Eixo Tecnológico - Recursos Naturais
Atmosfera Controlada e Pós Colheita
Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Armazenamento em Atmosfera Controlada do Eixo Tecnológico Recursos Naturais . Neste AVEA, você encontrará conteúdo sobre a técnica de armazenamento em atmosfera controlada.
Para iniciar, leia o Plano de Estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.
Plano de Estudos
Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária Estudo 1: Conceitos, efeitos no frutos, estrutura necessária
- Videoaula: Introdução, efeitos e estrutura necessária para o sistema
- Apresentação: Slides da videoaula
- Atividade: Atividade sobre a atmosfera controlada
- Complementar: Reportagem Uso da atmosfera controlada é recente no Brasil.
2h Estudo 2: Instalação da Atmosfera Controlada - Videoaula: Instalação da atmosfera na câmara
- Apresentação: Slides da videoaula
- Atividade: Atividade sobre a instalação da atmosfera controlada
- Complementar: Capítulo de livro Controle e modificação da atmosfera.
2h Estudo 3: Manejo dos gases, vantagens e desvantagens - Videoaula: Manejo dos gases, vantagens e desvantagens da atmosfera controlada
- Apresentação: Slides da videoaula
- Atividade: Atividade sobre manejo dos gases, vantagens e desvantagens
- Complementar: Artigo Armazenamento em Atmosfera Controlada.
2h Estudo 4: Atmosfera controlada dinâmica (ACD) - Videoaula: Atmosfera controlada dinâmica
- Apresentação: Slides da videoaula
- Atividade: Atividade sobre a atmosfera controlada dinâmica
- Complementar: Vídeo Armazenamento AC Dinâmica ACR na empresa Van Ossenbruggen Paises Baixos.
2h Estudo 5: Classificação e Embalagem - Videoaula: Videoaula sobre classificação e embalagens
- Apresentação: Slides da videoaula
- Atividade: Atividade sobre classificação e embalagem
- Complementar: Normas de Classificação Vegetais
Estudo 6: Perdas em Pós-colheita - Videoaula: Videoaula sobre patologias e distúrbios fisiológicos
- Apresentação: Slides da videoaula sobre patologias e distúrbios fisiológicos
- Atividade: Atividade sobre perdas em pós-colheita
- Complementar: Artigo Patologias pós-colheita; Artigo Distúrbios fisiológicos.
Encontros Síncronos
Presença
Conceitos e estrutura
Carga Horária
2 horasO objetivo deste estudo é conhecer a atmosfera controlada, compreender os efeitos no fruto e a estrutura necessária para este tipo de armazenamento
O armazenamento de frutas é essencial para regular a oferta ao mercado e reduzir perdas por excesso de maturação e outros danos. Para isso aprender sobre a atmosfera controlada, nas videoaulas abaixo você iniciará conhecendo os efeitos no fruto e a estrutura necessária.
TEXTO DIDÁTICO
Videoaula
Apresentação
MATERIAL COMPLEMENTAR
Atividade
Instalação
Carga Horária
2 horasO objetivo é compreender como deve ser feita a instalação da atmosfera controlada.
Para utilizar a atmosfera controlada, deve-se eliminar o oxigênio de câmara e mantê-lo em níveis baixos. Nas videoaulas abaixo você aprenderá como fazer a instalação da atmosfera controlada.
Videoaula
Apresentação
MATERIAL COMPLEMENTAR
Atividade
Manejo dos gases
Carga Horária
2 horasO objetivo é compreender o manejo dos gases durante o armazenamento em atmosfera controlada (AC), as formas de AC, como se deve fazer a abertura da câmara, bem como conhecer as vantagens e desvantagens.
A manutenção dos gases O2 e CO2 é crucial no armazenamento em AC, independente da forma de AC. Para a tomada de decisão em usar ou não esse armazenamento deve-se conhecer as vantagens e desvantagens do seu uso.
Videoaula
Apresentação
MATERIAL COMPLEMENTAR
Atividade
AC Dinâmica
Carga Horária
2 horasO objetivo é conhecer e compreender o usa da atmosfera controlada dinâmica.
Nos últimos anos surgiram inovações tecnológicas no armazenamento em atmosfera controlada, uma dela é a chamada atmosfera controlada dinâmica, onde o nível de O2 é variável ao longo do período de armazenamento conforme a resposta da fruta.
TEXTO DIDÁTICO
Videoaula
Apresentação
MATERIAL COMPLEMENTAR
Atividade
Classificação e embalagem
Carga Horária
1 horaO objetivo é conhecer e compreender o processo de classificação de frutas, aplicadas aos principais tipos de frutas comuns em nossa região.
O processo de classificação das frutas, bem como sua embalagem para armazenamento e transporte são aspectos importantes a serem considerados na colheita. Leia e assista os materiais disponíveis para conhecer mais sobre estes aspectos.
TEXTO DIDÁTICO
Videoaula
MATERIAL COMPLEMENTAR
Atividade
Perdas em Pós-colheita
Carga Horária
1 horaO objetivo é conhecer as principais causas de perdas em pós-colheita de frutas, identificando fatores que podem evitar estas perdas.
O processo de classificação das frutas, bem como sua embalagem para armazenamento e transporte são aspectos importantes a serem considerados na colheita. Leia e assista os materiais disponíveis para conhecer mais sobre estes aspectos.
TEXTO DIDÁTICO
Videoaula
MATERIAL COMPLEMENTAR
Atividade
Videoaulas e Materiais
Estudo 1 - Conceitos e estrutura
Estudo 2 - Instalação
Estudo 3 - Manejo dos gases
Estudo 4 - AC Dinâmica
Estudo 5 - Classificação e embalgaem
Estudo 6 - Perdas em pós-colheita
Atividades
Estudo 1 - Conceitos e estrutura
Estudo 2 - Instalação
Estudo 3 - Manejo dos gases
Estudo 4 - AC Dinâmica
Estudo 5 - Classificação e embalgaem
Estudo 6 - Perdas em pós-colheita
Equipe
PROFESSOR
Rogerio de Oliveira Anese
E-mail: rogerio.anese@ifsc.edu.br
.
COORDENADOR DO EIXO
Rogerio de Oliveira Anese
E-mail: rogerio.anese@ifsc.edu.br
.
DESIGNERS EDUCACIONAIS
Jaison Muniz
E-mail: jaison.muniz@ifsc.edu.br
Juliane Colling
E-mail: juliane.colling@bolsista.ifsc.edu.br