

Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Artes do Eixo Produção Cultural e Design. Nesta unidade curricular temos como objetivo saber relacionar as manifestações artísticas de cada período com as questões socioculturais e apreciar objetos artísticos e imagens estéticas, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética. Para tanto, vamos estudar:
- concepções de Arte;
- reflexão acerca da evolução das formas de expressão plástica e tecnológica.
- caracterização dos movimentos artísticos contemporâneos e sua relação com a história e formação do Design;
Estudos | Conteúdos e Atividades | Carga Horária |
Estudo 1: Seu conceito de arte |
|
6h |
Estudo 2: O início da Modernidade |
|
4h |
Estudo 3: Do naturalismo à abstração |
|
8h |
Estudo 4: A formação do design |
|
6h |
Estudo 5: Vanguardas |
|
8h |
Estudo 6: Arte e identidades |
|
6h |
Estudo 7: Da modernidade à contemporaneidade |
|
8h |
Estudo 8: Temas da arte contemporânea |
|
6h |
Estudo 9: Experimentações |
|
8h |
Carga Horária
6 horas
Nosso objetivo nesta etapa do estudo é discutir os diferentes conceitos de arte e reconhecer a importância da arte ao longo da história e suas manifestações junto às civilizações.
A arte foi se transformando ao longo do tempo e não é igual para todas as civilizações, nem para cada um de nós. Além disso, a arte atual se diversificou tanto, ampliou tanto suas formas de expressão artística, que não basta contemplar, é importante refletir sobre o que vemos e desenvolver um conceito pessoal de arte que nos deixe à vontade para apreciar, participar e interpretar a arte contemporânea.
Desejo que o estudo seja muito agradável e produtivo!
Escreva um parágrafo dizendo o que é arte para você. Depois faça uma nuvem de palavras sobre o seu conceito de arte.
Quando falamos em ARTE, muitas ideias nos vêm à cabeça... e, nesse ponto, é importante considerarmos TUDO aquilo que trata de ARTE e que já tomamos contato. Também precisamos considerar as nossas dúvidas, questionamentos e indagações, angústias e os próprios julgamentos que fazemos a respeito de determinados fatos, quando o assunto é ARTE. Que tal pensar mais a respeito do assunto? Veja a apresentação que propõe uma reflexão sobre quem faz arte, por que, para que e como são produzidas as obras que nos instigam tanto.
Conhecer a arte de diferentes culturas nos ajuda a compreender que nossa forma de perceber o mundo não é a única possível, nem a mais importante . Além disso, conhecer a história é importante para que se desenvolva autonomia na manifestação pessoal ao fazer ou apreciar arte. Leia o texto Abordagens da história da arte e procure identificar o que embasa o seu conceito de arte.
A partir do conteúdo estudado, comente sobre qual abordagem embasa o seu conceito de arte.
Quem se interessar e quiser conhecer um pouco mais sobre os diferentes conceitos de arte veja os links:
Carga Horária
4 horas
Nesta etapa do nosso estudo o objetivo é estabelecer aproximações com a linguagem das artes visuais por meio da fruição, leitura e interpretação, considerando aspectos comunicativos e representativos das artes e a relação com suas manifestações ao longo da história.
Vamos conhecer os movimentos de arte e as principais discussões que marcam o início da modernidade. Essas concepções definem alguns caminhos que a arte seguiu e certamente ainda influenciam nossa ideia de arte.
Bom estudo!
Esta aula destaca a transformações de uma sociedade tradicional para a era moderna e os movimentos artísticos Neoclássico, Realismo e Romantismo. Você considera que a arte deve ser bela? Ser crítica e mostrar o mundo real? Ou valorizar a imaginação? Sua ideia de arte pode estar fundamentada em debates muito interessantes que tiveram início nesse período.
Qual caminho da arte moderna mais influenciou sua ideia de arte?
Para conhecer mais sobre o Romantismo conheça a obra do artista espanhol Goya, que pintou os horrores da guerra, fez sátira da corte e revelou os dramas interiores da vida em um período tumultuado. O artista ficou completamente surdo e sua obra também revela as sensações vividas em diferentes fases da vida.
Carga Horária
8 horas
O objetivo deste estudo é fazer uma reflexão acerca da evolução das formas de expressão plástica e tecnológica.
Ao longo da história do período moderno e contemporâneo a arte passa por grandes transformações. Podemos observar obras que representam o mundo de forma idealizada, de forma realista, usando imagens deformadas pelas emoções, arte impressionista e expressionista até os movimentos de arte abstrata, que não querem re-apresentar nada, mas apresentar algo novo, ainda não visto ou ainda não pensado.
A arte abstrata envolve diferentes movimentos e ideias, por exemplo, Kandinsky queria que a arte nos tocasse como a música, que não precisa ter uma letra, Mondrian acreditava que o artista não deveria emocionar ou influenciar sentimentalmente o observador de sua arte, mas buscava a essência da razão em suas formas, Polock fazia pinturas para marcar o gesto do artista. Veja que as transformações vão muito além disso.
Assista ao filme Sonhos de Akira Kurosawa e depois envie a atividade com seus comentários.
Veja algumas dicas de filmes sobre artistas e obras de arte.
Carga Horária
6 horas
Vamos estudar a caracterização dos movimentos artísticos modernos e sua relação com a história e formação do design. Nosso objetivo é compreender a evolução da arte, tecnologia e design.
No início do século XX, com o desenvolvimento industrial e as profundas transformações na sociedade, surge a necessidade de se elaborarem projetos para os objetos utilitários que seriam produzidos pelas fábricas em larga escala. Artistas, arquitetos e artesãos desenvolviam essa tarefa buscando uma racionalização econômica e a padronização dos objetos para serem produzidos em série, o que permitia que a população tivesse acesso ao consumo, o consumo de massas. Mas alguns defendiam a valorização do artístico e do artesanal na produção desses objetos e criticavam a forma de produção industrial, o que foi, muitas vezes, considerado retrógrado e contrário ao movimento moderno. É nesse ambiente, na relação com o desenvolvimento tecnológico, que as artes aplicadas vão se transformando no que chamamos de design.
Conheça mais sobre as ideias do movimento Art and craft's que defendia um trabalho menos alienado e mais criativo. Mas essa concepção estética, contrária à da produção industrial fazia com que os objetos ficassem muito caros, e fracassou com o desenvolvimento acelerado da indústria. No entanto, a ideia de que um sentimento artístico da vida deveria se refletir na fabricação dos objetos cotidianos é compartilhada com o movimento Art Nouveau. O decorativismo inspirado nas formas da natureza da art Noveau pretendia contaminar a vida urbana e ser um estilo de vida. Esses movimentos são importantes para a formação do design.
Conforme coloca Ana Luiza Escorel, no livro O efeito multiplicador do Design:
"Naquele momento, em plena ascensão das ideias socialistas e como decorrência da Revolução Russa de 1917, pairava no ar a utopia da criação de uma sociedade da qual surgiria um novo indivíduo: melhor, mais livre, mais digno e mais informado. Na perseguição desse objetivo arquitetos, urbanistas e designers, principalmente na Europa, formaram uma espécie de vanguarda humanista que pretendia, através justamente do projeto, chegar à formulação de um ambiente construído que propiciasse pleno desenvolvimento para os homens e as mulheres do século que começava. No entanto, a euforia experimentalista não durou muito. Já na década de 30 a associação do design a valores de cunho humanista começou a ser substituída pela ideologia da venda (ESCOREL, 2000, p. 35)".Faça uma pesquisa sobre os movimentos do design que mostram essas diferenças.Veja um exemplo do uso de imagens da história da arte na publicidade:
A seguir produza você uma peça publicitária inspirada em um dos movimentos estudados até aqui.
Para aprofundar os estudos, veja o filme sobre a história da Bauhaus.
Carga Horária
8 horas
O objetivo deste estudo é saber relacionar as manifestações artísticas de cada período com as questões socioculturais e históricas.
Vamos estudar os movimentos de vanguarda do período moderno: Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Construtivismo, Bauhaus.
Veja uma aula sobre as vanguardas artísticas do período entre guerras na Europa. Vanguarda significa dianteira, linha de frente em um exército. Na arte as vanguardas se caracterizam pelos extremismos polêmicos, pelo gosto por escândalos, pelas ideias progressistas. Além do caráter expressivo com fins comunicativos, a arte também explorou o inconsciente, os sonhos, o gesto e a força física do artista, a atitude fortuita e casual, o irracional.
Seminário Movimentos de vanguarda.
1 - Fazer uma pesquisa sobre o movimento da história selecionado;
2 - Elaborar uma apresentação que promova a aprendizagem dos colegas;
3 - Elaborar 5 questões sobre o tema.
Observe os temas que são mais abordados nas provas do Enem. Escolha um dos temas e aprofunde o estudo. Depois participe do Fórum: temas do Enem, para estudar e trocar ideias com os colegas.
Carga Horária
8 horas
Nosso objetivo é identificar aspectos das artes indígena e africana nas raízes culturais brasileiras. Vamos também refletir sobre a inclusão do surdo por meio das artes visuais.
Para tanto, vamos estudar a história e cultura afro-brasileira e indígena e suas influências nas linguagens artísticas e no design. Vamos também conhecer alguns artistas surdos e suas produções.
A proposta desta apresentação é entrar um pouco no Brasil e pensar nas expressões dos primeiros habitantes dessa terra, entendendo como essas culturas produziram conhecimento e de que maneira as manifestações artísticas estavam presentes na sua vida. É importante pensar sobre a arte e as manifestações indígenas sem um olhar estereotipado ou fora de contexto. O objetivo é compreender melhor nossas matrizes culturais e refletirmos sobre como essas culturas se fazem presentes na nossa arte da atualidade.
Observe se nos Seminários apresentados encontramos representatividade étnico racial. Caso isso não tenha sido considerado, busque referências sobre artistas como:
BAUHAUS (Mestre Didi; Djanira; Rosana Paulino; Antônio Obá)
IMPRESSIONISMO (Jaime Lauriano; Josafá Neves; Maxwell Alexandre)
CUBISMO (Sonia Gomes; Tatyana Fazlalizadeh; Zadie Smith; Tamara Natalie Madden)
SURREALISMO (Tainá Lima | Criola)
FUTURISMO (Abdias do Nascimento; Rubem Valentim; Yêdamaria
EXPRESSIONISMO (José Barbosa; Maré de Matos)
NEO EXPRESSIONISMO (Basquiat)
FAUVISMO (Ana Maria Sena; Luna Monquelat Aabenhaim; Crispim do Amaral; Heitor dos Prazeres)
OP-ART (Ana Lira; Dalton Paula; Edson Barrus; Izidoro Cavalcanti)
Leia o texto Artes e Culturas – As raízes da expressão indígena no Brasil e siga o Roteiro de aprendizagem proposto, visite os materiais indicados, faça a pesquisa sobre os povos indígenas catarinenses e elabore uma composição inspirada nos grafismos indígenas.
No livro Educação Bilíngue (Libras-Português): trajetórias, pesquisas e práticas, encontramos um capítulo que aborda a importância das artes visuais para os surdos. Conheça mais sobre o tema no cap. CAPÍTULO 11 (pg 158): Movimento de’via: uma história visual da (des)colonizacão dos corpos surdos de Gabriele Vieira Neves:
34ª Bienal de São Paulo FAZ ESCURO, MAS EU CANTO
Conforme o curador, Crivelli Visconti, o projeto da 34ª bienal "quer reivindicar o direito à complexidade e à ambivalência das expressões da arte e da cultura, assim como das identidades dos sujeitos e grupos sociais, oferecendo alternativas ao antagonismo exacerbado que tem caracterizado a arena política e social nos últimos anos".
Sendo assim, a exposição coloca em relação diferentes identidades culturais e nos propõe conhecer as obras, refletir sobre questões artísticas, conceituais e sociais e participar do diálogo sobre arte e representatividade. Se não for possível visitar a Bienal, veja os materiais sobre a exposição. Depois participe do fórum: Arte e representatividade, contando o que mais te marcou nessas experiências com a arte.
Leia o texto Bienal de São Paulo é histórica com arte indígena
Veja a série de encontros As vozes dos artistas, com conversas entre os artistas e os curadores da 34ª Bienal de São Paulo sobre os enunciados da mostra.
Carga Horária
8 horas
Nesta etapa vamos refletir sobre a sociedade pós-moderna, arte, tecnologia e cultura digital.
Apesar da arte contemporânea abordar aspectos conceituais e estéticas próprios do nosso tempo, muitas pessoas se sentem pouco à vontade para apreciar, discutir, e estabelecer um conceito próprio sobre arte contemporânea. As experimentações poéticas e os recursos explorados pelos artistas se diversificaram tantos que exigem novas maneiras de pensar a arte. Buscaremos subsídios para a construção de um conceito próprio e singular de arte, pretendendo estimular a curiosidade e incentivar a permanente aprendizagem.
Veja a videoaula sobre os movimentos Minimalismo, pop art e arte conceitual, que marcam o início da arte contemporânea
Assista ao vídeo Quem tem medo da arte contemporânea e destaque 10 tópicos que definem para você o que é a arte contemporânea.
Para estudar a arte contemporânea vamos começar pela pop art, e recomendamos que vejam o Filme Basquiat - Traços de Uma Vida. Acho que vocês vão gostar. É uma referência importante para o grafite no mundo.
E para entender a arte minimalista veja um documentário sobre Donald Judd e os espaços que criou em Marfa, no Texas EUA, um lugar que foi transformado pela arte.
Carga Horária
6 horas
Nesta etapa vamos apreciar objetos artísticos e imagens estéticas, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética.
A partir das discussões abordadas nesta etapa de estudo, selecione um dos temas e faça um trabalho de curadoria: escolha um artista que tenha um trabalho relacionado com o tema, apresente sua produção e argumente sobre o que faz com que essas obras sejam arte.
URL
URL
URL
URL
Carga Horária
8 horas
Nesta etapa vamos desenvolver processos investigativos e interpretativos, com vistas a conectar os conteúdos aprendidos no âmbito das artes com a realidade circundante. Vamos experimentar desenvolver composições bi e tridimensionais, em artes visuais e nas linguagens midiáticas, buscando distinguir e organizar formas, elementos estruturais, ritmo e harmonia.
Vamos estudar as relações entre os processo de criação e as matérias, ferramentas e suportes utilizados. E para isso vamos experimentar tanto a fruição, como a produção e reprodução de imagens, desenvolvendo propostas artísticas diversas, orientadas por processos expressivos, criativos e interpretativos;
Conheça mais sobre a história das gravuras na arte e aprenda uma técnica alternativa para produção e reprodução de imagens.
Aprenda uma técnica de pintura utilizando têmpera feita com ovos.
A colagem artística foi explorada por muitos artistas e é conhecida há mais de dois mil anos na China. Saiba mais sobre essa técnica e faça suas experiências artísticas.
A pintura interativa explora o tridimensional e propõe que o observador participe da obra, interagindo com as imagens para criar novos significados. Conheça mais sobre essa técnica e veja um exemplo de trabalho realizado por estudantes do IFSC.
Veja algumas fotos e observe diferentes possibilidades artísticas com o uso da fotografia.
Leia o texto Colagem Artística da profª Rita Peixe e siga o roteiro proposto para elaborar a sua colagem abordando ações afirmativas.
Estudo 1: Seu conceito de arte
Estudo 2: O início da Modernidade
Estudo 3: Do naturalismo à abstração
https://www.youtube.com/embed/-qfPH4OI3-o
https://www.youtube.com/embed/yeWmTiN4C3o
https://www.youtube.com/embed/R6NKb1ayLK4
https://www.youtube.com/embed/5glmdhoP3_c
https://www.youtube.com/embed/vVOjDLkrV8I
Estudo 4: A formação do design
https://www.youtube.com/embed/EsElASlYqe0
https://www.youtube.com/embed/1iGPQpqHf5c
Estudo 5: Vanguardas
https://www.youtube.com/embed/dmkaKLJvlCw
Estudo 6: Arte e identidades
Leia o texto Bienal de São Paulo é histórica com arte indígena
Veja a série de encontros As vozes dos artistas, com conversas entre os artistas e os curadores da 34ª Bienal de São Paulo sobre os enunciados da mostra.
Estudo 7: Da modernidade à contemporaneidade
https://www.youtube.com/embed/97pwoCxs8XQ
https://www.youtube.com/embed/-i1t-MF5MuA
https://www.youtube.com/embed/QTDtB1rgSbo
Estudo 8: Temas da arte contemporânea
https://www.youtube.com/embed/ha_ejzxqfXs
Estudo 9: Experimentações
https://www.youtube.com/watch?v=P3jvtRHftho
https://youtu.be/1rSYsy2JZ5g
https://revistateste.palhoca.ifsc.edu.br/edicao1/pintura-interativa/
Estudo 1: Seu conceito de arte
Atividade 1:
Escreva um parágrafo dizendo o que é arte para você. Depois faça uma nuvem de palavras sobre o seu conceito de arte. Criar uma nuvem de palavras é algo muito simples e possibilita um panorama objetivo daquilo que você julga importante destacar ou evidenciar em um conteúdo. Use como referência os exemplos abaixo:
Wordclouds: permite criar nuvem de palavras utilizando diversas formas e imagens para enriquecer sua apresentação. É gratuito e permite salvar as nuvens criadas em PNG, PDF e SVG.
Tagul: é um site pago que permite criar nuvem de palavras utilizando imagens. Pode ser utilizado gratuitamente, mas com a versão paga o usuário pode fazer o download da nuvem em formato PNG, EPS e SVG em alta resolução.
Word Clouds for Kids: se destaca pela facilidade de uso e permite que o usuário cole o texto, altere fontes, cores e layout da nuvem criada.
Word Cloud Generator: trabalha diretamente com o Google Docs. É gratuito, não possui muitos recursos mas ajuda na visualização das palavras mais utilizadas dentro do texto.
Infogram: Trata-se de uma ferramenta de visualização intuitiva que capacita pessoas e equipes a criar um conteúdo atraente. Parte dele é gratuito.
Atividade 2:
A partir do conteúdo estudado, comente sobre qual abordagem embasa o seu conceito de arte.
Estudo 2: O início da Modernidade
Qual caminho da arte moderna mais influenciou sua ideia de arte?
Estudo 3: Do naturalismo à abstração
Assista ao filme Sonhos de Akira Kurosawa e depois envie a atividade com seus comentários.
Estudo 4: A formação do design
Atividade 1:
Conforme coloca Ana Luiza Escorel, no livro O efeito multiplicador do Design:
"Naquele momento, em plena ascensão das ideias socialistas e como decorrência da Revolução Russa de 1917, pairava no ar a utopia da criação de uma sociedade da qual surgiria um novo indivíduo: melhor, mais livre, mais digno e mais informado. Na perseguição desse objetivo arquitetos, urbanistas e designers, principalmente na Europa, formaram uma espécie de vanguarda humanista que pretendia, através justamente do projeto, chegar à formulação de um ambiente construído que propiciasse pleno desenvolvimento para os homens e as mulheres do século que começava. No entanto, a euforia experimentalista não durou muito. Já na década de 30 a associação do design a valores de cunho humanista começou a ser substituída pela ideologia da venda (ESCOREL, 2000, p. 35)". Faça uma pesquisa sobre os movimentos do design que mostram essas diferenças.Atividade 2:
Veja um exemplo do uso de imagens da história da arte na publicidade:
A seguir produza você uma peça publicitária inspirada em um dos movimentos estudados até aqui.
Estudo 5: Vanguardas
Atividade 1:
Seminário Movimentos de vanguarda.
1 - Fazer uma pesquisa sobre o movimento da história selecionado;
2 - Elaborar uma apresentação que promova a aprendizagem dos colegas;
3 - Elaborar 5 questões sobre o tema.
Atividade 2:
Observe os temas que são mais abordados nas provas do Enem. Escolha um dos temas e aprofunde o estudo. Depois participe do Fórum: temas do Enem, para estudar e trocar ideias com os colegas.
URL
Estudo 6: Arte e identidades
Atividade 1:
Observe se nos Seminários apresentados encontramos representatividade étnico racial. Caso isso não tenha sido considerado, busque referências sobre artistas como:
BAUHAUS (Mestre Didi; Djanira; Rosana Paulino; Antônio Obá)
IMPRESSIONISMO (Jaime Lauriano; Josafá Neves; Maxwell Alexandre)
CUBISMO (Sonia Gomes; Tatyana Fazlalizadeh; Zadie Smith; Tamara Natalie Madden)
SURREALISMO (Tainá Lima | Criola)
FUTURISMO (Abdias do Nascimento; Rubem Valentim; Yêdamaria
EXPRESSIONISMO (José Barbosa; Maré de Matos)
NEO EXPRESSIONISMO (Basquiat)
FAUVISMO (Ana Maria Sena; Luna Monquelat Aabenhaim; Crispim do Amaral; Heitor dos Prazeres)
OP-ART (Ana Lira; Dalton Paula; Edson Barrus; Izidoro Cavalcanti)
Atividade 2:
Leia o texto Artes e Culturas – As raízes da expressão indígena no Brasil e siga o Roteiro de aprendizagem proposto, visite os materiais indicados, faça a pesquisa sobre os povos indígenas catarinenses e elabore uma composição inspirada nos grafismos indígenas
Atividade 3:
No livro Educação Bilíngue (Libras-Português): trajetórias, pesquisas e práticas, encontramos um capítulo que aborda a importância das artes visuais para os surdos. Conheça mais sobre o tema no cap. CAPÍTULO 11 (pg 158): Movimento de’via: uma história visual da (des)colonizacão dos corpos surdos de Gabriele Vieira Neves:
34ª Bienal de São Paulo FAZ ESCURO, MAS EU CANTO
Conforme o curador, Crivelli Visconti, o projeto da 34ª bienal "quer reivindicar o direito à complexidade e à ambivalência das expressões da arte e da cultura, assim como das identidades dos sujeitos e grupos sociais, oferecendo alternativas ao antagonismo exacerbado que tem caracterizado a arena política e social nos últimos anos".
Sendo assim, a exposição coloca em relação diferentes identidades culturais e nos propõe conhecer as obras, refletir sobre questões artísticas, conceituais e sociais e participar do diálogo sobre arte e representatividade. Se não for possível visitar a Bienal, veja os materiais sobre a exposição. Depois participe do fórum: Arte e representatividade, contando o que mais te marcou nessas experiências com a arte.
Estudo 7: Da modernidade à contemporaneidade
Assista ao vídeo Quem tem medo da arte contemporânea e destaque 10 tópicos que definem para você o que é a arte contemporânea.
Estudo 8: Temas da arte contemporânea
A partir das discussões abordadas nesta etapa de estudo, selecione um dos temas e faça um trabalho de curadoria: escolha um artista que tenha um trabalho relacionado com o tema, apresente sua produção e argumente sobre o que faz com que essas obras sejam arte.
URL
Estudo 9: Experimentações
Leia o texto Colagem Artística da profª Rita Peixe e siga o roteiro proposto para elaborar a sua colagem abordando ações afirmativas.
Professores conteudistas
Rita Inês Petrykowski Peixe
Janaí de Abreu
Renata da Silva Krusser
Designers educacionais
Marcelo Augusto de Freitas Farias
Verônica Ribas Cúrcio
Daniela Estaregue Alves
Revisores
Denise de Mesquita Correa
Caroline Reis Vieira Santos
Coordenador do Programa no Câmpus Palhoça
Saulo Zulmar Vieira
Coordenadores do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design
Renata da Silva Krusser
Coordenadora Geral PQ-ANP
Maria da Glória Silva e Silva