Desenvolvimento Educacional e Social
Comunicação Acadêmica
Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Comunicação Acadêmica do Eixo Tecnológico Desenvolvimento Educacional e Social! Neste AVEA, você encontrará assuntos relacionados ao conhecimento dos principais tipos e gêneros textuais utilizados na área acadêmica, com destaque para o resumo, a resenha e o fichamento, além de aprofundar conhecimentos sobre a interpretação de textos.
Para iniciar, leia o Plano de Estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.
Plano de Estudos
Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária Estudo 1: Leitura e Produção Textual - Os gêneros e tipos textuais
-
Texto Didático: “Os gêneros e tipos textuais”
-
Atividade: Exercícios sobre os gêneros e tipos textuais
6 h Estudo 2: Leitura e Produção Textual - O que é interpretação?
- Apresentação: Interpretação de Textos
- Atividade: Exercício sobre interpretação de textos
1 h Estudo 3: Leitura e Produção Textual Acadêmica - O Resumo 4 h Estudo 4: Leitura e Produção Textual Acadêmica - A Resenha 4 h Estudo 5: Leitura e Produção Textual Acadêmica - O Fichamento 4 h Estudo 6: Liberação da linguagem e do pensamento: a arte de escrever -
Texto didático: "Liberação da linguagem e do pensamento: a arte de escrever"
- Atividades: Liberação da linguagem e do pensamento
3 h -
Encontros Síncronos
Presença
Gêneros e tipos textuais
Carga Horária
6 horasEste estudo tem como objetivo conhecer os diferentes gêneros e tipos textuais da comunicação acadêmica e suas características, bem como compreender a diferença entre gênero e tipo textual.
Neste estudo, inicialmente, você deve ler o texto didático. Em seguida, realize a atividade proposta e, se possível, acesse o material complementar.
TEXTO DIDÁTICO
No texto abaixo, você vai aprender sobre os diferentes gêneros e tipos textuais na comunicação acadêmica. Boa leitura!
Atividade
Após a leitura do material, acesse a atividade, a fim de colocar seus conhecimentos em prática.
Interpretação
Carga Horária
1 horaO objetivo deste estudo é apresentar estratégias de leitura e interpretação textual. Ao final do estudo, você será capaz de interpretar textos de forma mais eficiente.
Neste estudo, você deve realizar a visualização e a leitura da apresentação sobre interpretação de textos. Bom estudo!
Apresentação
O material a seguir apresenta uma revisão de Leitura e Estratégias de Leitura e introduz o conceito de Interpretação textual.
Atividade
Após o estudo dos materiais disponibilizados, propomos que você coloque em prática o que aprendeu sobre interpretação. Acesse as orientações da atividade e bom trabalho!
Resumo
Carga Horária
4 horasO objetivo deste estudo é conhecer características do gênero textual resumo, identificando diferentes tipos deste texto acadêmico.
Assista à videoaula sobre o gênero textual resumo e faça o estudo do texto didático. Você encontra neste estudo também o material complementar e uma atividade de aprendizagem. Realizando essas atividades, você vai conhecer as características deste gênero textual e dicas para produzir bons resumos.
Videoaula
Na videoaula a seguir, você vai conhecer o que é, e quais são as características de um gênero textual bem comum nas atividades acadêmicas: o resumo.
TEXTO DIDÁTICO
No texto a seguir, você vai conhecer os principais tipos de resumos acadêmicos.
MATERIAL COMPLEMENTAR
Deixamos aqui a sugestão do vídeo “Dicas para fazer bons resumos” do canal do Youtube do “Brasil Escola” em que o professor Guga Valente fala um pouco mais desse gênero discursivo.
Atividade
Após o estudos dos materiais disponibilizados, propomos que você pratique a produção de resumo. Acesse as orientações da atividade, e bom trabalho!
Resenha
Carga Horária
4 horasO objetivo deste estudo é compreender o que é e como elaborar uma resenha, diferenciando os vários formatos de elaboração deste texto.
A resenha é um gênero textual semelhante ao resumo, mas que inclui elementos de percepção pessoal. Para conhecer mais sobre este gênero, assista à videoaula, leia o texto disponibilizado e pratique realizando a atividade proposta.
Videoaula
Nesta videoaula, você vai conhecer as características e os tipos de resenha.
TEXTO DIDÁTICO
Acesse e leia o texto didático a seguir para conhecer as características e os tipos de resenhas.
MATERIAL COMPLEMENTAR
Deixamos aqui a sugestão dos vídeos "Resenha" e “Resumo x Resenha” do canal do Youtube do “Brasil Escola” em que o professor Guga Valente fala um pouco mais desse gênero discursivo.
Atividade
Fichamento
Carga Horária
4 horasO objetivo deste estudo é conhecer o gênero textual de fichamento, suas características e como este deve ser elaborado.
O fichamento é um gênero textual que organiza o texto em tópicos, ou como o nome diz, em fichas. Para conhecer melhor este gênero textual, acesso o texto e vídeo complementar disponibilizados, e coloque o que aprendeu em prática realizando a atividade.
TEXTO DIDÁTICO
Leia o material a seguir para conhecer o gênero textual do fichamento.
MATERIAL COMPLEMENTAR
O vídeo a seguir apresenta informações importantes para você ampliar conhecimentos acerca do fichamento.
Atividade
Técnicas de produção textual
Carga Horária
3 horasO objetivo deste estudo é conhecer algumas técnicas para ajudar na produção de textos escritos.
TEXTO DIDÁTICO
Leia no material a seguir algumas dicas para melhorar sua produção textual
Atividade
Videoaulas e Materiais
Estudo 1 - Gêneros e tipos textuais
Estudo 2 - Interpretação
Estudo 3 - Resumo
Estudo 4 - Resenha
Estudo 5 - Fichamento
Estudo 6 - Liberação da linguagem e do pensamento: A arte de escrever
Atividades
Estudo 1 - Gêneros e tipos textuais
Estudo 2 - Interpretação
Estudo 3 - Resumo
Estudo 4 - Resenha
Estudo 5 - Fichamento
Estudo 6 - Técnicas de produção textual
Equipe
PROFESSORES CONTEUDISTAS
Caroline Reis Vieira Santos
Ricardo Campos
Kleber Ferreira da Silva
Thalita Maria Lucindo Aureliano
Sheilar Nardon da Silva Camargo.......
......
DESIGNERS EDUCACIONAIS
Elaiz Buffon
Franciele Zarpelon Corrêa
Marcelo Augusto de Freitas Farias
Juliana Moraes
Juliane Colling
.......
REVISORAS
Denise de Mesquita Correa
Caroline Reis Vieira Santos
.......
COORDENADOR DO PROGRAMA NO CÂMPUS PALHOÇA
Saulo Zulmar Vieira
.......
COORDENADORES DO EIXO TECNOLÓGICO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL
Caroline Reis Vieira Santos
Roberto Dutra Vargas
.......
COORDENADORA GERAL DO PQ-ANP
Maria da Glória Silva e Silva