Desenvolvimento Educacional e Social
Libras
Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Libras do Eixo Tecnológico Desenvolvimento Educacional e Social.
Neste AVEA, você encontrará uma sequência de oito estudos totalizando 40 horas.
Para iniciar, leia o Plano de Estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.
Plano de Estudos
Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária Estudo 1: Para início de conversa
- Videoaula: "Para início de conversa"
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Texto Didático: “Iniciando a comunicação ainda sem saber Libras”
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Atividade - Estudo 1
- Materiais complementares
4h Estudo 2: A língua de sinais no Brasil -
Videoaula: "A língua de sinais no Brasil"
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Texto Didático: "Um pouco de história"
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Atividade - Estudo 2
- Materiais complementares
4h Estudo 3: Alfabeto e números -
Videoaula: Alfabeto manual e números em Libras
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Texto Didático: "O alfabeto manual e os números"
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Atividade - Estudo 3
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Materiais complementares
4h Estudo 4: Aspectos linguísticos -
Videoaula: "Introdução aos aspectos linguísticos da língua de sinais: os cincos parâmetros"
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Texto Didático: "Introdução aos aspectos linguísticos da língua de sinais"
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Atividade - Estudo 4
- Materiais complementares
4h Estudo 5: Pronomes e saudações -
Videoaula: "Cumprimento em Libras" e "Pronomes em Libras"
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Texto Didático: "Cumprimentos e pronomes em Libras"
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Atividade - Estudo 5
- Materiais complementares
6h Estudo 6: Tipos de verbos
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Videoaula: "Tipos de verbos"
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Texto Didático: "Tipos de verbos"
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Atividade - Estudo 6
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Materiais complementares
6h Estudo 7: Adjetivos em Libras
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Videoaula: "Adjetivos em Libras"
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Texto Didático: "Adjetivos em Libras"
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Atividade - Estudo 7
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Materiais complementares
6h Estudo 8: Frases em Libras
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Videoaula: "Tipos de frases"
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Texto Didático: "Tipos de frases em Libras"
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Atividade - Estudo 8
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Materiais complementares
6h
Encontros Síncronos
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Não disponívelPresença
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Não disponívelDúvidas
Qualquer dúvida estamos aqui!!!
Para início de conversa
Carga Horária
4 horasNeste estudo, você terá a oportunidade de compreender como iniciar uma conversa com uma pessoa surda, sem mesmo saber Libras ainda. Além disso, você conhecerá alguns mitos sobre as línguas de sinais.
Olá, neste estudo você vai ficar por dentro de como iniciar uma conversa com uma pessoa surda, mesmo que você não saiba Libras ainda. Para isso, você tem, a seguir, uma videoaula que explica algumas situações. Você também poderá ler um texto didático sobre o assunto, disponibilizado na sequência.
E após essa leitura, há uma atividade para realizar.
Bons estudos!Videoaula
Nesta videoaula, você conhecerá dicas de como conversar com pessoas surdas mesmo sem saber Libras.
TEXTO DIDÁTICO
Leia o texto a seguir:
A língua de sinais no Brasil
Carga Horária
4 horasNeste estudo, você terá a oportunidade de conhecer um pouco da história da Língua de Sinais no Brasil.
Neste estudo, você conhecerá o contexto histórico e social das pessoas surdas que usam a Libras. Também vai poder se aprofundar com a leitura do texto didático e reconhecer os desafios e as possibilidades para a inclusão das pessoas surdas partindo de uma reflexão sobre cultura, língua e sociedade, atualmente, por meio das indicações de leitura nos materiais complementares. Bons estudos!
Videoaula
Assista à videoaula que explica como a língua de sinais surgiu no Brasil:
A seguir, o vídeo da TV INES:
TEXTO DIDÁTICO
A seguir, faça a leitura do texto didático que traz informações importantes sobre a história da língua de sinais no Brasil.
Atividade
A seguir, realize a atividade proposta, pois nela você vai exercitar o seu conhecimento sobre a língua de sinais no Brasil:
MATERIAIS COMPLEMENTARES
Se quiser aprofundar no assunto, leia os artigos que se encontram no livro "educação de surdos em debate" linkado abaixo.
Sugerimos:
- "Educação de Surdos em debate: Língua de sinais brasileira na trajetória do povo e comunidade surda", de Ana Regina Campello (na página 93);
- "Cultura e educação bilíngue no pulsar das Identidades surdas contemporâneas", de Gladis Perlin (na página 223).
Além disso, você pode conhecer o Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue, de Fernando Capovilla e Walkiria Raphael.
Alfabeto e números
Carga Horária
4 horasNeste estudo, você terá a oportunidade de conhecer o alfabeto manual em Libras e os tipos de numeração na língua de sinais.
Neste estudo, você terá contato com as configurações de mãos que representam o alfabeto manual e os números, por meio da videoaula e do texto didático. Aproveite o material complementar e a atividade para aprofundar seu conhecimento. Bons estudos!
Videoaula
Na Libras, existe um grupo de configurações de mãos e algumas dessas configurações representam as letras que pertencem à escrita da língua oral, conheça no vídeo a seguir as configurações de mãos que representam essas letras e também os números.
TEXTO DIDÁTICO
Leia o texto didático a seguir:
Atividade
Realize a atividade a seguir, nela você vai exercitar algumas configurações de mãos de um modo bem divertido:
Estudo 3 - Atividade
Aspectos linguísticos
Carga Horária
4 horasNeste estudo, você terá a oportunidade de conhecer alguns aspectos linguísticos de línguas de sinais. Além disso, vai poder exercitar configurações de mãos.
Você verá brevemente alguns aspectos linguísticos da língua de sinais, os cinco parâmetros fonológicos: configuração de mão, ponto de articulação, movimento da mão, orientação da mão e expressões não-manuais. Para isso, você irá contar com o apoio de uma videoaula, um texto didático e atividades. Bons estudos!
Videoaula
Assista à videoaula a seguir:
TEXTO DIDÁTICO
No texto a seguir você vai conhecer os parâmetros fonológicos da Libras, tais como, configuração de mão, ponto de articulação, movimento da mão, orientação da mão e expressões não-manuais.
Atividade
Pratique os cinco parâmetros da língua de sinais na atividade a seguir:
MATERIAIS COMPLEMENTARES
Que tal complementar os estudos praticando mais atividades?
Atividade complementar 1
Atividade complementar 2Quer ampliar o seu vocabulário? Assista ao vídeo a seguir:
Pronomes e saudações
Carga Horária
6 horasNeste estudo, você terá a oportunidade de praticar cumprimentos e pronomes em Libras, por meio de exercícios de apresentação e diálogos.
Você já aprendeu a se comunicar com os surdos usando o alfabeto manual, sabe que a primeira interação com os surdos precisa do contato visual, você também já sabe como chamá-los. Agora é o momento de dizer "oi! Tudo bem?" "Bom dia!" "Boa tarde!" Neste estudo você terá acesso a uma videoaula, um texto didático, uma sequência de atividades e materiais complementares para ampliar seus estudos. Vamos lá?
Videoaula
Assista às videoaulas a seguir, a primeira sobre cumprimentos, a segunda sobre pronomes:
TEXTO DIDÁTICO
O texto a seguir apresenta alguns sinais de cumprimentos, pronomes e advérbios em Libras, acompanhe!Atividade
A seguir uma proposta de atividade para você testar o seu conhecimento:
Tipos de verbos
Carga Horária
6 horasNeste estudo, você terá a oportunidade de conhecer alguns verbos mais utilizados.
Neste estudo você vai conhecer alguns verbos simples e outros com concordâncias. Você tem acesso a uma videoaula que vai agregar muito aos seus estudos, bem como o texto didático para reforçar. Aproveite o material complementar e as atividades!
Videoaula
Assista a videoaula a seguir e pratique os sinais!
TEXTO DIDÁTICO
O texto didático a seguir apresenta brevemente alguns exemplos.Atividade
Chegou o momento de testar seu conhecimento, pratique a atividade a seguir e aproveite!
Adjetivos
Carga Horária
6 horasNeste estudo você terá a oportunidade de aprender as diferentes formas de adjetivar em libras. Acompanhe!
Você sabia que os adjetivos em Libras podem ser sinalizados de duas formas diferentes? Por sinais prontos ou de forma mais detalhada. Veja como isso acontece: acesse a videoaula. Lembre-se de verificar o material complementar e as atividades, eles são importantes para o seu aprendizado.
Um adjetivo é uma palavra, sinal no caso das línguas de sinais, que caracteriza um substantivo, conferindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado. Na língua portuguesa os adjetivos variam em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural), conforme o substantivo que caracterizam, porém, na Libras essa variação não ocorre, estão na forma neutra, não havendo, portanto, nem marca para gênero (masculino e feminino), nem para número (singular e plural).
Videoaula
Na frase o adjetivo geralmente vem após o substantivo que qualifica, veja os exemplos na videoaula!
Atividade
MATERIAIS COMPLEMENTARES
Amplie seus estudos com os vídeos a seguir:A vida em Libras - Gramática I (TV INES)
Frases
Carga Horária
6 horasNeste estudo você terá a oportunidade de conhecer os diferentes tipos de frases em Libras, Bons estudos!
Neste estudo você vai conhecer como funcionam as frases. Para isso, acesse a videoaula e o texto didático para reforçar. Lembre-se de acessar o material complementar e as atividades, eles são peças chaves para o seu aprendizado.
Em Libras, para produzirmos uma frase nas formas afirmativa, interrogativa, exclamativa, imperativa ou negativa é necessário estarmos atentos às expressões faciais e corporais a serem realizadas, simultaneamente, às mesmas.
• Nas frases do tipo Afirmativa: a expressão facial pode ser neutra ou com movimento afirmativo da cabeça.
• Nas frases do tipo Interrogativa: as sobrancelhas ficam franzidas e um ligeiro movimento da cabeça, inclinando-se para cima.
• Nas frases do tipo Exclamativa: a expressão facial é dinâmica, as sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo.
• Nas frases do tipo Imperativa: Sobrancelhas franzidas, movimento firme da cabeça para baixo.Já nas frases do tipo Negativa: a negação pode ser feita através de quatro processos:
a) com o movimento negativo da cabeça junto com a realização do sinal;
b) com a mudança da orientação do sinal (comparado à forma afirmativa do sinal);
c) com o sinal que incorpora negação, ou seja, o sinal na forma negativa e;
d) com o sinal de NÃO acompanhando o verbo.
Atenção: Às vezes, em Libras, podem ocorrer frases negativas junto com o sinal de nenhum/nada.Videoaula
Assista a videoaula com os exemplos em Libras e não deixe de praticar.Atividade
Realize a atividade a seguir e teste o seu aprendizado praticando algumas frases:
Videoaulas e Materiais
Videoaulas
Estudo 1: Para início de conversa
https://youtu.be/7RKBV9SNBQ8
Estudo 2: A língua de sinais no Brasil
https://youtu.be/byx50bl7HBY
Estudo 3: Alfabeto manual e os números
https://youtu.be/K7VYkNIzm0Q
Estudo 4: Introdução aos aspectos linguísticos da língua de sinais
https://youtu.be/iO5Rb633V0M
Estudo 5: Cumprimentos e pronomes em Libras
https://youtu.be/4Yt__0_VMxQ
https://youtu.be/CTh5xHmu3vA
Estudo 6: Tipos de verbos
https://youtu.be/4fhd864K7mc
Estudo 7: Adjetivos em Libras
https://youtu.be/F4m3EV5eMVY
Estudo 8: Frases em Libras
https://youtu.be/Y37hXVCF7bEMateriais
Atividades
Atividade Estudo 1
"Para início de conversa"Atividade Estudo 2
A língua de sinais no BrasilAtividade Estudo 3
Alfabeto ManualAtividade Estudo 4
Introdução aos aspectos linguísticos da língua de sinais: os cinco parâmetrosAtividade Estudo 5
Cumprimentos e Pronomes em LibrasAtividade Estudo 6
Tipos de Verbos em LibrasAtividade Estudo 7
Adjetivos em LibrasAtividade Estudo 8
Tipos de Frases em LibrasEquipe
Professora conteudista
Simone Gonçalves de Lima da SilvaDesigners educacionais
Marcelo Augusto de Freitas Farias
Verônica Ribas CúrcioRevisores
Denise de Mesquita Correa
Caroline Reis Vieira SantosCoordenador do Programa no Câmpus Palhoça
Saulo Zulmar VieiraCoordenadores do Eixo Tecnológico Desenvolvimento Educacional e Social
Caroline Reis Vieira Santos
Roberto Dutra VargasCoordenadora Geral PQ-ANP
Maria da Glória Silva e Silva