

Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Identidade Visual do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design. Nesta unidade veremos como desenvolver um projeto de Identidade visual e desenvolver algumas peças para a divulgação da marca, pensadas de forma estratégica. Para tanto, vamos estudar:
- metodologia de projetos de Identidade Visual;
- pictogramas e sínteses gráficas;
- uso de tipografia na construção de Identidades Visuais;
- branding e Identidade Visual;
- construção de Manual de Identidade Visual.
Estudos | Conteúdos e Atividades | Carga Horária |
Estudo 1: Metodologia de projeto |
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8h |
Estudo 2: Briefing |
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8h |
Estudo 3: Pesquisa/conceituação |
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4h |
Estudo 4: Naming |
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4h |
Estudo 5: Projeto gráfico |
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4h |
Estudo 6: Aplicações da marca |
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4h |
Carga Horária
8 horas
Nesta Unidade Curricular você vai enfrentar o mundo do trabalho de design, com um cliente real. Desenvolveremos um projeto de identidade visual e vamos planejar as principais aplicações para divulgação.
Um projeto de identidade visual é um trabalho importante e serve de referência para outras atividades projetuais como arquitetura ou design de produtos. Como coloca a designer Ana Luiza Escorel (2000):
"Para o design gráfico praticamente todas as questões se apresentam como questões de identidade e como tal devem ser abordadas, encaminhadas e resolvidas. De fato, enquanto noção e objetivo a ser alcançado, a identidade pode ser considerada uma constante no cotidiano de trabalho do designer gráfico. Tentando situar-se em relação a ela, entendê-la e destrinchá-la, o profissional vive seu processo de criação, movendo-se no interior de uma verdadeira rede de identidades superpostas e interagentes."
Apesar de se buscar uma solução simples, a síntese gráfica não é um trabalho fácil. Por isso é importante adotar um método adequado que contribua com o processo criativo e evite retrabalho. Então vamos começar estudando a metodologia para o desenvolvimento de projetos de Identidade Visual.
Bom estudo!
Segundo Ribeiro (1987), identidade visual é um conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, uma instituição, um produto ou um evento, personalizando-os, tais como um logotipo, um símbolo gráfico, uma tipografia, um conjunto de cores. Em outras palavras, identidade visual é o conjunto visual projetado para representar graficamente uma instituição.
Veja o link para a reVISTA multimídia bilíngue e conheça os trabalhos desenvolvidos por outros colegas. A matéria também detalha a metodologia utilizada.
Vamos começar organizando os grupos e selecionando o cliente. Pode ser qualquer empreendedor individual ou um pequeno negócio que não tenha condições de contratar um escritório de design e que pode ser beneficiado por um projeto de identidade visual e pelo planejamento estratégico para a divulgação. Por exemplo: um amigo que tenha uma banda, uma tia que faz bolos para fora, um colega que está começando a trabalhar como fotógrafo, uma vó que faz artesanato.
O trabalho pode ser feito em grupos de 2 ou 3 pessoas.
Quem se interessar e quiser entender melhor o processo de desenvolvimento de uma identidade visual, indicamos também o artigo científico O processo de desenvolvimento de uma identidade visual. Resumidamente, o artigo mostra que para desenvolver uma marca é necessário comunicar uma mensagem visualmente, por meio de pesquisas, conceitos e padrões das cores, tipografias e formas em geral.
Carga Horária
8 horas
Nesta etapa vamos aprender a definir os conceitos, elaborar um painel semântico e planejar as estratégias de desenvolvimento da marca.
Nesta etapa vamos estudar como elaborar um bom briefing, levantando todas as informações importantes e estabelecendo uma relação adequada com o cliente.
Bom estudo!
Esta videoaula destaca algumas questões importantes para a elaboração briefing como: qual o objetivo? como é feito o trabalho? o que o negócio tem de especial? como é comercializado? quem são os concorrentes? quais são os pontos positivos e negativos? qual é o público alvo? quais são os planos para o futuros?
BRIEFING - Para desenvolver o trabalho, estude o material indicado e faça o planejamento do briefing, pois na entrevista com o cliente não podemos esquecer de nenhum item importante.
Caso queiram rever alguns conceitos sobre briefing e aprender como fazer um bom briefing para o seu cliente, vamos deixar aqui um artigo do portal Rockcontent sobre o assunto:
Carga Horária
4 horas
Nesta etapa vamos aprender a definir os conceitos, elaborar um painel semântico e planejar as estratégias de desenvolvimento da marca.
O objetivo é contextualizar a identidade visual e imagem corporativa e entender o contexto mercadológico do Branding (gestão da marca).
Veja a matéria Entre os conceitos e as marcas na nossa reVISTA multimídia bilíngue e faça o teste para verificar se as marcas apresentadas realmente transmitem os conceitos pretendidos.
Nesta etapa você deve elaborar uma pesquisa para conhecer mais sobre o contexto onde o cliente atua , fazer um levantamento sobre os concorrentes, o mercado e o público alvo.
A partir do briefing e das informações pesquisadas, defina os CONCEITOS, que são algumas palavras-chave dizendo o que a marca deve transmitir (o resultado do trabalho será avaliado observando se a marca realmente transmite essas ideias).
Depois faça uma pesquisa visual com a elaboração de um painel semântico, ou seja, reúna imagens e elementos gráficos relacionados à cada conceito. Isso deve servir como uma fonte de inspiração para o desenho da marca.
A partir do briefing é preciso pensar nos conceitos do projeto. É ele que vai definir a mensagem visual do projeto de vocês.
Veja o site de Marcelo Kimura, um designer especialista em projetos de identidade visual. Além do designer mostrar os projetos que realizou, ele apresenta o desafio e a solução encontrada para cada projeto. Veja um exemplo do que vão encontrar no site:
Após definido os conceitos, que é a base do projeto, inicia-se a pesquisa visual com a construção de painéis semânticos (mood boards) para nos inspirar. Vamos deixar algumas dicas aqui de como fazer:
Carga Horária
4 horas
Nesta etapa vamos estudar como definir o nome do empreendimento de forma a contribuir com a valorização da marca. O objetivo é conhecer o processo de definição de naming e explorar algumas técnicas para facilitar o trabalho.
O naming é o nome do empreendimento pensado de forma estratégica. Vamos estudar algumas técnicas para ajudar nessa etapa do projeto.
Nesta videoaula você vai estudar as características que um bom nome deve ter e as etapas do processo de naming, como identificação de objetivos, identificação do público alvo e etapa criativa. Também vai ver exemplos de diferentes tipos de estratégias usadas na definição dos nomes e conhecer algumas técnicas de criação.
Desenvolva o trabalho de criação do nome do empreendimento, levando em consideração o que foi estudado.
Para a definição do Naming, seguem 2 links interessantes que explicam todo o processo e dão dicas de validação:
Carga Horária
4 horas
Nesta etapa vamos desenvolver o desenho da marca e definir os elementos que podem ser explorados para valorizar os materiais onde ela será aplicada.
O objetivo é que você possa dominar os aspectos que compõe a marca gráfica: tipografia, desenho sintético, cores e peças gráficas básicas.
Nesta aula você encontra uma apresentação dos elementos que compõem o desenho marca, como o logotipo e o símbolo gráfico. Verá também exemplos de marcas que exploram diferentes recursos gráficos para transmitirem de forma mais enfática os conceitos. Algumas valorizam o monograma, a abstração, a representação, um padrão, transparência, profundidade, planura, etc.
Desenvolver vários esboços para a marca e selecionar a que se ajustar perfeitamente aos conceitos definidos.
Vocês já realizaram o briefing, definição dos conceitos, painel semântico e já definiram o nome. Agora cada estudante deve desenvolver estudos gráficos para a marca.
Para apoiar o processo criativo veja algumas dicas:
As ferramentas de apoio à criatividade propiciam um número grande de ideias em curto espaço de tempo e algumas podem ser realizadas online! Isso mesmo, online usando alguma plataforma colaborativa. Nessas plataformas cada integrante da equipe coloca suas ideias e as páginas vão “rodando” entre os participantes:
Carga Horária
4 horas
Nesta etapa vamos planejar as aplicações da marca em papelaria, material promocional, perfis de redes sociais, embalagens, placas ou outros.
O objetivo é que você compreenda os fundamentos de branding e as estratégias de aplicação da marca para valorizar o projeto gráfico corporativo.
Um projeto de identidade visual não se conclui com o desenho da marca. É preciso pensar em como ela será usada, quais cores, tipografia e elementos gráficos serão usados nos materiais onde a marca aparece para realmente marcar e valorizar a identidade do empreendimento. Na apresentação do projeto para o cliente é importante incluir pelo menos três aplicações da marca (cartão de visitas, papel timbrado, camiseta, redes sociais, embalagem ou outros) para que o cliente entenda como a identidade visual vai funcionar.
Nesta aula você encontra orientação sobre o desenvolvimento das aplicações da marca.
Faça o projeto gráfico de algumas peças importantes para divulgar o empreendimento como cartão, papel timbrado, camiseta, redes sociais, embalagem ou outros.
Aqui vocês encontram links de mockups gratuitos para donwload:
Carga Horária
4 horas
Nesta etapa vamos preparar o resultado do projeto de identidade visual para entregar ao cliente. Para tanto, você deve conhecer os recursos de desenho vetorial de softwares específicos para esse tipo de trabalho e aprender a elaborar um Manual de identidade visual.
O objetivo é que você saiba preparar o material para entregar ao cliente incluindo o manual de identidade visual com as orientações de como utilizar a marca em outras aplicações, os arquivos vetoriais e as fontes utilizadas na marca e na tipografia complementar.
Nesta apresentação você encontra orientação sobre a elaboração do Manual de identidade visual. No manual são planejadas as formas de aplicar a marca, para que outras pessoas possam trabalhar de forma adequada na divulgação, mídias sociais, arquitetura, sinalização e design dos produtos, por exemplo. No manual se apresentam os conceitos, paleta de cores em RGB e CMYK, tipografia, e como a marca deve ser usada em tons de cinza, em aplicações pb, em fundos coloridos, em espaços verticais e horizontais, além de mostrar o que não deve ser alterado na marca quando for usada em diferentes materiais. Se colocam também exemplos de usos das marcas e dos seus elementos gráficos em algumas aplicações.
Nesta atividade devem ser enviados 2 arquivos, que também serão entregues ao cliente:
a) A marca finalizada em formato vetorial (feita no corel draw, ilustrator, inkscape ou outro).
b) O Manual de identidade visual em formato pdf, contendo:
Depois de aprovada a marca pelo cliente, precisamos preparar o material para ser usado. A marca deve ser entregue em png ou pdf para o cliente ter acesso fácil, mas também em formato vetorial, feita em programas como Ilustrator, Corel Draw, Inkscape ou outros. Isso é importante para que ele possa aplicar em outros materiais no futuro.
Você pode aprofundar os conhecimentos sobre o uso desses programas acessando o curso de Nivelamento em computação gráfica e utilizando a senha: projeto.
Também é importante entregar para o cliente o Manual de Identidade visual com as orientações de como usar a marca.
Vejam alguns exemplos:
Estudo 1: Metodologia de projeto
Texto didático: https://revistateste.palhoca.ifsc.edu.br/edicao1/identidade-visual/
Material complementar: https://moodle.ifsc.edu.br/mod/url/view.php?id=362528
Estudo 2: Briefing
Videoaula: https://youtu.be/v8p1Tcl4oj8
Material complementar: https://moodle.ifsc.edu.br/mod/url/view.php?id=362533
Estudo 3: Pesquisa/conceituação
https://revistateste.palhoca.ifsc.edu.br/edicao3/o-conceito-e-a-marca/
Estudo 4: Naming
Videaula: https://youtu.be/gb6S4aV68D8
Videoaula em Libras: https://youtu.be/yA8EIfCKzgQ
Estudo 5: Projeto gráfico
Videoaula: https://youtu.be/Ye4x7-wdoK0
Materiais complementares: https://medium.com/@KleverSchneider/t%C3%A9cnica-635-e-o-desbloqueio-criativo-fe56990601b6
Estudo 1: Metodologia de projeto
Vamos começar organizando os grupos e selecionando o cliente. Pode ser qualquer empreendedor individual ou um pequeno negócio que não tenha condições de contratar um escritório de design e que pode ser beneficiado por um projeto de identidade visual e pelo planejamento estratégico para a divulgação. Por exemplo: um amigo que tenha uma banda, uma tia que faz bolos para fora, um colega que está começando a trabalhar como fotógrafo, uma vó que faz artesanato.
O trabalho pode ser feito em grupos de 2 ou 3 pessoas.
Estudo 2: Briefing
BRIEFING - Para desenvolver o trabalho, estude o material indicado e faça o planejamento do briefing, pois na entrevista com o cliente não podemos esquecer de nenhum item importante.
Estudo 3: Pesquisa/conceituação
Nesta etapa você deve elaborar uma pesquisa para conhecer mais sobre o contexto onde o cliente atua , fazer um levantamento sobre os concorrentes, o mercado e o público alvo.
A partir do briefing e das informações pesquisadas, defina os CONCEITOS, que são algumas palavras-chave dizendo o que a marca deve transmitir (o resultado do trabalho será avaliado observando se a marca realmente transmite essas ideias).
Depois faça uma pesquisa visual com a elaboração de um painel semântico, ou seja, reúna imagens e elementos gráficos relacionados à cada conceito. Isso deve servir como uma fonte de inspiração para o desenho da marca.
Estudo 4: Naming
Desenvolva o trabalho de criação do nome do empreendimento, levando em consideração o que foi estudado.
Estudo 5: Projeto gráfico
Desenvolver vários esboços para a marca e selecionar a que se ajustar perfeitamente aos conceitos definidos.
Estudo 6: Aplicações da marca
Faça o projeto gráfico de algumas peças importantes para divulgar o empreendimento como cartão, papel timbrado, camiseta, redes sociais, embalagem ou outros.
Estudo 7: Manual de identidade visual
Nesta atividade devem ser enviados 2 arquivos, que também serão entregues ao cliente:
a) A marca finalizada em formato vetorial (feita no corel draw, ilustrator, inkscape ou outro).
b) O Manual de identidade visual em formato pdf, contendo:
Professores conteudistas
Renata da Silva Krusser
Designers educacionais
Marcelo Augusto de Freitas Farias
Verônica Ribas Cúrcio
Daniela Estaregue Alves
Revisores
Denise de Mesquita Correa
Caroline Reis Vieira Santos
Coordenador do Programa no Câmpus Palhoça
Saulo Zulmar Vieira
Coordenadores do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design
Renata da Silva Krusser
Coordenadora Geral PQ-ANP
Maria da Glória Silva e Silva