Videoaula sobre um editor gráfico.
- 2 Atividade Avaliativa.
- Materiais complementares com recomendações para o design de interfaces.
8h
Encontros Síncronos
Presença
Design de Interface
Carga Horária
8 horasNesta unidade curricular você vai estudar como analisar, avaliar e desenvolver interfaces. Vamos começar estudando os conceitos de design de interface, interação e informação. Você vai perceber que o Design de interface engloba o Design de interação e o Design visual. Vamos estudar também um breve histórico do design de interfaces e os aspectos que ganharam importância para o desenvolvimento dos projetos atuais.
Bom estudo!
[...] as interfaces ruins, que dificultam ou mesmo impedem o uso do sistema, não só aborrecem os usuários como são motivos de frustração e perda de auto-estima. Algumas pessoas se culpam e se sentem diminuídas por não saberem usar um programa de software. Elas generalizam a impressão de que todos os indivíduos inteligentes e atualizados o fazem facilmente. No caso de sistemas de uso frequente e profissional, os aborrecimentos e frustrações podem levar à ansiedade e ao estresse em decorrência da perda de produtividade e da obrigação de utilizar um sistema imposto pela chefia. Em casos mais agudos, o estresse não liberado pode levar a psicopatologias, em um processo pelo qual as pessoas se apresentam progressivamente irritadas, deprimidas, negativas, apáticas, sentem-se perseguidas ou se tornam rudes com os colegas. Mais tarde somatizam e passam a apresentar dores de cabeça, tendinites, palpitações, cólicas. Em casos extremos, podem desenvolver ansiedade generalizada, comportamento compulsivo, crise de pânico. Não se pode tirar a responsabilidade de uma interface humano-computador ruim pela loucura no trabalho informatizado (CYBIS; BETIOL E FAUST, 2010, p.15).
Sabendo da responsabilidade dos projetistas de interfaces, a partir de agora, vamos observar com mais atenção as interfaces usadas no dia a dia e tentar identificar as possibilidades de melhorias. Considere que mesmo um detalhe sutil pode fazer muita diferença.
Videoaula
Para conhecer mais sobre os aspectos que são importantes no design de interfaces, e como foram mudando ao longo do tempo, assista a videoaula e leia o material indicado.
Atividade
Participe do fórum sobre as interfaces que nos atrapalham a vida. E se observarmos bem, são muitas. Identificar esses problemas é o primeiro passo para criarmos soluções originais e eficientes.
Materiais complementares
Veja alguns links interessantes sobre o tema:
Design de Interação
Carga Horária
08 horasVamos procurar entender melhor a forma como as pessoas, com suas diferentes características, lidam com as interfaces. O design de interação precisa considerar tanto os aspectos objetivos como também subjetivos e qualitativos, visando soluções funcionais, desejáveis e acessíveis. Você também vai conhecer métodos para projetos de interfaces levando em consideração os diferentes usuários.
Ao longo desta Unidade curricular vamos desenvolver um projeto de redesign de aplicativo a partir do diagnóstico de alguns problemas de usabilidade, problemas relacionados ao foco/público alvo ou inadequações conceituais e estéticas.
O projeto pode ser feito individualmente ou em duplas e será desenvolvido em 4 etapas:
Fase 1: Seleção de um app e identificação dos problemas
Fase 2: Avaliação da usabilidade/arquitetura da informação
Fase 3: Proposta de redesign
Fase 4: Prototipagem e testes
Bom estudo!
Videoaula
Para começar, assista a videoaula Design de interação. Conhecendo os desafios de um projeto de interfaces, você será capaz de selecionar um aplicativo que precise de um redesign, identificar os objetivos do trabalho e planejar mais detalhadamente as etapas do seu projeto.
Atividade
Vamos começar a Fase1 do projeto de redesign com a seleção de um App e identificação dos problemas. Bom trabalho!
Materiais complementares
Veja alguns links interessantes sobre o tema:
Usabilidade e Experiência do Usuário
Carga Horária
08 horasO objetivo desta etapa é entender os conceitos de usabilidade e de experiência do usuário (UX) e observar as diferenças entre essas duas abordagens. A usabilidade é um conceito mais antigo, consolidado e pragmático, já a UX vem sendo utilizada atualmente, com foco global no usuário, na sua satisfação e interatividade.
Nesta etapa vamos aprofundar a análise do app. Para tanto assista a videoaula e veja as recomendações de Usabilidade de Nielsen.
Videoaula
Nesta videoaula você vai conhecer alguns princípios e recomendações de usabilidade. Também vai ver que a experiência do usuário envolve mais do que os aspectos funcionais, envolve também aspectos relacionados com o prazer em usar um produto ou sistema de informações.
Atividade
Vamos aprofundar a análise do app que você selecionou. Faça a avaliação do aplicativo utilizando um Checklist. Você pode escolher o MATcH (Checklist para Avaliação da Usabilidade de Aplicativos para Celulares Touchscreen) ou o Clínica de design.
Materiais complementares
Veja alguns artigos sobre avaliação da usabilidade em interfaces bilíngues (Libras/Português). Esses exemplos mostram o uso de um equipamento de rastreamento ocular (eye tracking), que registra os movimentos do olhar do usuário.
Veja também um teste feito com crianças na fase inicial de um projeto. É importante que as análises, junto ao usuário, sejam feitas ao longo de todo o projeto.
Linguagem visual no Design de Interfaces
Carga Horária
8 horasNeste tópico vamos estudar o design visual de interfaces, ou seja, a última camada do projeto de produto digital. Aqui vocês vão colocar em prática os conhecimentos adquiridos em Fundamentos do design, sobre os elementos e técnicas de comunicação visual e sobre hierarquia visual. Isso é muito importante, pois não se trata apenas do resultado estético de um app ou site, mas do contato com o usuário e suas possibilidades de interação.
Nesta etapa vamos planejar as alterações que serão feitas no APP. Aprofunde seus conhecimentos assistindo a videoaula e veja os exemplos de redesign em materiais complementares.
Videoaula
Nesta videoaula vamos estudar como organizar os elementos da comunicação visual para elaborar a composição de forma estratégica. É importante planejar a hierarquia visual e os conduzir o olhar do usuário adequadamente. Como projetar uma mensagem que comunique melhor e seja esteticamente agradável?
Atividade
Nesta Fase 2 do projeto, faça o desenho do esqueleto do App, levantando o que precisa ser modificado. Apresente sua proposta de alteração.
Materiais complementares
Para complementar o estudo e inspirar o desenvolvimento do seu projeto, veja alguns exemplos de redesign de App e as discussões sobre o trabalho de planejamento gráfico no design de interfaces.
Prototipagem
Carga Horária
8 horasNesta etapa vamos explorar um software para prototipagem do seu projeto de interface, o Figma. Com isso, é possível avaliar a usabilidade e analisar a experiência dos usuários para fazer os ajustes necessários antes da implementação do sistema.
Bom estudo!
O Figma é um editor gráfico para prototipagem de projetos de design para a web. Com o Figma é possível que a equipe trabalhe em conjunto, num projeto colaborativo. O desenvolvimento de um protótipo é fundamental para os testes com os usuários, é muito útil para o entendimento da estrutura de navegação e para que os clientes possam entender o projeto. Um protótipo realizado diretamente no navegador permite que as alterações sejam vistas em tempo real pela equipe e facilita muito o trabalho da equipe.
TUTORIAL
Veja um tutorial sobre o Figma.
Atividade
Desenvolva o protótipo do App, mostrando o redesign das páginas.
Materiais complementares
O Google material.io oferece várias recomendações para o design de interfaces e conjuntos de ícones gratuitos para uso nos seus projetos.
Videoaulas e Materiais
Estudo 1: Design de interface
Videoaula: https://youtu.be/CwBelZ1nZOc
Apresentação: https://moodle.ifsc.edu.br/mod/url/view.php?id=440757
Texto didático:
Estudo 2: Design de interação
Videoaula: https://youtu.be/Lvxb21HoF9k
Material complementar: https://medium.com/aela/design-de-intera%C3%A7%C3%A3o-os-6-princ%C3%ADpios-fundamentais-d2cb1e585cad
Estudo 3: Usabilidade e Experiência do Usuário
Videoaula: https://youtu.be/ab7Zw0-EyMk
Texto didático: https://moodle.ifsc.edu.br/mod/resource/view.php?id=441568
Materiais complementares: https://moodle.ifsc.edu.br/mod/resource/view.php?id=441430
https://moodle.ifsc.edu.br/mod/resource/view.php?id=441564
https://moodle.ifsc.edu.br/mod/resource/view.php?id=441565
https://moodle.ifsc.edu.br/mod/url/view.php?id=441794
Estudo 4: Linguagem visual
Videoaula: https://youtu.be/kdyt-LBydek.
Materiais complementares: https://moodle.ifsc.edu.br/mod/url/view.php?id=441781
https://moodle.ifsc.edu.br/mod/url/view.php?id=441782
https://moodle.ifsc.edu.br/mod/url/view.php?id=441784
Estudo 5: Prototipagem
Videoaula:
Material complementar: https://moodle.ifsc.edu.br/mod/url/view.php?id=441838
Atividades
Estudo 1: Design de interface
Participe do fórum sobre as interfaces que nos atrapalham a vida. E se observarmos bem, são muitas. Identificar esses problemas é o primeiro passo para criarmos soluções originais e eficientes.
Estudo 2: Design de interação
Vamos começar a Fase1 do projeto de redesign com a seleção de um App e identificação dos problemas. Bom trabalho!
Estudo 3: Usabilidade e Experiência do Usuário
Vamos aprofundar a análise do app que você selecionou. Faça a avaliação do aplicativo utilizando um Checklist. Você pode escolher o MATcH (Checklist para Avaliação da Usabilidade de Aplicativos para Celulares Touchscreen) ou o Clínica de design.
Estudo 4: Linguagem visual
Nesta Fase 2 do projeto, faça o desenho do esqueleto do App, levantando o que precisa ser modificado. Apresente sua proposta de alteração.
Estudo 5: Prototipagem
Desenvolva o protótipo do App, mostrando o redesign das páginas.
Equipe
Professores conteudistas
Laíse Miolo de MoraesDesigners educacionais
Verônica Ribas Cúrcio
Daniela Estaregue AlvesRevisores
Denise de Mesquita Correa
Caroline Reis Vieira SantosCoordenador do Programa no Câmpus Palhoça
Saulo Zulmar VieiraCoordenadores do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design
Renata da Silva KrusserCoordenadora Geral PQ-ANP
Maria da Glória Silva e Silva